A Síndrome de Ovários Policísticos (SOP) é uma doença caracterizada por alterações reprodutivas e hiperandrogênicas. É uma das causas mais comuns de irregularidades menstruais e infertilidade nas mulheres em idade reprodutiva.

Segundo o Ministério da Saúde, o SOP pode atingir até 10% das mulheres em idade fértil e é a endocrinopatia mais frequente nessa população. Esse ano teve atualização nos diagnósticos da SOP nas Diretrizes Internacionais Baseadas em Evidências do PCOS 2023. Então é bom ficar ligado, pois é um tema super em alta para as provas deste ano. Borá saber mais!!!

Leia mais: PCOS Awareness Month

Principais sintomas da SOP

Pra você relembrar, a SOP tem as seguintes características:

- Ciclos menstruais irregulares: pacientes com SOP frequentemente têm ciclos menstruais mais longos ou ausentes, o que pode levar à infertilidade.

- Hiperandrogenismo: o que pode causar sintomas como acne, excesso de pelos (hirsutismo), calvície de padrão masculino e voz mais grave.

- Cistos ovarianos: Embora o nome da condição sugira a presença de cistos nos ovários, nem todas as mulheres com SOP desenvolvem cistos ovarianos visíveis. Na verdade, muitas mulheres com SOP têm ovários com vários pequenos folículos, que são chamados de cistos antrais.

Além desses sintomas principais, a SOP também está associada a outros problemas de saúde, como resistência à insulina, que pode levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 2 e ganho de peso. Também está ligada a um risco aumentado de doenças cardiovasculares, apneia do sono e síndrome

metabólica.

Atualização SOP

E a atualização foi nos critérios (Consenso de Rotterdam). Como era antes:

Os critérios de Rotterdam para SOP correspondiam a 3 critérios diagnósticos, que deviam ser utilizados em pacientes com suspeita diagnóstica, para confirmar ou descartar a doença.

  1. Oligo ou anovulação (irregularidade menstrual/amenorreia)
  1. Sinais clínicos e/ou bioquímicos de hiperandrogenismo.
  1. Alterações ultrassonográficas: presença de 12 ou mais folículos entre 2 e 9 mm de diâmetro, ou volume ovariano maior que 10 cm³ (avaliado em Ultrassom Pélvica ou Transvaginal – USTV).

Eram necessários pelo menos 2 dos 3 critérios e a exclusão de outras causas de hiperandrogenismo e/ou anovulação para o diagnóstico de SOP.

E aqui está a novidade, o novo consenso criou um algoritmo:

1° ) Ciclos irregulares E hiperandrogenismo clínico já dão diagnóstico. Aqui deve se excluir outras causas como: TSH, FSH, prolactina, 17-OH prolactina, Síndrome de Cushing, hipogonadismo hipogonadotrófico e tumor da suprarrenal.

2°) Caso não haja hiperandrogenismo clínico, fazer avaliação bioquímica de hiperandrogenismo (dosando testosterona total e livre) para excluir outras causas e dar diagnóstico da SOP.

3°) Ciclos irregulares OU hiperandrogenismo:

Mulheres adultas: solicitar o USG OU AMH (Hormônio Anti-mülleriano) -> se positivo e após excluir outras causas, diagnóstico de SOP. Lembrando que o AMH é secretado pelas células da granulosas dos folículos ovarianos. Em caso de muitos folículos, o AMH ficará elevado em mulheres com SOP. Adolescentes: USG não é indicado, considerar risco de SOP e reavaliar posteriormente porque pode haver falsos positivos.

Bons estudos!!!

Leia mais:

Pólipo Endometrial Hiperplásico: entenda o que são
Endometriose: o que você precisa saber para as provas de Residência Médica

Prepare-se com a Medcel!

A Medcel tem cursos preparatórios para você sair na frente nos processos seletivos de Residência Médica. Entre no nosso site e teste a plataforma por 7 dias grátis! CLIQUE AQUI e comece sua jornada com a gente.

Gostou do artigo? Compartilhe com amigos, assine nossa newsletter, acompanhe a Medcel nas redes sociais e fique sempre por dentro dos assuntos mais quentes da Medicina.

Referências:

BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Síndrome de Ovários Policísticos. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/protocolos/publicacoes_ms/pcdt_sndrome-ovrios-policsticos_isbn.pdf. Acesso em: 19 set. 2023.
TEEDE, Helena et al. Recommendations From the 2023 International Evidence-based Guideline for the Assessment and Management of Polycystic Ovary Syndrome. The Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, v. 108, n.10, 2023, p. 2447-2469. Disponível . Acesso em: 19 set. 2023.
Shutterstock. Peakstock. Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/gynecologist-consulting-woman-patient-talking-about-1835866177. Acesso em: 19 set. 2023.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
30/10/23
na categoria
Notícias Médicas

Mais sobre 

Notícias Médicas

ver tudo