Surgiu mais uma oportunidade para os médicos que estão em busca de uma carreira promissora: a chance de fazer a prova de título para atuar em Medicina Intensiva: a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) liberou o edital do Título de Especialista em Medicina Intensiva (TEMI) 2025.
Por meio desse exame, é possível a obtenção do título de especialista em Unidade Medicina Intensiva. A seleção acontece em convênio da AMIB, em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB). Para a obtenção do título, os candidatos deverão ser aprovados nos exames teóricos e práticos.
Quer saber mais sobre o certame? Aproveite a leitura e conte com o suporte da MEDCEL!
Como funciona a inscrição?
Segundo o Edital TEMI 2025, a inscrição no Exame de suficiência para obtenção do Título de Especialista em Medicina Intensiva (TEMI) — Área Adulto implica o conhecimento e a ciência de todos os critérios exigidos pela AMIB, a organizadora do certame.
Assim como ocorre em todos os anos, a inscrição será realizada exclusivamente por intermédio do Portal da AMIB (www.amib.org.br), até as 18 horas de 31 de julho de 2025. Para se inscrever, o candidato deverá acessar o menu “TITULAÇÃO”, preencher os dados, pagar a taxa de inscrição e anexar o comprovante.
Quantas etapas terá o Processo Seletivo?
Na edição de 2025, o processo seletivo será composto em duas etapas:
- prova teórica: será aplicada no dia 04 de novembro de 2025, às 10h da manhã, na cidade de Curitiba, no Paraná;
- prova prática: será realizada no dia 09 de novembro de 2025, das 08h da manhã, em Curitiba. O encerramento dos testes práticos será às 18h00.
O que é o TEMI e quais oportunidades ele oferece?
O TEMI é a prova da AMIB que oportuniza a atuação como médico intensivista. Um profissional dessa área atua como especialista em UTI em diferentes instituições. Essa especialidade médica se concentra no tratamento de doenças graves e que oferecem grande risco de morte.
Para ser bem-sucedido nessa carreira, o intensivista deve ter o domínio de quadros graves e que exigem tratamento adequado na UTI. Os mais comuns são:
- choque séptico;
- síndrome respiratória aguda;
- parada cardiorrespiratória;
- broncopneumonia;
- tromboembolismo pulmonar (TEP);
- trombose venosa profunda (TVP);
- embolia pulmonar e outras.
Diferentemente de especialidades médicas como a Cardiologia ou a Dermatologia, que têm demandas tipicamente ambulatoriais, na Medicina Intensiva o regime de trabalho é mais intenso. Os profissionais enfrentam escalas de longos plantões, diurnos e noturnos, em procedimentos emergenciais em defesa da vida.

.png)
Quem pode participar do TEMI 2025?
O Edital da AMIB publicou as exigências para o certame de 2025. Para se candidatar ao Título de Especialista em Medicina Intensiva, os candidatos devem ter registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), com cadastro ativo e atender a pelo menos uma das seguintes condições, conforme destacadas no Edital publicado pela AMIB:
Confira, na íntegra, o que o Edital TEMI 2025 propõe:
Candidatos com Treinamento Específico em Medicina Intensiva em Serviço Credenciado pela CNRM:
Apresentar o certificado de conclusão de residência médica (REMI) emitido pela CNRM.
Candidatos com Treinamento Específico em Centro Formador Credenciado pela AMIB (PEMI):
Apresentar o certificado de conclusão do Programa de Especialização em Medicina Intensiva, emitido e regularizado pela AMIB.
Candidatos no último semestre do REMI ou PEMI na data da prova:
Cada área tem suas especificidades, que devem ser cumpridas, segundo as normativas da AMIB.
Para REMI:
Apresentar declaração de Residência Médica em Medicina Intensiva emitida pelo Coordenador da Comissão de Residência Médica e pelo Coordenador do Programa de Residência, informando data de início e término do curso.
Para PEMI:
Apresentar declaração emitida pelo Coordenador do Centro Formador e pelo Diretor Médico da instituição, informando data de início e término do Programa.
Quanto aos candidatos que ainda não obtiveram treinamento específico em estágio de Medicina Intensiva, eles precisam apresentar comprovação de atuação na área por, no mínimo, seis anos. Também é necessário que esse tempo de serviço tenha uma jornada de trabalho mínima de 20 horas semanais.
Conforme consta no edital TEMI 2025, eles deverão apresentar:
Declaração de Tempo de Experiência (ANEXO IV), observando:
Preenchimento de todos os campos exigidos;
Assinatura de duas autoridades distintas: o diretor clínico ou administrativo e o(s) coordenador(es) da(s) respectiva(s) UTI(s);
Reconhecimento de firma em cartório ou assinatura digital padrão CADES (AD-RB);
Utilização exclusiva do formulário fornecido pela AMIB (outros formatos não serão aceitos);
Proibição de assinatura da própria declaração pelo candidato.
Médicos aprovados no Revalida podem participar do TEMI 2025?
Sim. Desde que cumpram as exigências do Edital, conforme a sua categoria de formação. Vale lembrar, no entanto, que os médicos que fizeram Medicina no Exterior e foram aprovados no Revalida concorrerão em caráter de igualdade com todos os candidatos.
Na seleção da AMIB também não haverá cotas para ações afirmativas. Ou seja, no TEMI 2025, não existe reserva de vagas de qualquer natureza.
No entanto, as lactantes poderão se retirar da sala para amamentação, desde que essa necessidade seja previamente comunicada durante a inscrição.
Como foi a edição anterior do TEMI?
Em 2024, as inscrições para a Prova de Título de Especialista em Medicina Intensiva também foram encerradas em 31 de julho. No ano passado, as provas teórica e prática também foram aplicadas nos dias 12/11 e 17/11.
Quanto aos conteúdos, a prova teórica foi elaborada em um modelo de questões simulando cenários típicos da Medicina Intensiva. As alternativas de respostas seguiam o padrão de prova objetiva, com apenas uma assertiva correta.
Na prova prática, a banca avaliou os candidatos quanto às habilidades clínicas, postura médica e competências necessárias para o exercício dessa especialidade. A avaliação foi baseada em casos clínicos e simulações realistas, características da dinâmica de UTI.
Como você notou, o TEMI 2025 é uma grande oportunidade para os médicos que almejam atuar na Unidade de Medicina Intensiva. Se você pretende se especializar nessa área, aproveite para conhecer os materiais da MEDCEL e se prepare, com sucesso, para o processo seletivo.
Está se preparando para o TEMI 2025? Inscreva-se na Newsletter da MEDCEL e fique por dentro das novidades sobre provas de título e Residência Médica!