A nota de corte do Exame de Habilidades Clínicas, comumente conhecido como prova prática, do Revalida 2023/2, o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Emitidos por Instituições de Educação Estrangeiras, saltou quase 13 pontos em comparação com o Revalida 2023/1. A nota de corte passou de 60,722 para 73,359 na edição mais recente.

Os candidatos que atingirem a pontuação mínima exigida nesta fase avançam para a seleção da instituição de ensino superior encarregada de validar seus diplomas em medicina.

Entre as últimas seis edições do certame, essa é a primeira vez que a nota de corte da prova prática ultrapassa a casa dos 70 pontos. No comparativo entre os exames 2022/2 e 2023/1, houve queda de mais de 5 pontos, passando de 66.025 para 60.733.

As inscrições para a segunda etapa do Revalida 2023/2 se encerraram no dia 20 de outubro. O edital, publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Diário Oficial da União (DOU), informa que as provas estão agendadas nos dias 2 e 3 de dezembro.

Como é definida a nota de corte do Revalida?

Os 17 membros previamente designados para a Comissão de Avaliação de Itens (CAI) no processo de validação de diplomas em medicina pelo INEP avaliam as notas médias de cada item da edição. Após essa avaliação inicial, se houver uma notável discrepância nas notas dadas pelos membros da CAI para um determinado item, esse item será reexaminado, chegando-se à estimativa final por meio de discussão.

Uma vez que a estimativa final é determinada, calcula-se a média de cada estação e com base nisso, é estabelecida a pontuação mínima necessária para que um participante seja considerado apto, resultando na definição da nota de corte.

Cronograma da segunda etapa do Revalida INEP 2023.2

A seguir, elencamos as principais datas relacionadas à segunda etapa do Edital divulgado pelo INEP:‍

Como é a prova do Revalida INEP?

A segunda fase do Revalida 2023/2 compreende o Exame de Habilidades Clínicas, uma prova prática que adota o mesmo formato das edições anteriores. A avaliação ocorrerá nos dias 2 e 3 de dezembro, com cada dia dividido em dois períodos: o primeiro terá a abertura dos portões às 11h e o início às 12h, enquanto o segundo terá a abertura às 15h e o início às 16h (horário de Brasília).

Os candidatos devem se preparar levando um jaleco para a avaliação, que consistirá em 10 estações distribuídas ao longo dos dois dias de aplicação. Em cada estação, os participantes realizarão tarefas específicas relacionadas às cinco principais áreas da medicina:

1. Clínica Médica

2. Cirurgia Geral

3. Pediatria

4. Ginecologia e Obstetrícia

5. Medicina da Família e Comunidade - Saúde Coletiva.

A avaliação das habilidades clínicas no Revalida 2023/2 seguirá um processo dividido em duas etapas, uma delas é a Supervisão Presencial, enquanto a outra será a Avaliação.

Supervisão Presencial

Essa fase ocorrerá nos dias de aplicação da prova de habilidades clínicas e será conduzida de forma presencial por um chefe de estação designado em cada estação. Esses chefes de estação, devidamente qualificados, garantirão as condições necessárias para a realização eficiente da avaliação.

Avaliação

A avaliação será realizada por médicos avaliadores com base nas filmagens registradas durante os dois dias de aplicação da prova de habilidades clínicas. Esses médicos avaliadores terão acesso às filmagens e conduzirão a avaliação com base em critérios de desempenho estabelecidos em um sistema eletrônico de avaliação.

O desempenho dos participantes será avaliado com base em uma escala que inclui as categorias de inadequado, adequado ou, quando aplicável, parcialmente adequado.  

Segundo o edital, essa escala é definida de forma a não permitir pontuações intermediárias ou fora dos valores predefinidos estabelecidos pelos critérios de avaliação.

Em cada estação, os participantes terão um limite de tempo de até 10 (dez) minutos para completar as tarefas requeridas. Eles seguirão as instruções fornecidas no material de aplicação disponível na estação, bem como as orientações do chefe de estação.

Além disso, os participantes receberão informações relevantes dos pacientes simulados, de acordo com as particularidades de cada caso clínico.

A nota de corte de aprovação para a segunda etapa do Revalida 2023/1 foi de 93,635 de 150 pontos.

Quais os requisitos para prestar a prova?

Para participar do programa de revalidação, é necessário ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil e ter diploma reconhecido pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente do país de origem do certificado, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros.

Ainda dá tempo conquistar seu CRM com a Medcel!

Os cursos da Medcel oferecem um material completo e de qualidade, com diversos formatos para otimizar o seu tempo de estudo, fazendo com que entenda de verdade o conteúdo para ser aprovado na prova prática do Revalida, e ainda conta com uma equipe especializada para te orientar.  

Sempre é tempo de ir atrás de seus objetivos! Portanto, acesse já o nosso site e saiba mais sobre o nosso curso para a prova prática do Revalida. Com o período de acesso expandido, temos certeza de que você encontrará o melhor suporte para vencer mais esta etapa!

Leia também: A saúde mental no processo de revalidação médica

Referências:

DOU – Diário Oficial da União. EDITAL Nº 73, DE 28 DE SETEMBRO DE 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/revalida/inscricoes-da-2a-etapa-do-revalida-2023-2-comecam-em-16-10. Acesso em: 2 out. 2023

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
25/10/23
na categoria
Revalida

Mais sobre 

Revalida

ver tudo