A

rotina do médico recém-formado, ou de um estudante de Medicina nos últimos períodos da graduação é apertada, e, muitas vezes, conciliar os plantões ou provas relacionadas ao término do curso com os estudos para o exame de Revalidação de Diploma, parece ser uma tarefa quase impossível.

Mas acredite, o que atrapalha, e muito, nesse momento é a forma com que a maioria dos estudantes se organiza ou a escolha errada do método de estudo.

Cada pessoa possui um perfil diferente, o que demanda também que os métodos e recursos utilizados nesse processo sejam personalizados para cada um. É por isso que, inclusive, a Medcel conta com um orientador de estudos disponível para seus alunos, a fim de garantir uma jornada desenhada de acordo com suas individualidades.

Como o Revalida é uma prova cuja matéria é muito extensa, é essencial que o estudo seja eficiente. Mas você deve estar se perguntando sobre como identificar o método ideal de aprendizagem para o seu perfil, certo? Ou quais os métodos de estudo mais eficazes?

A resposta a essas perguntas vamos te contar a seguir. Aproveite a leitura!

O que é um método de estudo?

Antes de tudo, precisamos compreender o que é um método de estudo e para que ele serve.

Os métodos de estudo nada mais são do que técnicas desenvolvidas para possibilitar uma melhora no aprendizado e a potencialização do estudo. 

Essas técnicas englobam estratégias de gestão de tempo, memorização, concentração, organização e foco, características que são essenciais para um tempo de estudo realmente efetivo e de qualidade.

Antes de pensar em qual metodologia escolher para a sua preparação para a prova do Revalida, é fundamental que você compreenda qual é o seu perfil enquanto estudante.

E como identificar o meu perfil de estudo?

Os perfis de estudo são baseados em teorias formuladas com base nas habilidades cognitivas. Dentre as teorias de aprendizagem, a que possui mais destaque é o método Vark, sobre a qual falaremos mais a seguir.

Método VARK

Essa metodologia foi desenvolvida pelo pesquisador Neil Fleming, e define que a aquisição de conhecimento ocorre por meio de 4 estilos de aprendizagem, que são:

  • Visual (visual): Quando o estudante aprende com mais facilidade por meio da visão, com as informações apresentadas de forma gráfica.
  • Auditory (auditiva): Aqui o estudante é considerado um memorizador de conversas. Retém com facilidade o que escuta e tem o pensamento estruturado por meio de palavras.
  • Read/Write (leitura/escrita): Esse estilo está relacionado com os estudantes que absorvem os conteúdos com mais facilidade por meio da leitura e escrita. 
  • Kinesthetic (sinestésica): Nesse grupo se encaixam os estudantes que precisam experimentar na prática o conteúdo que está sendo absorvido. É o tipo de aprendizagem que requer interação.

Para te ajudar ainda mais a entender qual o seu estilo, é possível identificar por meio de um questionário disponível no site da Vark! Basta acessar aqui.

Consciente sobre qual o seu estilo de aprendizagem, fica mais fácil escolher qual o melhor método a ser utilizado para que você tenha um plano de estudos assertivo e eficiente.

Sendo assim, separamos alguns métodos de estudo para que você possa escolher aquele que se enquadra melhor para o seu perfil, e melhorar a sua estratégia para a preparação para o exame de revalidação.

Leia também: O Novo Revalida: entenda as mudanças.

Os métodos de estudo

Existem diversos métodos de estudo e organização que podem ser aplicados para a rotina de um estudante, e, como já explicamos, para escolher o que melhor se enquadra ao seu perfil é importante levar em consideração o seu estilo de aprendizagem.

Para te dar uma mãozinha nessa hora, vamos mostrar algumas sugestões de métodos que acreditamos serem excelentes para quem está se preparando para um exame tão completo quanto o do Revalida. 

Técnica Pomodoro

Vamos começar por um dos métodos conhecidos: o Pomodoro.

Sabemos que uma boa gestão do tempo disponível é fundamental para que se tenha um estudo eficaz e produtivo, e essa técnica foi desenvolvida voltada exatamente para isso.

A técnica consiste em intercalar 25 minutos de concentração intensa, com 5 minutos de descanso. Desta forma, é possível alcançar um período de atenção plena ao que se está estudando e absorver melhor o conteúdo. A técnica Pomodoro tem bons resultados, inclusive, com pessoas que sofrem com déficit de atenção.

Para executar essa técnica é importante utilizar alarmes ou cronômetros para controlar o tempo de estudo/descanso.

Mapa mental

Os mapas mentais são excelentes para quem tem o perfil de aprendizagem visual.

Por meio de setas, imagens e cores, é possível traçar um diagrama com as informações principais de cada conteúdo, contribuindo para que o estudante consiga se lembrar rapidamente do assunto.

Um mapa mental é uma espécie de resumo desenhado, feito com poucas palavras e com o foco no visual, por meio de imagens, símbolos e cores.

Para você que está estudando para a prova do Revalida, a Medcel criou 9 mapas mentais sobre alguns dos temas que mais caem nas provas que você pode baixar!

Autoexplicação ou elaboração interrogativa

Esse método de estudo é excelente para quem necessita da fala ou interatividade para absorver os conteúdos.

Ensinar é certamente uma das melhores formas de se aprender algo, pois só se pode ensinar a outra pessoa aquilo que realmente se domina. Contudo, como nem sempre temos alguém disponível ou disposto para ensinarmos, a elaboração interrogativa é uma forma de fazer isso individualmente.

A técnica consiste em um processo de duvidar sobre o que se lê e escuta e refletir sobre o conteúdo. Ao se questionar sobre o que lhe é apresentado, o estudante questiona, responde e na sequência resume o que compreendeu sobre o tema, realizando a autoexplicação.

Leia também: 5 dicas de como estudar pra a prova do Revalida.

Método Robinson ou EPL2R

Esse método é voltado para os recursos de leitura, contribuindo para que a leitura seja realizada em estágios que favoreçam a absorção do conteúdo.

De acordo com essa técnica, os estágios de leitura devem ser: explorar, perguntar, ler, rememorar e repassar.

Mnemônico

Quem nunca ouviu falar do SNOOP? Ou do MIST? Esses são mnemônicos muito utilizados durante os plantões e são uma excelente ferramenta para memorizar conteúdos importantes.

O método consiste em criar frases, palavras, ou até mesmo músicas para associar as informações daquele conteúdo.

Método PBL

Trata-se de uma metodologia ativa, que coloca o estudante no centro do processo de aprendizagem.

O processo de absorção do conteúdo neste caso é por meio investigatório, partindo de um caso concreto em que os estudantes levantam hipóteses, discutem sobre o tema até chegar a um resultado final.

O Método PBL favorece bastante o estudo para a segunda fase do processo de revalidação, posto que oferece um excelente recurso de aprendizagem para a prova prática de habilidades.

Faça um cronograma

Nenhum método irá funcionar se você não conseguir se organizar dentro da sua rotina, seja ela como for.

A partir do momento em que você dimensionar a quantidade de horas disponíveis para estudar, considerando todas as tarefas que você tem que realizar em sua rotina, você conseguirá ter um tempo de estudo otimizado e de qualidade.

Inclusive, já demos várias dicas sobre como montar um cronograma de estudos.

Estude com quem entende

É importante destacar que de nada adianta você tentar se organizar, se não tiver acesso aos melhores conteúdos e professores da área.

A Medcel está preparada para te acompanhar nessa jornada rumo à revalidação do diploma, e conta com uma equipe especializada pronta para te ajudar - inclusive o orientador de estudos, que pode te auxiliar na escolha do melhor método de estudo conforme a matéria e o seu perfil.

São recursos modernos, professores especialistas formados nas melhores instituições do país e um conteúdo completo e atualizado para te levar à aprovação na prova do Revalida.

Estude com a Medcel. Nossos cursos são personalizados, e temos certeza que você encontrará o ideal para a sua rotina. E o melhor: você pode experimentar por 7 dias grátis!

Postado em
10/6/22
na categoria
Revalida

Mais sobre 

Revalida

ver tudo