Atualizado em 11/11/2022.

Ao seguir para a Residência Médica, alguns alunos podem preferir especialidades mais voltadas para atuação ambulatorial e à prática clínica; outros, podem ter mais afinidade com as especialidades com foco cirúrgico. Nesse cenário, a Residência em Ortopedia e Traumatologia é uma opção versátil, com uma rotina médica que engloba ambos os caminhos.

Então, se Ortopedia e Traumatologia estão entre as suas opções para a carreira médica, continue aqui que iremos te contar tudo sobre a atuação desses profissionais, como é o mercado de trabalho e os desafios da área.  

Ortopedia ou Traumatologia?

Ortopedia e Traumatologia são especialidades diferentes, mas adquiridas por meio de um único programa de Residência Médica. Mesmo sendo distintas entre si, possuem similaridades em relação à atuação: elas estudam, diagnosticam e tratam distúrbios que afetam os elementos do sistema musculoesquelético (como ossos, músculos, articulações e ligamentos).

  1. Ortopedia

A Ortopedia tem sua principal atuação nos distúrbios congênitos e crônicos, por exemplo: problemas posturais, desvios de coluna, doenças do metabolismo ósseo, desgastes articulares, dentre outros. Acesse e baixe o Mapa Mental das principais doenças do metabolismo ósseo.

  1. Traumatologia

Já a Traumatologia, como o próprio nome já diz, tem como foco as lesões traumáticas. Em geral, elas são causadas por fontes externas, como acidentes, impactos e quedas. A palavra “trauma” tem etiologia grega e significa ferida, dano ou avaria.

Aproveite e baixe o Mapa Mental “Base das Fraturas” de Traumatologia.

História da Ortopedia e Traumatologia

Essa área é uma das mais antigas da Medicina, porém, a palavra “Ortopedia” foi utilizada pela primeira vez no livro publicado por Nicholas Andry, em 1741. Inicialmente, a proposta era levantar métodos de prevenção e tratamento de deformidades em crianças. É claro que, com o passar dos anos, a especialidade foi englobando pessoas de todas as idades e ampliando sua gama de atuação.

A imagem a seguir é a “Árvore de Andry”, conhecida como o símbolo da Ortopedia e Traumatologia. Desde o século XVIII até os dias atuais, muitas versões dela foram criadas.

O Dia do Ortopedista é celebrado em 19 de setembro, quando foi criada a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), no ano de 1935. A SBOT promove e se responsabiliza pela formação de especialistas, além disso, dispõe de condições para que os profissionais estejam sempre se atualizando, seja sob a forma de ensino, pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural ou defesa profissional.

Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia

A Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia é uma das que possuem acesso direto, ou seja, o aluno recém-formado em Medicina poderá realizar a prova para entrar no programa de Residência, sem a necessidade de ter cursado outra especialidade como pré-requisito.

No edital Enare 2023, um dos mais requisitados da classe, publicado este ano, estão sendo oferecidas 74 vagas para Ortopedia e Traumatologia, distribuídas entre os 77 hospitais participantes do Exame Nacional de Residência Médica. Assim como Medicina Intensiva, Psiquiatria e Cardiologia, o programa de Ortopedia e Traumatologia teve aumento no número global de vagas.

Leia também: Editais de Residência Médica 2023: inscrições, taxas e número de vagas

A Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia tem prazo de 3 anos, com carga horária de 60 horas semanais, devendo ser realizada em instituição credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC).  

Segundo a Resolução nº 22, de 8 abril de 2019, que aprova a matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia, os 3 anos são divididos da seguinte maneira:

Perfil dos Especialistas

Segundo dados da Demografia Médica no Brasil, publicada em 2020, Ortopedia e Traumatologia correspondem a 4,1% do total de especialistas no Brasil (total de 17.906 títulos).

  • Atualmente, existem cerca de 8 profissionais para cada 100 mil habitantes;
  • A área é fortemente representada por homens, conforme gráfico a seguir:

Na distribuição por regiões do Brasil, o Sudeste se destaca em número de profissionais:

Áreas de atuação em Ortopedia e Traumatologia

  1. Subespecialidades

Com o título de especialista, o profissional pode seguir nas seguintes subespecialidades:

  • Artroscopia e Traumatologia do Esporte;
  • Coluna;
  • Joelho;
  • Mão;
  • Ombro e Cotovelo;
  • Oncologia Ortopédica;
  • Ortopedia Pediátrica;
  • Osteoporose;
  • Quadril;
  • Reconstrução e Alongamento Ósseo;
  • Tornozelo e Pé;  
  • Trauma Ortopédico.

Mercado de Trabalho

Como comentamos no início, essa é uma área clínica e cirúrgica, portanto, há muitas oportunidades para esse profissional, que pode trabalhar em clínicas, consultórios, hospitais e unidades de saúde públicas e privadas (atuando em plantões, cirurgias e ambulatório), até promover serviços autônomos e atuar em associações esportivas.

  1. Média Salarial

Segundo um levantamento realizado pelo site Salario.com.br (portal de pesquisa de cargos e salários do Brasil), um especialista em Ortopedia e Traumatologia ganha, em média, R$ 6.388,27 para uma jornada de trabalho de 20 horas semanais. O valor pode variar de acordo com a instituição, com a jornada de horas trabalhadas e com a região de prestação de serviço.

Quero essa especialidade! Por onde eu começo?

Para garantir sua vaga na Residência Médica, venha para a Medcel e comece agora o curso preparatório que mais aprova. Acesse nosso site (www.medcel.com.br) e inicie a sua jornada com a gente.

Gostou deste post? Cadastre-se seu e-mail na newsletter e receba nossos artigos em primeira mão.  

Referências:

Demografia Médica Brasileira – Censo 2020

Disponível em:

https://www.fm.usp.br/fmusp/conteudo/DemografiaMedica2020_9DEZ.pdf

RESOLUÇÃO CNRM Nº 02 /2006

Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/resolucao02_2006.pdf  

RESOLUÇÃO Nº 22, DE 8 DE ABRIL DE 2019

Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=111661-22-resolucao-n-22-de-8-de-abril-de-2019-ortopedia-e-traumatologia&category_slug=abril-2019-pdf&Itemid=30192  

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Disponível em: https://www.sbotsp.org.br/

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
11/11/22
na categoria
Especialidades médicas

Mais sobre 

Especialidades médicas

ver tudo