F

altam menos de dois meses para a prova do Revalida INEP 2023, e muitas são as dúvidas dos candidatos quanto à preparação para o dia do exame.  

Mas, afinal, o que estudar neste período?  

É preciso fazer um levantamento dos temas mais incidentes para estudar o que mais importa e aumentar as suas chances de aprovação. E para te ajudar, separamos os assuntos mais recorrentes que podem ser cobrados nesta edição.  

Aproveite para ler também: Qual o melhor método de estudo para a prova do Revalida?

Top 10 temas do Revalida

Estude sobre os diversos tipos de Tuberculose e como ela se manifesta em crianças e adultos. Na prova do Revalida pode cair questões que abordam coinfecção com Tuberculose, e daí precisa ficar bem esperto quanto ao tratamento.

Esse assunto está entre os temas mais cobrados na prova do Revalida nos últimos anos. Vale lembrar que o tema HPV passou recentemente por uma atualização, em que a vacina também foi estendida para homens imunossuprimidos de até 45 anos.  

Muita atenção para Assistência ao pré-natal. Pode cair no Revalida condição física e histórico da paciente, idade gestacional, exame físico geral e específico, exames complementares e condutas preventivas.

Esse é um tema bem prevalente no Revalida. Reforce seus estudos em: Método Clínico Centrado na Pessoa, Abordagem familiar, Atenção domiciliar e Registro clínico orientado por problemas.

Saber as classificações de hipertensão arterial crônica e gestacional e em que momento e se diagnostica; diferenças entre pré-eclâmpsia (leve e grave), eclâmpsia, síndrome HEELP; sintomas, fatores de risco, exames laboratoriais, critérios diagnósticos, conduta em cada caso (principalmente os 10 passos no manejo da convulsão eclâmptica) e intervenções obstétricas em cada caso.

Fique atento na prova do Revalida sobre vacinas. Estude o calendário do Programa Nacional de Imunização e os tipos de vacinas virais (vírus vivo atenuado ou morto), bacterianas (vivas atenuadas, mortas, anatoxinas, polissacarídeos), intervalos e contraindicações à vacinação.

É certo que conduta em casos de crise de asma pode surgir na prova do Revalida este ano. Tratar comorbidades e indicar corticoide inalado é o mais recomendado.

Pode cair na prova do Revalida sobre APS e ESF: Atributos essenciais, Atributos derivados e Política Nacional de Atenção Básica — PNAB.   

Um dos pontos mais importantes da vigilância epidemiológica é a notificação de doenças e agravos de notificação compulsória – este é também um dos pontos que são mais cobrados em provas.

Baixe aqui: mapa mental completo sobre Vigilância em Saúde  

E, sobre Climatério, pode cair no Revalida: definições; sintomas; padrão menstrual e tratamentos.  

Se prepare com a Medcel

Com uma metodologia assertiva, você vai encontrar muito conteúdo e dicas baseadas nas estatísticas de incidência dos temas que mais caem nas provas. E, o melhor, ter ao seu lado professores especialistas das principais instituições médicas do País. 
Conheça o curso Reta Final Revalida!

Compartilhe este post com algum amigo e siga a gente nas redes sociais @MedcelRevalidaBrasil.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
25/1/23
na categoria
Revalida

Mais sobre 

Revalida

ver tudo