S

abemos que a rotina dos anos finais da gradua√ß√£o em Medicina, bem como a dos rec√©m-formados, n√£o √© nada f√°cil. Unir Internato, estudos para a prova de Resid√™ncia M√©dica, plant√Ķes, horas de sono e vida social parece algo quase imposs√≠vel.

A press√£o e o volume dos estudos nessa fase s√£o enormes, e parece que o tempo dispon√≠vel nunca √© suficiente. Mas acredite, √© poss√≠vel conciliar todas estas quest√Ķes para que voc√™ consiga ter um tempo de estudo de qualidade, sem renunciar √†s demais atividades da sua rotina.

Para isso, uma palavra é fundamental: estratégia. O sucesso nos estudos não está, necessariamente, ligado à quantidade de horas disponíveis no seu dia, mas sim à forma com que você as utiliza.

Pensando nisso, separamos 6 dicas para te ajudar a estudar nas horas vagas, e fazer com que seu tempo renda muito mais!

Leia também: Como passar na Residência Médica em 1 ano?

‚Äć

Dica 1: Organização

Organiza√ß√£o √© a base de tudo. Se voc√™ n√£o consegue identificar no seu dia quais s√£o as tarefas a serem executadas, quais mat√©rias ou conte√ļdos voc√™ precisa estudar, quais os editais das provas das institui√ß√Ķes que voc√™ objetiva passar, voc√™ n√£o conseguir√° fazer o seu dia render.

Fa√ßa um levantamento de todas as quest√Ķes que fazem parte da sua rotina, seja de estudos, seja particular, para que voc√™ consiga compreender melhor o que precisa ser feito. O que nos leva √† pr√≥xima dica.

Leia também: Como se organizar para estudar?

‚Äć

Dica 2: Monte um cronograma de estudos

Tudo fica mais fácil de cumprir quando você consegue visualizar as tarefas a serem executadas, e se tratando de estudos, um bom cronograma é a chave de ouro do sucesso.

Ao contrário do que a maioria acredita, o mais importante não é a quantidade de horas que você tem disponíveis para estudar, mas sim a forma com que você otimiza seu tempo, e o cronograma tem um papel fundamental nisso pois se trata de uma ferramenta de planejamento.

Mas montar um cronograma pode n√£o ser uma tarefa t√£o f√°cil, e a Medcel est√° preparada para te auxiliar nesta quest√£o.

Por meio da ferramenta Persona, é possível montar, com o auxílio de um orientador de estudos, um cronograma que se encaixe na sua rotina de vida, de acordo com o edital escolhido por você, garantindo assim uma maior fluidez nos seus estudos.

Leia também: Como montar um cronograma de estudos?

‚Äć

Dica 3: Aproveite seu tempo de deslocamento

Se a rotina é apertada, temos que usar da melhor forma o nosso tempo disponível.

Aqui, a dica é, aproveite o tempo que você utiliza para se deslocar para casa, para a faculdade ou para o seu plantão, por exemplo, para estudar!

J√° pensou, por exemplo, em ouvir conte√ļdos durante seus deslocamentos, ou por exemplo, enquanto est√° preso no tr√Ęnsito? Na Medcel √© perfeitamente poss√≠vel! Disponibilizamos material em formato podcast, o que permitir√° que voc√™ converta per√≠odos que normalmente s√£o estressantes e improdutivos, em momentos de estudo de qualidade.

Outra opção que nossos alunos amam é estudar assistindo à nossa série Residência Médica. Clique aqui e assista às duas temporadas. Temos certeza de que você vai adorar estudar assim!

‚Äć

Dica 4: Exercite o corpo e a mente ao mesmo tempo

Sabemos que cuidar de nossa sa√ļde e de nosso corpo √© fundamental para que seja poss√≠vel desenvolver bem as nossas tarefas do dia a dia.

Ocorre que, com o ac√ļmulo de demandas e a press√£o existente para que se produza cada vez mais, √© comum deixar de lado esses cuidados t√£o importantes.

O estudo ‚ÄúGlobal Student Survey‚ÄĚ, realizado entre outubro e novembro de 2020 pela Chegg.org, trouxe dados alarmantes relacionados √† sa√ļde mental dos estudantes. De acordo com os resultados obtidos, 76% dos estudantes entrevistados relataram que tiveram sua sa√ļde mental afetada durante a pandemia.

Mas como investir mais tempo na sa√ļde, quando temos pouco tempo livre e muita mat√©ria a ser estudada? Aproveite as vantagens tecnol√≥gicas!

A OMS recomenda que os adultos tenham um tempo mínimo de atividade física moderada semanal de 300 minutos, e de 150 minutos se for atividade intensa.

Então, aproveite essa recomendação da OMS, e utilize os recursos de nossa multiplataforma para que você possa evoluir nos estudos ao mesmo tempo.

Temos diversas formas de acesso aos conte√ļdos, para que voc√™ consiga adaptar da melhor maneira √† sua rotina. Por exemplo, enquanto voc√™ est√° na academia, porque n√£o ler um de nossos E-books durante um treino de bicicleta indoor? Ou colocar uma v√≠deo aula no celular enquanto caminha na esteira?

Al√©m destas duas op√ß√Ķes mencionadas anteriormente, a plataforma da Medcel possui outras formas de acesso aos conte√ļdos, como simulados, resumos, mapas mentais, podcasts e aulas ao vivo, tudo para garantir que voc√™ possa estudar quando e onde quiser, sem desistir de cuidar de voc√™.

‚Äć

Dica 5: Faça simulados

Outra dica muito importante na hora de estudar é sobre a realização de exercícios.

√Č por meio dos exerc√≠cios que voc√™ conseguir√° fixar a mat√©ria estudada, bem como identificar os pontos que precisam de maior aten√ß√£o. Aproveite, portanto, seu tempo vago e invista na realiza√ß√£o de quest√Ķes e simulados.

Mas não basta apenas realizar qualquer tipo de questão, é importante que elas estejam atualizadas e alinhadas com as maiores temáticas cobradas nas provas que você pretende fazer!

A Medcel possui um banco com mais de 30.000 mil quest√Ķes selecionadas com base nos assuntos que mais ca√≠ram em prova nos √ļltimos 5 anos, garantindo a voc√™ um estudo de excel√™ncia!

Além disso, nossa equipe conta com um orientador, que te ajudará na execução das dicas que demos até aqui, mas que te oferecerá um suporte e apoio exclusivos, te auxiliando no acompanhamento do seu desenvolvimento, direcionando os pontos que você precisa ter mais atenção, e com lembretes para que você consiga aproveitar de maneira eficiente seu tempo livre.

‚Äć

Dica 6: Estude com quem entende

Quer aproveitar melhor suas horas vagas para estudar? Estude com quem realmente entende.

Com uma experiência de 17 anos de mercado, contando com profissionais preparados para te oferecer um suporte humanizado para alcançar a aprovação, e um corpo docente formado pelos melhores especialistas da área médica, a Medcel é a melhor escolha para que você alcance a aprovação, com uma rotina organizada e otimizada, sem perder a qualidade dos estudos.

Acesse j√° o nosso site e comece a estudar agora mesmo de forma gratuita.

‚Äć

Postado em
17/1/22
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo