C

omo se preparar para uma rotina que muda a cada novo plantão? Ter em mãos materiais a serem usados sempre que surgirem as mais variadas dúvidas. Mesmo com a tecnologia atual, existem alguns livros indispensáveis para essa função. Em um ambiente onde o tempo utilizado para realizar diagnósticos e iniciar o tratamento pode significar vida ou morte, ter essas fontes de conhecimento à disposição é ainda mais importante.

Plantão médico

Praticamente todo profissional passa um tempo como plantonista. Esse período é indispensável para ganhar experiência e melhorar as habilidades médicas, principalmente de raciocínio rápido e controle sobre estresse. Como a maior parte desses profissionais ocupam a função quando recém-graduados, é essencial a utilização de livros para consulta.

Leia também: Plantões médicos

Livros de medicina

Confira quais os principais títulos que devem acompanhar todo plantonista.

Blackbook de Clínica Médica

Um dos mais tradicionais livros do gênero, o título ficou famoso por sua completa posologia de medicamentos utilizados no atendimento de urgência e emergência. Mesmo com os aplicativos que realizam muito bem essa função, seu conteúdo sucinto e com grande abrangência entre os temas gerais da clínica médica faz dele um livro indispensável para ter no plantão médico.

Pediatria – Blackbook Pediatria

Ainda na série Blackbook, esse título traz condutas e diagnósticos dos principais temas de urgência e emergência pediátrica. Quase uma unanimidade entre os pediatras, o conteúdo ainda contém uma seção com a posologia dos medicamentos e a dose pediátrica indicada. Mesmo em aplicativos de bulário, é difícil encontrar uma fonte tão completa nesse sentido.

Guia de Bolso do Plantão Médico

Mesmo sendo compacto, ele possui um conteúdo bastante completo sobre todas as subespecialidades clínicas. O tamanho é um grande atrativo do Guia, que literalmente cabe no bolso do jaleco, podendo ser sacado rapidamente em caso de dúvida.

Ortopedia – Manual de Fraturas

Com informações resumidas e de fácil acesso, esse livro é essencial para residentes de Ortopedia. Seu conteúdo traz de forma bem simplificada a classificação e tratamento de diferentes tipos de fratura.

Emergências Clínicas – Abordagem Prática

Último livro da nossa lista, esse título é essencial tanto para o internato quanto para a residência médica. Publicado pela HC-FMUSP e em sua nova edição, o Emergências Clínicas possui um conteúdo baseado em evidências, que é constantemente atualizado. O material pode ser utilizado tanto para uma consulta rápida durante o plantão quanto para revisão de um tema, o que faz dele ainda mais importante.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
25/10/17
na categoria
Notícias Médicas

Mais sobre 

Notícias Médicas

ver tudo