A

segunda etapa do Revalida 2022/01 do Inep, que consiste na prova de habilidades clínicas, ou prova prática, ocorrerá nos dias 25 e 26 de junho de 2022.

A prova é destinada aos aprovados na primeira etapa do programa, cuja prova foi realizada no último dia 06 de março.

Como já apontamos por aqui algumas vezes, trata-se de uma prova de alta complexidade, e é fundamental que você saiba exatamente como funciona o exame que será realizado.

Por ser uma etapa que vai muito além do conhecimento teórico, com simulações reais de possíveis situações que o médico irá encontrar durante os seus atendimentos, o nervosismo poderá falar mais alto e se tornar um fator prejudicial.

Nesse contexto, o primeiro passo é ler minuciosamente o edital para que você não deixe passar nada despercebido. E para te ajudar, separamos alguns pontos importantes para que seja mais fácil compreender como ocorre a segunda etapa do Revalida.

Sobre o novo Revalida

A Lei 13.959, sancionada em 18 de dezembro de 2019, regulamenta o novo Revalida com alguns novos pontos importantes.

Vale destacar que o exame, que anteriormente era realizado anualmente (ou mesmo sem periodicidade específica), passou a ser aplicado semestralmente, devendo o edital ser publicado sempre em até 60 dias antes da data de aplicação da primeira etapa.

E com a nova Lei, o candidato que for reprovado na segunda etapa, permanecerá habilitado para realizar a segunda etapa dos dois exames seguintes, sem a necessidade de realizar novamente a primeira etapa.

Leia também: Revalida Inep e UFMT: como atuar como médico no Brasil?

A prova da segunda etapa do Revalida Inep

A segunda etapa refere-se à prova prática, ou seja, a prova de habilidades clínicas. A etapa, inclusive, é de caráter eliminatório.

É importante frisar que, as provas da segunda fase serão realizadas nos dias 25 e 26 de junho de 2022.

Mas afinal, qual a composição das provas?

A prova prática é composta por 10 estações em que o candidato será avaliado, sendo que elas serão divididas com base nas 5 grandes áreas da Medicina, quais sejam: Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina da Família e Comunidade.

Como a prova será realizada em dois dias, o candidato passará por 5 estações de avaliação por dia.

Cada estação será avaliada entre 0 a 10 pontos. No total, serão distribuídos 100 pontos, sendo que, na última prova prática aplicada pelo Inep, a nota de corte para alcançar a aprovação foi de 66,9 pontos.

O candidato à Revalidação do diploma pela prova do Inep será avaliado em cada estação por uma banca examinadora, e terá até 10 minutos para realizar as tarefas que forem solicitadas em cada estação.

O tempo, inclusive, parece escasso, mas a forma com que você se prepara para a prova fará toda a diferença para que você consiga realizar as atividades com destreza, agilidade e segurança. Além de contribuir para que você tenha o controle emocional, que é tão fundamental nessa fase.

E qual a melhor forma de se preparar para o Revalida Inep?

Neste momento, alguns fatores são fundamentais para que você alcance o sucesso e consiga revalidar o seu diploma.

  • Disciplina: sem ela você não conseguirá ter constância de estudos e, consequentemente, não conseguirá ver todo o conteúdo necessário.
  • Organização: e nesse ponto a gente reforça a dica de ouro, que é utilizar um cronograma de estudos bem elaborado, condizente com a sua realidade de vida!

Sabemos que a rotina do médico recém-formado, ou do estudante de Medicina nos anos finais do curso de graduação é bastante exaustiva e confusa, e um cronograma individualizado será fundamental para que você alcance as suas metas de estudo e otimize o seu tempo disponível.

Invista em cursos preparatórios de excelência. Um estudo bem direcionado será a chave essencial para que você alcance a aprovação no exame de revalidação do diploma.

Inclusive, para que você compreenda ainda mais sobre como funciona a dinâmica da prova, nós preparamos um e-book completo para você baixar gratuitamente aqui, te contando tudo sobre o nosso Treinamento para Prova Prática do Revalida (TPP Revalida).

Sobre o Treinamento para a Prova Prática do Revalida

E se estamos falando sobre curso preparatório de excelência, investir nos cursos da Medcel é a melhor escolha.

O nosso curso direcionado para a preparação da segunda fase do exame de revalidação do diploma no Brasil, o TPP Revalida, permite que o aluno vivencie as situações clínicas e os procedimentos necessários para que no momento da prova seja possível acertar o maior número de pontuações nas avaliações.

Em nossos treinamentos, o aluno terá a oportunidade de estudar nos cenários das 5 grandes áreas da Medicina, abordando todos os assuntos principais e essenciais, da mesma forma que ocorre na prova, e de forma realista, com o uso de atores, simulação em pacientes humanos e estações de estabilidade.

Além disso, a Medcel conta com um corpo docente formado pelos melhores profissionais da área Médica, professores especialistas e formados nas maiores instituições do País, garantindo assim a excelência na sua preparação.

Ainda, por sermos pioneiros no ensino tecnológico da área da saúde, os nossos alunos poderão contar com recursos avançados, com uso de simuladores de pacientes humanos, contribuindo para um ambiente de aprendizagem seguro e interativo.

Outro fator de destaque é o nosso banco de dados, que possui uma extensa gama de questões, e está devidamente atualizado com base no levantamento de dados das provas da área da saúde dos últimos 5 anos.

A Medcel entende a importância de se alcançar a revalidação do diploma e está preparada, desde a equipe multidisciplinar disponível até às formas diversificadas de disponibilização dos materiais de estudo, para te acompanhar durante toda a sua trajetória até a aprovação.

O professor de Pediatria Carlos Carlomagno não nos deixa mentir. Seguir com a Medcel torna o caminho menos tortuoso:

“Hoje em dia a Medcel Revalida criou uma atmosfera onde os candidatos não somente têm acesso a conteúdo de qualidade, mas principalmente a uma rede de apoio! E o fato de ter acesso à distância permite que já se familiarize com esses produtos ainda durante a faculdade! Penso na enorme diferença que isso teria tido em meu processo de Revalidação: o desfecho provavelmente teria sido o mesmo (diploma devidamente revalidado), mas o estresse emocional teria sido infinitamente menor! ”

Portanto, não perca mais tempo e invista no seu futuro. Faça já a sua inscrição no nosso TTP e garanta a Revalidação de seu diploma com a melhor equipe.

Postado em
16/3/22
na categoria
Revalida

Mais sobre 

Revalida

ver tudo