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método PBL, que vem do termo em inglês Problem Based Learning, trata-se de uma metodologia ativa de ensino baseada em problemas que vem mudando a forma de estudar.

A sua aplicação tem sido cada vez mais presente nos cursos de Medicina e preparatórios da área de saúde, tornando-se uma nova referência de ensino na construção do currículo médico.

Esse é, inclusive, o método utilizado por nós aqui na Medcel!

Quer saber mais sobre o método PBL na Medicina? Continue acompanhando a leitura, pois trouxemos tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

O que é o PBL?

O método foi criado em 1969 no Canadá, na Universidade McMaster, mas somente nos anos 90 ele passou a ser aplicado aqui no Brasil.

Ele surgiu com base em estudos sobre o processo de aprendizagem dos adultos, e proporciona um ensino contextualizado.

Mas o que seria esse tipo de ensino? Ele é focado na mescla da teoria com a prática, ou seja, ele permite a aplicação na prática do conhecimento adquirido.

É uma metodologia vinculada diretamente com casos concretos, daí o fato de ser baseado em problemas. As problemáticas levantadas pelo professor, são o ponto de partida desse processo de aprendizagem.

Quais as vantagens desse método?

O método PBL é uma metodologia ativa, ou seja, faz parte das metodologias de ensino em que o aluno é colocado como protagonista do processo de aprendizagem, e que tem ganhado cada vez mais o espaço antes ocupado por metodologias de ensino tradicionais.

Nesse perfil, o professor é colocado em um papel de tutor, ou orientador do processo, e o aluno sai do papel de apenas receptor de conteúdos, para um papel de construtor do seu próprio conhecimento.

Por ser um método que fornece uma aproximação do conteúdo estudado com a prática, ele tem sido cada vez mais predominante na área da saúde.

A aplicação do PBL na Medicina, parte de um estudo de caso concreto, e os estudantes trocam conhecimentos e informações sobre um caso clínico, levantam hipóteses, debatem e a partir de um determinado assunto, se faz possível discutir uma gama extensa de conteúdos, com profundidade.

Esse tipo de dinâmica de aprendizagem favorece, inicialmente, a autonomia do estudante, posto que para chegar no momento da análise de caso com o seu grupo ele precisa ter se aprofundado no conteúdo de forma individual.

Além disso, como o estudo é aplicado a algo concreto, é promovido o aumento da compreensão dos temas. Para um adulto, é muito mais fácil assimilar os conteúdos quando se torna possível debater sobre eles ou aplicar na prática, e assim, por consequência, se sentem mais motivados.

Trazendo para o contexto médico, esse perfil de aprendizagem contribui bastante para as tomadas de decisões rápidas e, que muitas vezes, demandam um conhecimento multidisciplinar. Ainda, favorece o desenvolvimento da investigação científica

E se você ainda é estudante, e pretende, por exemplo, realizar a prova de Revalidação do seu diploma, ou de Residência Médica, investir em um preparatório com esse perfil de ensino também favorece no momento da realização do estudo, análise e avaliação dos casos clínicos.

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Se o estudante é o protagonista, onde entra o professor?

Aqui, nesse formato, o professor sai do papel tradicional de um transmissor de conhecimento, e entra em um papel de facilitador.

O professor não atua direcionando os alunos para as respostas corretas, ele oferece o suporte para que o aluno construa o seu próprio caminho até elas.

Ele funciona como um fornecedor da base e estrutura para que a dinâmica ocorra da forma mais proveitosa e profunda possível. Quanto mais conhecimento e técnico for o professor, maior será o desafio para o estudante, devido ao aumento da qualidade e complexidade dos temas que serão propostos.

Por isso, aqui na Medcel, por exemplo, todos os nossos professores são especialistas em suas áreas, e formados nas principais instituições de ensino nacionais e internacionais, e atuantes no mercado, o que garante a excelência na condução de nossas aulas e produção de conteúdo para os alunos.

Os 7 passos da aplicação do PBL (Problem Based Learning)

Mas para aplicação correta do método PBL na Medicina, não basta apenas que um tema seja levantado e que os alunos discutam sobre o mesmo. Existe uma preparação metodológica por trás e que é importante que os participantes compreendam.

Além disso, se a proposta coloca o aluno no papel de protagonista, para que ele consiga construir o seu conhecimento, ele precisa compreender também que é fundamental o seu comprometimento.

Se o estudante, neste formato de ensino, não se comprometer com o estudo aprofundado dos temas, ele não conseguirá contribuir, tampouco absorver com qualidade os assuntos que serão trabalhados e discutidos.

Sabemos que a rotina dos estudantes de Medicina, ou médicos recém-graduados não é fácil, e que isso pode impactar diretamente no comprometimento com os estudos, afinal, muitas vezes não há regularidade em seus horários, o cansaço é extremo e a lista de obrigações do dia é enorme.

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Pensando nisso, nossos alunos contam com o auxílio do nosso Orientador de Estudo. Por meio dele, com a ajuda de nossa equipe, você conseguirá montar um cronograma de estudos personalizado compatível com a sua realidade de vida, para que você consiga se organizar e ter momentos de estudo de qualidade.

E para que você consiga compreender melhor, elencamos os 7 passos a serem seguidos neste método após a apresentação do problema central, elaborado pelo professor, para o grupo.

Primeira etapa: Análise

1. Esclarecer os termos e expressões desconhecidas no problema apresentado

2. Definir o problema a ser discutido

3. Tentativa de solucionar o problema com o conhecimento prévio. Chuva de ideias.

4. Revisão dos dois primeiros passos, sistematizando com as hipóteses levantadas no passo 3.

5. Definição dos objetivos de aprendizagem.

Segunda etapa: Intervalo - Momento de estudo individual

6. Levantamento dos recursos de aprendizagem. Aprofundamento no tema e estudo individual.

Terceira etapa: Resolução

7. Momento de discussão e resolução do problema após o aprofundamento por parte dos alunos. Levantamento de troca de conhecimentos adquiridos no passo 6.

Seguir esses passos é fundamental para ocorra a motivação para a aprendizagem, a aquisição de novos conhecimento e a assimilação do conteúdo estudado.

O método PBL na Medicina

O estudo com base nesse método pode e muito favorecer não somente a sua prática, mas a sua preparação para provas importantes para a carreira médica.

Para ser um médico de sucesso, é importante que você consiga ter uma boa capacidade de análise, pensamento crítico e ágil durante um momento de emergência, e um conhecimento amplo.

E o método de ensino baseado em problemas favorece exatamente isso, que seja possível mesclar o ensino teórico já com a prática, para que as vivências estudantis sejam cada vez mais próximas da realidade que irão encontrar.

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25/3/22
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