U

ma das etapas mais importantes para quem concluiu o curso de medicina no exterior e busca autorização para exercer a profissão no Brasil por meio do processo de Revalidação do Diploma é ter bom desempenho na prova discursiva do Revalida Inep.  

Leia também: Revalida Inep e UFMT: como atuar como médico no Brasil

Nessa prova, que é realizada ainda na primeira fase e aplicada junto da prova de questões objetivas (em que se escolhe entre alternativas), o médico revalidando terá que dissertar sobre os assuntos apresentados a partir da avaliação de enunciados. Em geral, os temas estão relacionados às maiores “cadeiras médicas” (Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Medicina da Família e Comunitária/Saúde Pública) e o candidato precisa mostrar os conhecimentos nessas áreas apresentando soluções para os casos ou encaminhando os pacientes de maneira adequada de acordo com cada situação.

Neste ano, a prova da primeira fase ocorrerá no dia 6 de março, em oito capitais brasileiras: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP) e será composta por 100 questões objetivas e cinco discursivas, conforme o edital, divulgado em 6 de janeiro de 2022.

Como se preparar para a prova discursiva Revalida Inep

O primeiro passo é compreender que para ter êxito no exame é preciso dedicação. Além disso, vale saber que diferente da prova objetiva de múltipla escolha, que traz a resposta correta entre as opções apresentadas, a prova discursiva do Revalida Inep exigirá a habilidade do médico revalidando de expor as próprias ideias com coesão, coerência e lógica das informações apresentadas. Para isso, é válido se atentar às recomendações a seguir:

7 passos para se preparar para a prova discursiva

  1. Use simulados para se familiarizar com a linguagem – essa é uma recomendação importante, pois quanto mais habituado estiver com a linguagem e com o tipo de pergunta que é feita no exame, mais fácil será construir as respostas. Lembre-se de alunos Medcel têm acesso a simulados que elevam muito as chances de êxito na prova.

  2. Ao iniciar a prova discursiva, leia todas as questões antes de começar a responder – isso poderá ajudá-lo a iniciar por aquela com a qual tem mais familiaridade e, assim, administrar melhor o tempo que dedicará a cada uma das questões apresentadas.

  3. Esteja certo de que compreendeu bem o enunciado da questão – embora pareça um ponto óbvio, é importante estar certo de que entendeu o tema central, pois é isso que permitirá objetividade e assertividade na elaboração da resposta, principalmente, se não houver muito tempo para complementos.
  1. Use provas anteriores para treinar respostas discursivas – quanto mais bem treinado o médico revalidando estiver em expor ideias de maneira clara e concisa, maior será o aproveitamento da prova. Além de treinar, é importante verificar os gabaritos e assistir a vídeos de provas comentadas para comparar e melhorar seu desempenho.

  2. Se necessário, antes de começar a escrever, esquematize as suas ideias – organizar os pensamentos antes de construir a resposta definitiva pode evitar que algo importante fique de fora da resposta. Outra boa prática é observar se o seu esquema de ideias cobre tudo que foi questionado ou solicitado pelo enunciado. Para isso, caso ainda não conheça, visite os mapas mentais a que pode ter acesso em nosso perfil no Instagram.

  3. Esteja alerta ao tempo que dedicará para produzir cada resposta – o treino constante também favorece a boa gestão do tempo. Lembre-se de que escrever é um exercício e, por isso, assim como qualquer outro, quanto mais praticar melhor será a performance.

  4. Mantenha-se confiante enquanto constrói suas respostas – sentir-se confiante é um aspecto importante para evitar que você perca tempo com distrações, dúvidas ou outros aspectos psicológicos indesejáveis para o momento da prova.

Veja também: A importância de fazer um treinamento antes da prova prática


Conte com a ajuda da Medcel Revalida para se sair bem no exame

Conquistar o direito de exercer a profissão no país pode ser uma árdua tarefa para quem obteve o diploma fora do Brasil, principalmente por conta das peculiaridades do Sistema Único de Saúde (SUS). 

No entanto, pensando em colaborar com a atuação de novos médicos no país e com o sucesso da sua jornada, a equipe Medcel oferece o suporte que você, médico, precisa para obter a aprovação tão desejada. Nosso método envolve cronogramas personalizados, banco de questões com foco nas últimas provas, simulados e muito mais.

Tudo isso em um ambiente multiplataforma, que pode ser acessado de onde você, médico revalidando, estiver. Comece a estudar com a Medcel Revalida sem pagar nada.



Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
21/2/22
na categoria
Revalida

Mais sobre 

Revalida

ver tudo