Atualizado em 10/05/2023

Nos dias 24 e 25 de junho de 2023 acontece o exame da segunda etapa do Revalida Inep 2023.1, com a realização da prova prática ou de habilidades clínicas.

Para o médico que busca a revalidação de seu diploma, é fundamental que ele esteja muito bem-preparado para esta segunda etapa. Porém, sabemos que muitas vezes a rotina ou a dificuldade de disciplina nos estudos pode atrapalhar.

Além disso, é comum não saber exatamente o que estudar ou onde encontrar os melhores materiais que ofereçam devido suporte nesse momento.

Falta pouco mais de um mês para a prova prática, e pensando nisso, separamos algumas dicas importantes para te ajudar nesse momento de preparação.  

Leia também: O que não te contaram sobre a prova prática do Revalida Inep

Saiba lidar com a ansiedade pré-prova

A ansiedade vai te acompanhar por toda essa jornada. Tanto durante a sua preparação, quanto no dia do exame.

E é aí que entra a importância de você saber lidar com ela, afinal, não podemos deixar que ela te derrube, certo?

O maior fator motivador da ansiedade, quando falamos no contexto de provas e concursos, é o medo de errar. Parece clichê, mas errar é humano, e os erros vão sim acontecer. Então como fazer?

Aprenda a lidar com os erros.

Durante a preparação para a prova, os erros vão acontecer, e isso é bom, afinal, ali você terá tempo de rever o conteúdo e absorver aquilo que você ainda tinha dificuldade.

E se errar na hora do exame da segunda etapa do Revalida? Não há motivo para desespero. É fundamental que você se lembre que ao todo são 10 (dez) estações em que você será avaliado, ou seja, você ainda terá outras várias oportunidades de acertar e recuperar a sua nota.

E, claro, a melhor forma de evitar erros é treinar.

Treine para a prova prática do Revalida

E, falando em treinar, se a segunda etapa é realizada por meio de uma prova prática de análises clínicas, o treinamento prévio é fundamental.

No dia do exame você precisa estar preparado para realizar um atendimento completo, desde a recepção do paciente, anamnese, diagnóstico e até a solução do problema.

Como se trata de uma avaliação, não há espaço para tirar dúvidas com o examinador, e tudo conta, até mesmo a empatia para com o paciente.

Todos os procedimentos devem ser realizados da forma mais natural possível, do jeito que você faria em um cenário real.

Mas, para que isso aconteça, é necessário que você tenha confiança no que está executando. Observe os seguintes pontos:

Leia mais: Você sabe como funciona a prova prática do Revalida Inep?

Cuide do seu emocional

Alcançar a Revalidação do diploma é um sonho para a maioria dos médicos que fizeram as suas graduações fora do Brasil, e sabemos que isso poderá gerar um ciclo de ansiedade e medo de não dar conta.

A ansiedade sabota e faz com que você perca o foco naquilo que é o seu objetivo, e passe a se distrair com tudo o que te cerca. O medo, muitas vezes, vai te paralisar e você irá buscar refúgio em coisas que irão atrapalhar o seu ritmo de estudo.

A importância do controle emocional

A sensação de que sempre ficou algo para trás, de que algum conteúdo ainda não foi assimilado, de que poderíamos ter nos dedicado mais é comum quando estamos prestes a passar por um processo avaliativo, principalmente algo tão importante quanto a prova de revalidação do diploma.

Quando o futuro profissional depende do resultado que será obtido em um processo seletivo, o nervosismo vem com força e é muito difícil conseguir controlar todos os nossos sentimentos, e isso pode ser o fator preponderante para o nosso fracasso.

É pesado ler isso, né? Mas acontece que a maioria dos candidatos focam somente na parte teórica e prática do processo de preparação, mas se esquecem da importância que o nosso emocional tem sobre toda a nossa vida.

Saber lidar com as nossas expectativas, frustrações, medos e desafios e adaptá-los às diversas situações a que seremos expostos no dia a dia, é fundamental para que você alcance o sucesso na prova de revalidação.

A inteligência emocional

Ter esse conhecimento e domínio sobre o seu emocional é o que chamamos de inteligência emocional, conceito formulado pelo psicólogo, formado em Harvard, Daniel Goleman em 1986. 

O conceito de inteligência emocional, inclusive, é baseado em 5 pilares, e saber quais são é uma arma poderosa para que você, que está prestes a realizar a prova prática do Revalida, consiga preparar o seu emocional.

Mas afinal, quais são os pilares, e por que são tão importantes assim para a preparação nos dias que antecedem a prova?

Ainda de acordo com uma pesquisa realizada pelo Daniel Goleman, 13% das pessoas fracassam por falta de conhecimento técnico sobre os temas a que são apresentadas e 87% fracassam por falta de inteligência emocional.

Entende, portanto, o porquê de ser tão importante você cuidar da sua saúde mental e emocional para ir bem na prova de habilidades clínicas que se aproxima?

Sabemos também que, por mais que compreendamos a teoria sobre a importância de cuidar do fator emocional, colocar em prática nesses momentos é um longo desafio.

Portanto, preparamos a seguir algumas dicas fundamentais para que você possa se preparar e ir com muita tranquilidade para mais uma etapa do processo de revalidação.

Checklist para se preparar emocionalmente para a prova

Nesse momento, por mais que a sua cabeça insista em te levar a todo o momento para a pressão da prova do Revalida, bem como todas as consequências que estão envolvidas com o passar ou não no exame, é hora de focar nas pequenas coisas do agora.

Sim, são os pequenos detalhes que vão garantir tranquilidade e assertividade nessa reta final para a prova, veja só:

Organização

Leia o edital e confirme os dados da inscrição da prova.

Parece bobeira, e muitas pessoas não levam essa dica tão a sério e passam apuros no dia do exame.

Nada melhor do que conhecer as minúcias daquilo que vamos enfrentar, certo? Portanto, certifique-se de que você está realmente organizado para a realização da prova.

Confira com antecedência todos os itens que são obrigatórios para o dia, como por exemplo o jaleco e documentos pessoais. Além disso, é importante se certificar dos itens que podem te levar à eliminação caso infrinja alguma regra.

É fundamental também que você se programe em relação à sua logística no dia da prova. Confira o local e o horário do exame, distância e tempo que você levará para percorrer e chegue com antecedência no local.

Tenha uma ótima noite de sono

O sono é responsável por ajudar a sedimentar os nossos conhecimentos, e a preparar nosso corpo e mente para o dia que está por vir, mas sabemos que, com os nervos aflorados, dormir não é uma tarefa tão simples.

Por isso, algumas pequenas mudanças na rotina podem te ajudar com a higiene do sono e garantir uma noite reparadora nas vésperas da prova.

Desligue as telas, como TV ou celular, com pelo menos uma hora antes de dormir. Prepare um banho quente, e faça alguma leitura tranquila — não estamos falando de revisão de conteúdo, hein! — ou escute alguma música mais calma.

Ambientes silenciosos e com luz baixa também são excelentes para uma boa noite de sono.

Além disso, pratique exercícios de respiração, que inclusive são excelentes para controlar o nervosismo também durante a prova.

Todo esse processo ajuda o seu corpo a entender que está no momento de começar a relaxar.

Cuide da alimentação

Na véspera da prova, evite alimentos que não façam parte da sua alimentação cotidiana para não ter imprevistos.

Além disso, o ideal tanto para a véspera quanto para o dia da prova, é uma alimentação leve e bem equilibrada.

Evite o consumo de álcool!

Pegue leve nas revisões da véspera

É sempre importante aproveitar ao máximo os momentos livres para estudar, mas a véspera da prova pede cautela.

Aproveite esse tempo para rever o checklist da prova prática, ou algum tema que você identifique que tenha uma maior importância, mas não coloque muita pressão nesse momento.

Tudo o que você tinha que aprender ao longo da caminhada já foi visto, e se você não conseguir controlar seu emocional, o nervosismo fará com que você tenha lapsos de memória.

Tenha momentos de lazer!

Você teve uma árdua caminhada até a chegada da segunda etapa, portanto, aproveite a véspera para fazer coisas agradáveis, com pessoas que te geram a sensação de segurança.

O lazer, ao contrário do que muitos pensam, é fundamental nesse momento para controlar os sentimentos de medo que surgem nessa fase final, mas claro, sem excessos! Nesse momento tão importante da carreira, é importante saber equilibrar a dedicação aos estudos e o tempo para descansar e cuidar de si mesmo.

Prepare-se para a Prova Prática do Revalida INEP com a Medcel!

A Medcel oferece cursos que te ajudam durante toda a jornada em busca da revalidação do diploma no Brasil. Além do conteúdo dedicado à prova prática, oferecemos suporte ao longo de todo o processo. Isso inclui dicas de estudos e materiais complementares que ajudarão você em cada passo em busca da realização do seu sonho. Quer ser aprovado na segunda fase do Revalida Inep? Então, adquira o nosso curso de Treinamento para Prova Prática – TPP!

O conteúdo foi útil para você?  
Compartilhe com os seus amigos e leia mais dicas sobre o Revalida nas nossas redes sociais.  

REFERÊNCIAS

Shutterstock - Party people studio. Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/teamwork-medical-doctor-concept-nursing-assistant-2193161513. Acesso em: 10 mai. 2023.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
10/5/23
na categoria
Revalida

Mais sobre 

Revalida

ver tudo