Atualizado em 15/03/2024.

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE) informou, no dia 29 de fevereiro, o cancelamento da prova de acesso direto referente ao processo seletivo de Residência Médica 2024, após candidatos denunciarem irregularidades junto à Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).  

A prova aplicada em 7 de janeiro de 2024 contava com 80 questões, divididas entre as quatros áreas da Medicina: Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia. A denúncia feita à CNRM foi justamente a ausência de temas referentes a Medicina de Família e Comunidade ou Medicina Preventiva e Social ou Saúde Coletiva.

Nova aplicação da prova IAMSPE 2024

Após as denúncias, a CNRM determinou que uma nova prova para as vagas de acesso direto fosse aplicada. Dessa forma, o IAMSPE divulgou um comunicado informando que nova data será divulgada em breve.  

A posse dos aprovados marcada para acontecer hoje, 1º de março de 2024, foi cancelada pela instituição.

Veja a seguir o comunicado:

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, EmailDescrição gerada automaticamente

Determinação Judicial

Após o IAMSPE suspender a posse dos 147 candidatos aprovados e matriculados na instituição, a Justiça Federal aprovou uma medida liminar para suspender a decisão da CNRM de cancelamento do processo seletivo.

A decisão foi tomada a partir do pedido dos requerentes que alegam que a resolução nº 17/2022 da CNRM não seria aplicável ao seu processo seletivo, uma vez que ela apenas seria aplicável àqueles processos que se iniciassem a partir de 2024. Além disso, eles informam não terem sido comunicados acerca da decisão e foram orientados a darem seguimento normalmente ao processo de matrícula.

Sendo assim, a Justiça determinou um prazo de 10 (dez) dias úteis para início das atividades de Residência Médica aos candidatos que haviam sido convocados para a posse no dia 1º de março de 2024.

Mudanças no processo seletivo para Residência Médica do IAMSPE 2024

Para esse ano, o IAMSPE anunciou algumas alterações no edital em comparação ao ano passado. As alterações vão desde a banca organizadora, que mudou de Quadrix para IDECAN, até a diminuição na quantidade de fases e no tempo da prova.

O processo seletivo dessa edição contou com apenas uma fase, composta por uma prova objetiva com questões de múltipla escolha de cinco alternativas. Os candidatos tiveram 3 horas para fazer a prova.

No ano passado, o processo seletivo contava com três fases, sendo: a primeira uma prova objetiva, a segunda uma prova prática e a terceira uma análise curricular.

Sobre o IAMSPE

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Orçamento e Gestão, criado em 1966 para atender médicos e servidores públicos estaduais e seus dependentes, por meio do Hospital do Servidor Público Estadual, em São Paulo.

Atualmente, o IAMSPE oferece atendimento de rede própria e credenciada, incluindo hospitais, clínicas e laboratórios, além de médicos que atendem em consultórios e clínicas particulares (sem custo adicional), e está presente em mais de 170 municípios do Estado de São Paulo.

Prepare-se para a prova da IAMSPE com a Medcel! 

A Medceltem os melhores cursos preparatórios para você sair na frente nos processos seletivos de Medicina. Entre em nosso site e teste a plataforma por 7 dias grátis e comece sua jornada com a gente! 

Leia mais: Residência médica: Quais são as instituições mais procuradas

Referência:

KLAISATAPORN, Dilok. Hand push red Red Cross mark to choose cancellation item , Approve and reject business and document concept. [20--?]. 1 fotografia. Shutterstock. Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/hand-push-red-cross-mark-choose-2225801903. Acesso em: 1 mar. 2024.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
15/3/24
na categoria
Notícias Médicas

Mais sobre 

Notícias Médicas

ver tudo