Revisão para a prova: 5 dicas importantes para seguir

Revisão para a prova: 5 dicas importantes para seguir

Chega um momento da nossa rotina de estudos que não sabemos muito para onde ir. Ficamos perdidos, ansiosos, sem saber direito o que precisamos estudar para nos sairmos bem na prova de Residência Médica ou Revalida. A revisão de matéria serve também para isso: além de relembrar o que já foi estudado, esse momento pode te mostrar algum tópico que você possa ter pulado, ou até que você achava que sabia, mas, na verdade, ainda precisa entender melhor. Vamos às dicas, então?  Leia também: Dicas de estudo para mandar bem na prova 

1. Não tente revisar tudo em um único dia

Não tente estudar tudo em um único dia, principalmente se esse dia for a véspera da prova. De qualquer forma, é interessante começar a revisão com bastante antecedência, porque sua revisão pode durar uma semana ou um mês – tudo depende de como foi a sua rotina de estudos até aqui. Então, respire fundo e se organize!  

2. Organize seus horários por tema

Nem sempre conseguimos garantir que vamos estudar em algum horário específico. A dica, aqui, é tentar, minimamente, programar o que será estudado durante a semana, já montando seu cronograma a partir dos temas que você quer revisitar. Tente deixar menos temas na primeira semana para entender o seu ritmo de revisão. Caso você consiga ir mais rápido, pode puxar temas das outras semanas. 

3. Durante a revisão para a prova, foque naquilo que realmente é cobrado

Você, enquanto médico, não deixará de estudar nunca. Sempre precisará se atualizar e revisitar alguns conteúdos. Mas, agora, é hora de focar no que realmente cai nas provas. Não sabe como fazer isso? Vou te dar uma grande dica, então, dentro da dica: neste link aqui você consegue fazer download de 8 e-books com os 11 temas que mais caem na prova de cada especialidade a seguir: Infectologia, Pediatria, Nefrologia, Saúde Coletiva, Psiquiatria, Ginecologia e Obstetrícia, Urologia e Pneumologia. Uma mão na roda para você conseguir montar seu cronograma.  

4. Use e abuse das suas anotações

Se você acompanha a Medcel, com certeza já viu algumas de nossas dicas de como tirar melhor proveito dos seus estudos. Agora é a hora de você usar esse material (tem vários disponíveis em nosso Instagram, inclusive). Nem sempre será necessário você voltar para o livro didático para ver algum assunto. Use as anotações e só veja o material específico caso surja alguma dúvida.  Leia também: Como fazer anotações e resumos para as provas 

 5. Faça um curso intensivo e potencialize a revisão para a prova

Que tal fazer um curso intensivo para potencializar os seus estudos nessa reta final para as provas de Residência médica e Revalidação? Clique aqui e sabia mais sobre o conteúdo programático e metodologia do curso intensivo da Medcel.  Bons estudos!


Conteúdos exclusivos

Tudo sobre a prova prática do Revalida

Tudo sobre a prova prática do Revalida

Faça o login para baixarBaixar

Você sabe a resposta dessa questão?

Alternativa incorreta...

Quer saber a resposta?

Faça seu login ou cadastre-se e continue a treinar seu conhecimento

Faça o seu cadastro

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos Medcel

Ver política de privacidade
Coach de Aprovação

Mais vistos