C

hegou o momento tão aguardado para quem se formou em Medicina no exterior e sonha em voltar ao Brasil para trabalhar. Foi publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) o edital para a realização do Revalida 2022/1, e as inscrições começam ainda neste mês.

Sabemos que esta prova é extremamente importante, e, por isso, separamos as principais informações para que você não perca nenhum detalhe.

Baixe agora: 11 temas que tem tudo para cair na prova do Revalida.

Como é a prova do Revalida?

O Revalida é dividido em duas etapas, sendo a primeira etapa composta por uma prova teórica, e a segunda etapa pela prova prática.

Abordando as cinco grandes áreas da Medicina (Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina da Família), o objetivo da prova é garantir que esses profissionais formados no exterior possuam o conhecimento equivalente ao exigido nas diretrizes curriculares nacionais.

É importante destacar que, após a aprovação nas duas etapas, o processo de apostilamento da revalidação do diploma fica a cargo das universidades públicas que aderirem ao programa de revalidação.

Quais os requisitos para prestar a prova?

Para participar do programa de revalidação, é necessário ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil, e ter diploma reconhecido pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente do país de origem do certificado.

Cronograma do Revalida INEP

Abaixo elencamos as principais datas relacionadas à primeira etapa do Edital divulgado pelo INEP:

Inscrições

De acordo com o edital, as inscrições devem ser realizadas pela página do Revalida no site do INEP. O período de inscrição vai de 17 a 21 de janeiro de 2022, e a taxa de inscrição no valor de R$410,00, pode ser paga até o dia 26 de janeiro.

Análise de diploma

O envio do diploma deverá ser realizado entre os dias 17 e 21 de janeiro também pelo site do INEP.

O resultado da análise será divulgado no dia 28 de janeiro, podendo ser interposto recurso no período de 31 de janeiro a 04 de fevereiro.

Realização da prova

A prova da primeira etapa será realizada no dia 06 de março, e abordará os temas das cinco principais grandes áreas de conhecimento da Medicina.

E atenção, a prova será realizada em oito capitais: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP), portanto, se programe para realizar a prova em uma dessas cidades.

Neste dia o candidato realizará duas provas, sendo uma objetiva e uma discursiva.

Resultado final da primeira etapa

O gabarito preliminar será divulgado no dia 9 de março, podendo ser interposto recurso no período de 09 a 14 de março.

No dia 11 de abril, sairá o resultado e gabarito definitivo da prova objetiva, bem como o resultado provisório da prova discursiva. Diante do resultado, poderá ser interposto recurso sobre a prova discursiva nos dias 14 e 15 de março.

No dia 06 de maio será divulgado o resultado final da primeira etapa. Ainda não há divulgação de data para a segunda etapa.

Leia também: A saúde mental no processo de revalidação médica

Ainda dá tempo de se estudar e ser aprovado

Ainda dá tempo de alcançar a tão sonhada revalidação do seu diploma.

Os cursos da Medcel oferecem um material completo e de qualidade, com diversos formatos para otimizar o seu tempo de estudo, e ainda conta com uma equipe especializada para te orientar.

Sempre é tempo de ir atrás de seus objetivos! Portanto, acesse já o nosso site e saiba mais sobre o nosso curso Intensivo Revalida. Com o período de acesso expandido, temos certeza de que você encontrará o melhor suporte para vencer mais esta etapa!

Postado em
24/1/22
na categoria
Revalida

Mais sobre 

Revalida

ver tudo