Hey! Tudo bem?

Trataremos sobre um tema superimportante esse ano. O Brasil registra recorde histórico de mortes pela dengue, configurando o surto mais mortal da doença desde que os dados começaram a ser compilados. Em 2024, o Ministério da Saúde incorporou ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) as vacinas contra a dengue e a COVID-19, mas há algumas especificações nas quais você deve ficar ligado. Tema bom para as provas deste ano, né? Quer ficar por dentro? É só continuar a leitura.

Leia mais:
Imunização: o que é cobrado nas provas sobre as vacinas?
Vacinas: por dentro das atualizações mais recentes

Vacina Qdenga®

A vacina de vírus vivo atenuado (Qdenga®) para prevenção contra dengue estava disponível somente em serviços privados no Brasil. Este ano, ela entrou na lista do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e passou a ser distribuída de forma gratuita, mas somente para o público-alvo de regiões endêmicas, em 521 cidades — isso porque o fabricante da vacina tem uma capacidade limitada de produção. Segundo informações do Ministério da Saúde, o critério inicial foi de municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos 10 anos.  

Esse critério foi preenchido por 16 estados e o Distrito Federal. O público-alvo escolhido foi a faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações: crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, depois das pessoas idosas — só que, neste grupo, a vacina não foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O esquema vacinal é composto por 2 doses, com intervalo de três meses entre elas.

A vacina Qdenga® é o imunizante incorporado ao PNI, composta por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença. No esquema da rede privada, estão inclusos na vacinação crianças maiores de 4 anos, adolescentes e adultos até 60 anos de idade. O imunizante terá administração via subcutânea em esquema de 2 doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.

Há outro imunizante na rede privada (Dengvaxia®), que só pode ser utilizado por quem já teve dengue e em pessoas entre 9 e 45 anos de idade. É uma vacina tetravalente de vírus vivo atenuado. A vacina é contraindicada para imunodeprimidos, gestantes e mulheres durante o período de amamentação, já que é composta de vírus atenuado.  

Vacina contra COVID-19

Mais uma atualização no calendário vacinal: a vacina contra COVID-19 começou a fazer parte do PNI em 2024. Ela será ofertada para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias não vacinadas ou com esquema incompleto de acordo com a faixa etária. Serão administradas 3 doses da vacina Pfizer “Baby” (frasco de tampa cor vinho), com intervalos de quatro semanas entre a 1ª e a 2ª dose e de oito semanas entre a 2ª e a 3ª. O esquema primário é 1ª dose aos 6 meses, 2ª aos 8 meses e 3ª aos 9 meses.

Outra vacina contra COVID-19 que poderá ser usada é a CoronaVac, mas somente em situações específicas e para crianças de 3 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. E quais são essas situações? Crianças que não foram vacinadas na idade recomendada, falta do imunizante recomendado na localidade e contraindicações da Pfizer pediátrica em crianças de 3 e 4 anos de idade.

Também entram na vacinação grupos prioritários com maior risco de desenvolver formas graves da doença, como idosos e profissionais de saúde, gestantes e mulheres no período pós-parto. Mais especificamente, os grupos prioritários são:

Bons estudos!

Leia mais:
Imunização: o que é cobrado nas provas sobre as vacinas
Estudos da vacina contra HIV: tudo o que você precisa saber
Ômicron, gripe e vacinação: como fica quem está na linha de frente
Atualizações de vacinação: HPV e Covid-19  

A Medcel oferece cursos que vão te ajudar a conquistar a aprovação!

Nossos cursos contam com uma metodologia inovadora, que une a teoria à prática, e oferecem uma grande variedade de videoaulas, resumos e questões comentadas. Além disso, eles são totalmente personalizados, levando em conta suas necessidades e seu ritmo de aprendizado. Aqui, você terá acesso a um suporte completo e poderá tirar dúvidas sempre que precisar. Teste agora 7 dias grátis!

Referência:

DEMIDIUK, Marina. Elderly Man in Face Mask getting Covid Vaccine. Doctor giving Injection to senior Man at Hospital. Virus, COVID-2019, Flu protection. Vaccination of old Patient in Clinic during pandemic. Mpox Protect. [20--?]. 1 fotografia. Shutterstock. Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/elderly-man-face-mask-getting-covid-1973420396. Acesso em: 28 fev. 2024.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
28/2/24
na categoria
Notícias Médicas

Mais sobre 

Notícias Médicas

ver tudo