A

Radiologia e Diagnóstico por Imagem é uma especialidade médica que está no ranking das 10 áreas com o maior número de especialistas no mercado de trabalho brasileiro, com mais de 16.899 títulos — cerca de 3,4% do total (Demografia Médica no Brasil, 2023).

Esse alto número de profissionais reflete o avanço tecnológico constante da área, assim como o aumento da interface com as demais especialidades médicas e da importância dos exames de imagem para diagnóstico e estadiamento de doenças.

Então, se você tem perfil investigativo e considera atuar em uma especialidade de conhecimento amplo, a Radiologia e Diagnóstico por Imagem pode ser um caminho muito interessante. Nesse artigo, vamos te contar pontos importantes sobre a Residência Médica, o mercado de trabalho da área e muito mais. Vamos lá?

Leia também: 5 fatos que você precisa saber sobre a Residência Médica

O que faz um radiologista?

Radiologista é o médico que investiga e diagnostica doenças e condições patológicas através de exames de imagem como, por exemplo, raio-X, ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética. Sua atuação é muito importante no cotidiano clínico e cirúrgico e pode ser aplicada em todas as áreas da Medicina.  

De maneira geral, a rotina desses profissionais é baseada em realizar os exames de imagem (atentando-se aos detalhes da região anatômica e às peculiaridades de cada técnica radiológica) analisar os exames, emitir laudos e orientar quanto à realização dos procedimentos, desde os mais simples até os mais complexos.

O perfil do profissional

Pode ser que esse profissional nem sempre tenha um relacionamento próximo com seus pacientes, mas com certeza o terá com sua equipe de trabalho. Portanto, é preciso ser versátil e interagir bem com colegas de outras especialidades.

Além disso, é imprescindível que quem deseja seguir na área seja detalhista e saiba bastante sobre Anatomia Geral e Fisiologia, justamente porque poderá realizar e analisar exames voltados para todos os sistemas do corpo humano.

Outro ponto importante, é que o profissional se mantenha sempre atualizado, afinal, ele lidará com equipamentos tecnológicos e com técnicas diagnósticas que tendem a evoluir constantemente.

As áreas de atuação da Radiologia

A Radiologia é uma especialidade que despontou significativamente nos últimos anos e, para acompanhar essa avalanche de novidades, foi se ramificando cada vez mais em diferentes áreas de atuação. Dentre as principais delas, podemos citar:

  • Radiologia Convencional;

  • Radiologia Vascular e Intervencionista;

  • Radiologia Pediátrica;

  • Mamografia;

  • Neurorradiologia;

  • Ultrassonografia;

  • Medicina Nuclear;

  • Tomografia Computadorizada;

  • Ressonância Magnética;

  • Doppler Esplâncnico Vascular;

  • Densitometria Óssea.

A Residência Médica em Radiologia

A Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, quando realizada em instituição credenciada pela CNRM/MEC e atendendo à carga horária de 60 horas semanais, garante o título de especialista ao final do programa. Sua duração mínima é de 3 anos e é de acesso direto, ou seja, não tem pré-requisito.  

As Instituições têm aumentado os números de vagas em seus processos seletivos para Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem com o passar do tempo. No ENARE 2023, por exemplo, a especialidade ficou em 9º lugar quanto às vagas oferecidas — foram 54 no total.

O programa

De maneira geral, o programa de Residência Médica é baseado em treinamento em serviço, com atividades teóricas e, principalmente, práticas. Ao longo dos 3 anos, o residente é preparado para atuar em todas as modalidades de imagens médicas e respectivas técnicas intervencionistas minimamente invasivas para diagnósticos e terapias. A formação é gradual, com o residente tendo contato com técnicas mais complexas conforme passa pelos anos do programa.

Segundo a Resolução CNRM nº 6, de 7 de dezembro de 2020, os objetivos específicos do programa são:

As melhores instituições de Radiologia

Uma das importantes funções do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) é planejar, supervisionar e regulamentar o ensino da especialidade. Nesse sentido, é avaliado o desempenho dos residentes de cada programa de Residência Médica — desde que tenham se submetido às provas anuais de avaliação nos últimos 3 anos.  

O CBR classifica as instituições em quatro grupos: A, B, C e D, em ordem decrescente de média de desempenho. Atualmente, no grupo A, participam 53 instituições, sendo algumas delas:

Quer ver a lista completa dos grupos? Clique aqui.

O mercado de trabalho

Segundo dados da Demografia Médica no Brasil (2023), a Radiologia e Diagnóstico por Imagem está entre as especialidades médicas que, pelo menos, dobraram em número de especialistas nos últimos 10 anos. Em 2012, eram 7.925 profissionais; em 2022, 16.899.

Em relação aos radiologistas, apesar do aumento progressivo das mulheres na Medicina, os homens ainda são a maioria. Cerca de 60,6% são homens e 39,4% mulheres.

Quanto à distribuição desses profissionais ao longo do território brasileiro, há um desequilíbrio entre as regiões do país, destacando-se a Sudeste:

Dia a dia do radiologista

A Radiologia e Diagnóstico por Imagem é uma das especialidades mais escolhidas pelos médicos. Isso porque a carga horária costuma ser mais flexível, mesmo que a entrada no mercado de trabalho envolva plantões ou sobreavisos, a tendência é que o profissional reduza ou ajuste esses trabalhos conforme se estabelece na profissão, o que proporciona uma melhor qualidade de vida.

Em pesquisa publicada na Demografia Médica do Brasil, de 2023, os radiologistas, assim como médicos em funções administrativas e escolares, foram os que tiveram o maior efeito protetor para a infecção na pandemia da COVID-19. O que não significa que tiveram um volume menor de trabalho, muito pelo contrário, esses profissionais tiveram uma grande participação no diagnóstico e acompanhamento, especialmente nos quadros graves da doença.

De maneira geral, a rotina do profissional envolve a orientação para exames e emissão de laudos. Ele pode trabalhar em hospitais e ambulatórios públicos e privados – até mesmo tendo seu próprio negócio ou sendo sócio de algum consultório. Outra forma interessante de atuação desses médicos é a telemedicina, que também teve importância expressiva na pandemia.

Quanto ganha um profissional de Radiologia?

Seguindo pesquisas do site Salario.com.br, um radiologista ganha, em média, R$ 6.826,92 no Brasil para uma jornada de trabalho de 25 horas semanais. O valor foi obtido pelos dados de admissões e desligamentos das empresas entre janeiro e dezembro de 2022.  

É importante ressaltar que há variações de acordo com o local de trabalho e a carga horária. O teto salarial, por exemplo, foi de R$ 16.478,10 para a profissão.

Quer entrar na Residência Médica?

Com a maior procura pela Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, aumenta também a relação candidato-vaga nos processos seletivos. Nesse sentido, é fundamental que você se prepare com quem é especialista em aprovação.

A Medcel tem cursos preparatórios com metodologia assertiva, mentorias personalizadas, conteúdo sempre atualizado e dicas valiosas dos melhores professores. Entre no nosso site e teste a plataforma por 7 dias grátis! CLIQUE AQUI e comece sua jornada com a gente.

Quer receber todos os nossos artigos em primeira mão? Cadastre-se na newsletter.

Leia também:

Pós-Graduação e Residência Médica: o que escolher?

Medicina Intensiva: saiba tudo sobre essa especialidade

Residência Médica em Medicina Esportiva: você já conhece?

Otorrinolaringologia: Residência Médica, mercado de trabalho e rotina da especialidade

REFERÊNCIAS

CBR.
Disponível em: https://cbr.org.br/wp-content/uploads/2023/01/Classificacao-Servicos-RDDI-e-US_2022.pdf

Demografia Médica Brasileira – Censo 2023.  
Disponível em: https://amb.org.br/wp-content/uploads/2023/02/DemografiaMedica2023_8fev-1.pdf  

Programa básico de Residência Médica e ou curso de aperfeiçoamento para formação em Radiologia e Diagnóstico por Imagem.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6535-radiologia-sesu-rm&Itemid=30192  

RESOLUÇÃO CNRM Nº 6, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2020.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=168001-resol-n-6-radiologia-e-diagnostico-por-imagem&category_slug=2020&Itemid=30192

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
10/2/23
na categoria
Especialidades médicas

Mais sobre 

Especialidades médicas

ver tudo