Fundada na década de 1940, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) é uma das instituições mais renomadas do país. Centrada no cuidado e prevenção das doenças cardíacas, a entidade atua com empenho e determinação para reduzir os impactos dos problemas cardiovasculares.
Tendo isso em vista, vamos contar um pouco da história da Sociedade Brasileira de Cardiologia e explicar como foi a sua evolução ao longo dos anos. Ainda, saiba a importância dessa instituição e conheça os critérios exigidos para o especialista tornar-se membro da SBC. Acompanhe.
A Sociedade de Cardiologia do Brasil (SBC)
Entre os valores e missão da SBC, destacam-se o compromisso quanto ao cuidado com o coração dos brasileiros. A entidade estimula estudos e pesquisas sobre a prevenção e controle de doenças comuns e mais complexas.
Entre elas, incluem-se a arritmia cardíaca, a hipertensão e as alterações fisiológicas que cursam com os diversos tipos de tamponamento cardíaco. O foco dos profissionais filiados à SBC é promover a redução dos efeitos dessas enfermidades sobre a saúde da população.
O estímulo à educação continuada e a iniciativas para a prevenção e o tratamento de doenças do coração são parte integrante da rotina dos especialistas dessa área.
A SBC é composta por profissionais de saúde e pesquisadores de vários níveis de formação. A meta é estimular o desenvolvimento e o compartilhamento de conhecimentos para melhorar a saúde da coletividade.
Funções e responsabilidades da SBC
De modo geral, a SBC é uma instituição que exerce diferentes papéis por meio de seus representantes. Veja quais são!
Fomento à pesquisa científica
No Brasil e na América Latina, a Sociedade Brasileira de Cardiologia está sempre envolvida com pesquisas científicas na área cardiovascular. Os gestores e membros participam de estudos clínicos e epidemiológicos, cujo foco é ampliar a compreensão dos diagnósticos e os tratamentos das doenças cardíacas.
Para facilitar o acesso aos materiais, a SBC divulga seus eventos científicos na revista “Arquivos Brasileiros de Cardiologia”. Disponível na forma impressa e digital, essa revista é focada nas recentes inovações da Cardiologia.
Incentivo à educação continuada
Com a finalidade de manter os seus membros atualizados sobre as novidades e tendências da Cardiologia, a SBC estimula a promoção constante de educação continuada. Esse incentivo não se restringe apenas aos cardiologistas, mas é extensivo a outros profissionais de saúde que demonstraram interesse nos cursos de atualização.
Assim, a instituição possibilita o acesso a seminários, workshops e congressos médicos, a fim de que os profissionais se mantenham atualizados. O objetivo é estimular a participação dos membros nas discussões sobre as mais recentes descobertas científicas em quadros mais complexos, como a parada cardiorrespiratória.
Promoção de ações educativas
Outra forma efetiva de contribuir para a prevenção das doenças cardiovasculares de grande expressividade é por meio de campanhas educativas. O foco é divulgar informações de forma clara e objetiva, que possam alertar a população sobre os fatores de riscos para as doenças cardíacas.
Suporte à comunidade médica
Vale destacar, ainda, que os médicos filiados à SBC contam com um suporte contínuo em todas as esferas de atuação. Por meio de orientação em práticas clínicas e discussão de tópicos relevantes, a entidade está sempre aberta à integração do conhecimento médico em Cardiologia e áreas correlatas.


A importância das novas diretrizes
Em primeiro lugar, vale frisar que as diretrizes médicas visam maior reflexão sobre a importância do esforço colaborativo na saúde. Dessa forma, especialistas e pesquisadores se dedicam à elaboração de normas e condutas clínicas baseadas nas mais recentes evidências científicas.
Nesse processo, a meta é estabelecer diretrizes que sejam transparentes e adequadas a condutas que promovam a saúde coletiva.
Destacamos, com adaptações, um fragmento de um artigo publicado pela SBC sobre a evolução das diretrizes ao longo da história da Cardiologia. Veja a relevância dos documentos elaborados com vistas à prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas cardiovasculares que mais afetam a população:
As diretrizes médicas desempenham um papel fundamental na orientação dos profissionais de saúde e na promoção de padrões de cuidados eficazes e seguros. Descritas há décadas, elas sistematizam a melhor ciência disponível em recomendações práticas.
A Cardiologia foi pioneira nesse sentido, com a American Heart Association e o American College of Cardiology criando juntos, em 1980, uma força-tarefa essencial. O objetivo foi a elaboração de um documento, com orientações baseadas em evidências, sobre o diagnóstico e tratamento de diversas condições cardiovasculares.
Outro documento marcante foi a diretriz para o tratamento da hipertensão arterial. O material foi publicado oficialmente pelo Joint National Committee, dos Estados Unidos, em 1977.
Como ser membro da SBC
Vale lembrar que a prova de Residência Médica e o título de especialista em Cardiologia são coordenados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. A obtenção desses títulos junto à Comissão de Residência Médica (COREME) proporciona amplas oportunidades de projeção da carreira em Medicina.
Segundo consta no site da SBC, o médico que pretende se tornar um membro da instituição precisa atender a alguns critérios específicos. Saiba quais são:
Conheça os pré-requisitos
Antes de tudo, o ideal é conferir os pré-requisitos exigidos pela SBC. Verifique se você atende as exigências, conforme a sua formação médica ou especialização. Para ser membro, a SBC aceita cadastro de médicos com especialização em Cardiologia e de acadêmicos de Medicina que tenham interesse na área.
Anexe a documentação à plataforma
Aqui, basta preencher o formulário e anexar os documentos na plataforma, de acordo com a sua categoria: cardiologista, residente ou estudante de graduação. Conforme a classe do interessado, a SBC pode exigir o envio de documentos comprobatórios, tais como diplomas ou comprovantes de matrícula.
Envie o comprovante da taxa de associação
Por fim, o futuro membro da SBC deve enviar o comprovante do pagamento da taxa de associação anual, conforme disponível no site. Esse valor é variável, de acordo com a formação, sendo utilizado para a manutenção das atividades da entidade.
Como você percebeu, a Sociedade Brasileira de Cardiologia é uma instituição que zela pelo compromisso com a saúde da sociedade. Fazer parte dessa entidade amplia as possibilidades de crescimento e de qualificação profissional.
Gostou deste artigo? Assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos exclusivos em seu e-mail!