O acompanhamento adequado do crescimento e desenvolvimento da criança é um dos pilares da prática pediátrica. Desde as primeiras consultas é de suma importância que o pediatra avalie tanto o crescimento quanto o desenvolvimento da criança. Neste artigo vamos rever os principais parâmetros a serem utilizados nessa avaliação.

Leia mais: Top 5 assuntos mais quentes de Pediatria

Como avaliar o crescimento da criança?

A avaliação regular das medidas antropométricas é essencial para nós pediatras, pois o crescimento adequado reflete o estado geral de saúde de uma criança. Diversos fatores podem influenciar o crescimento, como nutrição insuficiente, padrões de sono irregulares, incidência de doenças agudas, suspeitas de doenças crônicas, carência de vitaminas e micronutrientes, entre outros.

As principais medidas antropométricas utilizadas em avaliação são perímetro cefálico, peso, estatura — que também podem gerar dados como índice de massa corpórea — e o uso das curvas de crescimento, que mostram visualmente a evolução da velocidade de crescimento da criança.  

Alguns números são importantes e devem ser conhecidos pelo pediatra para avaliação rápida do crescimento e vamos revisá-los agora.

O que esperar do ganho de peso no 1º ano de vida?

O que esperar da estatura no 1º ano de vida?

E o perímetro cefálico, quanto cresce?

Qual o instrumento recomendado para o seguimento do desenvolvimento da criança?

A Sociedade Brasileira de Pediatria preconiza que a Caderneta de Saúde da Criança, fornecida pelo Mistério da Saúde, seja utilizada como instrumento norteador para o acompanhamento do desenvolvimento da criança, já que nela são pontuados os principais marcos de evolução e, a partir dessa avaliação, é possível a detecção precoce de atrasos do desenvolvimento para abordagem terapêutica o quanto antes.  

O desenvolvimento da criança deve ser avaliado em 3 vertentes principais:

  • Desenvolvimento Motor: Exploração das principais etapas do desenvolvimento motor, desde os primeiros movimentos voluntários até as habilidades complexas de coordenação.

  • Desenvolvimento Cognitivo: Exploração das fases do desenvolvimento cognitivo, incluindo aquisição de linguagem, resolução de problemas e habilidades de pensamento abstrato.

  • Desenvolvimento Socioemocional: Discussão sobre a evolução das relações sociais da criança, como a formação de laços afetivos e a compreensão das emoções próprias e dos outros.

Leia também: Síndromes cromossômicas e suas características

Vamos recordar alguns dos principais marcos do desenvolvimento no 1º ano de vida?

Aos 2 meses, é esperado que os bebês abram mais as mãos e comecem a esboçar o sorriso social. Aos 4 meses, brincam com as mãos, sorriem e vocalizam socialmente e, com 6 meses, já emitem o famoso “agu”, além de começarem o processo do sentar com ajuda, que finaliza aos 9 meses, quando sentam sem apoio. Aos 9 meses, emitem sons para chamar a atenção dos cuidadores e começam a responder aos gestos comuns, como dar tchau e bater palmas. Aos 12 meses, já andam — pelo menos com apoio — e vocalizam de 2 a 3 palavras.  


Devemos sempre lembrar que o acompanhamento adequado do crescimento e desenvolvimento da criança é um pilar central da prática pediátrica. Desde as primeiras consultas, a avaliação regular das medidas antropométricas e dos marcos do desenvolvimento fornece insights valiosos sobre a saúde geral e o progresso da criança.  

Bons estudos!

Por Sabrina Gois Santos

Graduada na Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 2011. Fez Residência Médica em Pediatria do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (2012-2014), com obtenção do título de especialista em pediatria (2014). De 2014 a 2016, cursou a pós-graduação em Homeopatia na Associação Paulista de Homeopatia, com obtenção do título de especialista em homeopatia (2016). Professora Afya/Medcel desde 2018 e editora do @pedpapers, criado em 2022. Atuação em consultório próprio com foco em puericultura.

Prepare-se com a Medcel! 

A Medcel tem os melhores cursos preparatórios para você sair na frente nos processos seletivos de Medicina. Entre no nosso site e teste a plataforma por 7 dias grátis e comece sua jornada com a gente! 

Gostou deste conteúdo?

Compartilhe com seus amigos e cadastre-se na nossa newsletter para receber os posts em primeira mão!

REFERÊNCIAS:

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Caderneta de Saúde da Criança: Instrumento de Promoção do Desenvolvimento. Guia Prático de Atualização. 2019. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/21562c-GPA_-_Cadern_Saude_da_Crianca_6_a_9_meses-1.pdf .  Acesso em: 20 set. 2023.  
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Tratado de pediatria. 5. ed. Barueri: Manole, 2022. 
Shutterstock. New Africa. Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/doctor-measuring-little-boys-height-on-1095014048. Acesso em: 20 set. 2023.  Shutterstock. Natalia Zelenina . Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-vector/set-vector-illustrations-cute-little-babies-491231278. Acesso em: 20 set. 2023.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
1/10/23
na categoria
Notícias Médicas

Mais sobre 

Notícias Médicas

ver tudo