Atualizado em 07/06/2023.

Foi publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An√≠sio Teixeira (INEP) via Di√°rio Oficial da Uni√£o (DOU), na ter√ßa-feira (06/06), o edital para a realiza√ß√£o da primeira etapa do Revalida 2023.2. Sabemos que esta prova √© extremamente importante, e, por isso, separamos as principais informa√ß√Ķes para que voc√™ n√£o perca nenhum detalhe.‚Äć

Como é a prova do Revalida INEP?

O processo seletivo do Revalida INEP √© dividido em duas etapas, sendo a primeira composta por uma prova te√≥rica (quest√Ķes objetivas e discursivas) e a segunda, pela prova pr√°tica.

√Č importante destacar que, ap√≥s a aprova√ß√£o nas duas etapas, o processo de apostilamento da revalida√ß√£o do diploma fica a cargo das universidades p√ļblicas que aderirem ao programa de revalida√ß√£o.

Prova teórica INEP 2023.2

‚ÄćA prova te√≥rica, segundo o edital, √© composta por 100 quest√Ķes de m√ļltipla escolha, e 5 (cinco) quest√Ķes discursivas. Para realiza√ß√£o das 105 quest√Ķes, este ano, o candidato ter√° 5 horas no primeiro turno, das 8h √†s 13h, e 4 horas no segundo turno, das 15h30 √†s 19h30, de acordo com o hor√°rio de Bras√≠lia-DF.

Serão abordados os assuntos das cinco grandes áreas da Medicina (Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina da Família), com o objetivo de garantir que os profissionais formados no exterior possuam o conhecimento equivalente ao exigido nas diretrizes curriculares brasileiras.

Quais os requisitos para prestar a prova?

Para participar do programa de revalida√ß√£o, √© necess√°rio ser brasileiro ou estrangeiro em situa√ß√£o legal no Brasil, e ter diploma reconhecido pelo Minist√©rio da Educa√ß√£o ou √≥rg√£o equivalente do pa√≠s de origem do certificado, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Conven√ß√£o sobre a Elimina√ß√£o da Exig√™ncia de Legaliza√ß√£o de Documentos P√ļblicos Estrangeiros.

Cronograma do Revalida INEP 2023.2

A seguir, elencamos as principais datas relacionadas √† primeira etapa do‚ÄĮEdital divulgado pelo INEP:‚Äć

Inscri√ß√Ķes INEP 2023.2

O período de inscrição vai de 21 a 27 de junho de 2023 por meio do site http://revalida.inep.gov.br/revalida/inscricao. A taxa, de R$410,00, pode ser paga até o dia 30 de junho.  

An√°lise de diploma

O envio do diploma tamb√©m dever√° ser realizado entre os dias 21 a 27 de junho pelo mesmo endere√ßo eletr√īnico: http://revalida.inep.gov.br/revalida/. ¬†

O resultado da análise será divulgado no dia 30 de junho, podendo ser interposto recurso no período de 30 de junho a 04 de julho de 2023.  

Realização da prova INEP 2023.2

A prova da primeira etapa será realizada no dia 06 de agosto de 2023, das 8h às 13h (primeiro turno) e 15h30 às 19h30 (segundo turno) horário de Brasília. Neste dia o candidato realizará duas provas, sendo uma objetiva e uma discursiva.

Manh√£

Abertura dos port√Ķes - 7 h ¬†
Fechamento dos port√Ķes - 7h45
Início da prova - 8h
Término da prova - 15h30

Tarde

Abertura dos port√Ķes - 14h30 ¬†
Fechamento dos port√Ķes - 15h15
Início da prova - 15h30
Término da prova - 19h30

‚Äć
*ATENÇÃO: a prova será realizada em mais capitais que a edição anterior, sendo nove no total: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Portanto, se programe para realizar a prova em alguma dessas cidades.

Resultado final da primeira etapa INEP 2023.2

O gabarito preliminar será divulgado no dia 9 de agosto, podendo ser interposto recurso no período de 09 a 14 de agosto de 2023.

No dia 8 de setembro, sairá o resultado e gabarito definitivo da prova objetiva, bem como o resultado provisório da prova discursiva. Diante do resultado, poderá ser interposto recurso sobre a prova discursiva entre os dias 08 e 14 de setembro de 2023.

No dia 02 de outubro de 2023, será divulgado o resultado final da primeira etapa. Ainda não há divulgação de data para a segunda etapa, que terá um edital exclusivo sobre o processo seletivo.  

Baixe agora: Guia Estatístico com os principais temas mais cobrados na prova do Revalida.

Ainda d√° tempo conquistar seu CRM com a Medcel!

Os cursos da Medcel oferecem um material completo e de qualidade, com diversos formatos para otimizar o seu tempo de estudo, fazendo com que entenda de verdade o conte√ļdo para ser aprovado no Revalida, e ainda conta com uma equipe especializada para te orientar. ¬†

Sempre √© tempo de ir atr√°s de seus objetivos! Portanto,‚ÄĮacesse j√° o nosso site e saiba mais sobre o nosso curso Intensivo Revalida.‚ÄĮCom o per√≠odo de acesso expandido, temos certeza de que voc√™ encontrar√° o melhor suporte para vencer mais esta etapa!

Leia tamb√©m:‚ÄĮA sa√ļde mental no processo de revalida√ß√£o m√©dica

Quer receber conte√ļdos exclusivos sobre Resid√™ncia M√©dica? Inscreva-se e boa prepara√ß√£o!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
7/6/23
na categoria
Revalida

Mais sobre 

Revalida

ver tudo