N

os dias 25 e 26 de junho de 2022 ocorrerá o exame da segunda fase do Revalida Inep 2022 com a realização da prova prática, ou de análises clínicas.

Para que o médico, que busca a revalidação de seu diploma, alcance o sucesso nessa etapa, é fundamental que ele esteja preparado. Porém, sabemos que muitas vezes a rotina ou a dificuldade de ter uma disciplina de estudos pode atrapalhar.

Além disso, é comum não saber exatamente o que estudar, ou onde encontrar os melhores materiais para te oferecer o devido suporte nesse momento.

Falta pouco para a chegar a data da prova, e pensando nisso, separamos algumas dicas importantes para te ajudar nesse momento de preparação.

Cuide do seu emocional

Alcançar a Revalidação do diploma é um sonho para a maioria dos médicos que fizeram as suas graduações fora do Brasil, e sabemos que isso poderá gerar um ciclo de ansiedade e medo de não dar conta.

A ansiedade sabota, e faz com que você perca o foco naquilo que é o seu objetivo, e passe a se distrair com tudo o que te cerca. O medo, muitas vezes, vai te paralisar e você irá buscar refúgio em coisas que irão atrapalhar o seu ritmo de estudo.

Saiba lidar com a ansiedade pré-prova

A ansiedade vai te acompanhar por toda essa jornada. Tanto durante a sua preparação, quanto no dia do exame.

E é aí que entra a importância de você saber lidar com ela, afinal, não podemos deixar que ela te derrube, certo?

O maior fator motivador da ansiedade, quando falamos no contexto de provas e concursos, é o medo de errar. Parece clichê, mas errar é humano, e os erros vão sim acontecer. Então como fazer?

Aprenda a lidar com os erros.

Durante a preparação para a prova, os erros vão acontecer, e isso é bom, afinal, ali você terá tempo de rever o conteúdo e absorver aquilo que você ainda tinha dificuldade.

E se errar na hora do exame da segunda etapa do Revalida? Não há motivo para desespero. É fundamental que você se lembre que ao todo são 10 estações em que você será avaliado, ou seja, você ainda terá outras várias oportunidades de acertar e recuperar a sua nota.

Uma dica de ouro para te ajudar a enfrentar a segunda etapa: assista aos comentários, da última prova prática, feitos pelos professores da Medcel.

Treine para a prova prática do Revalida

E falando em treinar, se a segunda etapa é realizada por meio de uma prova prática de análises clínicas, o treinamento prévio é fundamental.

No dia do exame você precisa estar preparado para realizar um atendimento completo, desde a recepção do paciente, anamnese, diagnóstico e até a solução do problema.

Leia também: Você sabe como funciona a prova prática do Revalida Inep?

Como se trata de uma avaliação, não há espaço para tirar dúvidas com o examinador, e tudo conta, até mesmo a empatia para com o paciente.

Todos os procedimentos devem ser realizados da forma mais natural possível, do jeito que você faria em um cenário real.

Mas para que isso aconteça é necessário que você tenha confiança no que está executando, e observe os seguintes pontos:

1. Postura

Cuide do seu comportamento e da postura. Ações simples como cumprimentar o paciente, a linguagem corporal e a empatia durante a prova podem ser avaliadas.

2. Observe bem o cenário em cada estação

Observe com calma os instrumentos e materiais disponíveis nos cenários. Verifique se existem instruções afixadas na mesa de atendimento.

3. Seja gentil com o “paciente”

Provavelmente o paciente será um ator ou boneco, mas siga os procedimentos padrões de um bom atendimento. Avise que irá realizar um exame físico, por exemplo, e ao encerrar o atendimento pergunte se ficou alguma dúvida.

4. Mantenha o foco

Nesta segunda fase os avaliadores querem saber se o médico é capaz de lidar com situações comuns do dia a dia, logo os casos não são muito complexos. Os temas são relacionados aos assuntos gerais relacionados à Medicina: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia e Medicina Preventiva e Social.

5. Higiene também é importante

Assim como na vida real, durante a prova prática do Revalida o candidato deve seguir o protocolo: lavar as mãos, limpar a área de trabalho, usar luvas e máscaras.

Invista em um treinamento prático presencial de qualidade

Por mais que você possa buscar sozinho todas as informações, questões e treinar sozinho para a avaliação de análises clínicas, é inquestionável que ter um suporte especializado te acompanhando na sua caminhada facilitaria, e muito, o seu processo de aprovação.

Como te mostramos anteriormente, gerir sozinho a rotina, o seu emocional, o curto espaço de tempo para a prova, e toda a gama de conteúdos, poderá te levar a episódios de ansiedade e medo, e por consequência te derrubar na prova.

A Medcel, entendendo quão delicado e importante é esse momento na vida de um Revalidando, desenvolveu o Treinamento para a Prova Prática (TPP Revalida), uma experiência imersiva feita para que os alunos conquistem a Revalidação do Diploma no Brasil.

O treinamento é voltado 100% para a simulação das provas práticas, garantindo que você consiga vivenciar diferentes situações clínicas e procedimentos, que irão te preparar para o dia da avaliação.

Nesse treinamento o aluno será exposto a simulação do que ocorreria no dia da prova, com temáticas dentro das 5 grandes áreas da Medicina, tal qual é cobrado no edital, e com o uso de atores, simuladores, e estações de habilidades.

Além disso, o curso é completo e te fornece tudo que é necessário para que você tenha a melhor preparação não somente para o dia do exame, mas para a sua carreira médica.

O aluno terá acesso a práticas presenciais, simulação do dia da prova, curso online específico com casos clínicos, aulas online com foco nos principais pontos de cada estação e lives interativas com os professores especialistas de cada conteúdo.

Por fim, é importante destacar que a nossa equipe é composta por professores especialistas, formados nas melhores instituições do país e do mundo, garantindo a excelência de todo o conteúdo que será ministrado.

E para te ajudar ainda mais nessa decisão, preparamos um e-book completo te contando tudo o que você precisa saber sobre o treinamento para a prova prática do Revalida.

Mas fique ligado, as vagas são limitadas! Clique aqui e garanta a melhor preparação para a sua prova de Revalidação.

Postado em
18/3/22
na categoria
Revalida

Mais sobre 

Revalida

ver tudo