D

ia 10 de setembro é o dia mundial de prevenção ao suicídio. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, são cerca de 800 mil mortes por suicídio por ano, o que é equivalente a cerca de 1 morte a cada 40 segundos.

O suicídio é a segunda principal causa de morte de jovens na faixa etária de 15 a 24 anos de idade – a primeira ainda é acidentes ferroviários.

Novos números mostram uma pequena diminuição entre os anos de 2016 para 2019, mas na América Latina o número aumentou em cerca de 6%. Um dos motivos para este aumento seria o fácil acesso às armas de fogo.

Leia também: Setembro amarelo

Depressão

A principal causa é a depressão: cerca de 90% dos casos de suicídio têm relação direta com a depressão. Hoje, a doença atinge cerca de 4,4% da população mundial: mas o número salta para 17% quando a doença é compreendida na prevalência de depressão no mundo ao longo da vida.

Comparando com outras doenças clínicas, é uma prevalência maior que a diabetes, que atinge de 7% a 8% da população mundial. No Brasil, a doença atinge 12 milhões de pessoas.

Depressão em números

Prevenção

O Ministério da Saúde do Brasil diz que é necessário ficar atento aos sinais de alerta, como o aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou manifestações verbais durante pelo menos duas semanas.

Existem profissionais que podem ajudar no diagnóstico e no cuidado da depressão, que já ajudaria na prevenção do suicídio, já que muitos não chegam a ser diagnosticados e, por isso, é necessário ficar atento aos sinais de quem está ao seu lado.

Leia também: Dia do Psiquiatra: uma homenagem àquele que cura a alma.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
13/9/19
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo