Hey, pessoal!

Cirurgia Geral é uma das 5 grandes áreas da Medicina, e é a responsável, como o nome mesmo já diz, pelo manejo de cirurgias das mais diversas enfermidades, desde os procedimentos mais comuns aos mais complexos, assim como todos os pré e pós-operatórios. As datas das provas de residência médica estão cada vez mais perto, então eu vou te direcionar para os principais assuntos que não podem faltar no seu estudo pra você brilhar. Vem comigo!

Top 5 assuntos de Cirurgia – Banco de dados Medcel de 2017 a 2022

Abdome agudo

Abdome agudo é o tema mais frequente disparado das bancas, independente do lugar que você vai fazer prova. Tem bastante coisa, mas, eu trouxe pra você os principais.  

Do abdome agudo inflamatório: tem que ficar por dentro de apendicite aguda (aqui os critérios de alvarado devem estar na ponta da língua), colecistite aguda (principalmente a litiásica que é a mais frequente; ver os sinais, critérios de Tokyo), pancreatite aguda (diagnóstico laboratorial de lipase/amilase, imagem, conduta, tomografia/critérios de Baltazar, Ranson e Petrov), diverticulite (critérios de Hinchey, pois aqui o tratamento vai depender da classificação, e lembrar que não dá pra fazer colonoscopia, o padrão ouro é a tomografia).  

Do abdome agudo perfurativo: úlcera péptica perfurada (ver sinais clínicos, lembrar que o paciente pode ter acometimento inflamatório devido as fezes e do pneumoperitônio na radiografia). Abdome agudo obstrutivo: câncer de colón e saber se a obstrução é alta ou baixa, vale a pena dar uma revisada também.  

E, para te ajudar, aqui vai um Mapa Mental para você colar na parede e consultar sempre que quiser!

Leia mais: Cirurgia Geral: dicas para a sua prova de Residência Médica

Hérnias da parede abdominal

Outro tema que aparece bastante nas provas é o de hérnias da parede abdominal, e, aqui, a campeã são as hérnias inguinais diretas e indiretas! É importante você saber bem todo o exame físico, se é redutível/irredutível/encarcerada ou estrangulada.  

Saber os sinais de alarme, se a conduta vai ser expectante/cirúrgica, dar uma olhada nas técnicas operatórias (principalmente na hernioplastia de Lichtenstein), classificação de Nyhus e complicações pós-cirúrgicas.  

Se tem outra que vale a pena você olhar são as hérnias femorais, lembrar que essas são as que possuem maior risco de estrangulamento/encarceramento, também estão dentro da classificação de Nyhus e confira a técnica de McVay.

Complicações pós-operatórias

Aqui entram os fatores de risco, o controle da dor (saber a escala analgésica), profilaxia de trombose venosa profunda, complicações sistêmicas e complicações do sítio cirúrgico. Os sistemas mais envolvidos nas intercorrências após uma cirurgia são: cardiovascular, urinário, respiratório, digestório e hepatobiliar.  

Uma das complicações mais comuns é a febre. Daí você tem que saber que atelectasia costuma ocorrer nas primeiras 24hrs; a flebite, nas primeiras 48hrs; infecção do trato urinário, em até 72hrs; infecção da ferida operatória em até 5 dias após; e abscesso/coleção intracavitária com um período de até 7 dias depois. Já com em relação ao sítio cirúrgico, você deve manjar sobre hematomas, seroma, deiscência e infecção de ferida operatória (que é o nosso 5° assunto).  

Leia mais: Complicações pós-operatórias

Cuidados pré-operatórios

Com relação aos cuidados pré-operatórios: avaliação pré-operatória — internação, preparos, uso de medicações atuais, avaliação anestésica, preparos específicos, estado nutricional, reserva de sangue e hemoderivados. Já nos perioperatório (termo de consentimento livre e esclarecido; checklist de cirurgia segura, baseadas nas recomendações do manual “Cirurgias Seguras Salvam Vidas”, da Organização Mundial de Saúde (OMS, 2009) e do “Protocolo Cirurgia Segura”, do Ministério de Saúde (MS, 2013), o checklist de cirurgia segura da OMS tem três momentos: entrada (antes da indução anestésica), time out ou pausa (antes da incisão) e saída (antes de o paciente deixar o centro cirúrgico). Você deve estar por dentro também dos cuidados na véspera da cirurgia com a medicações hipoglicemiantes e antiagregantes plaquetários.

Leia mais: Anestesia

Infecção em cirurgia

Outro assunto que você precisa ficar afiado (aqui entraria no tema também de complicações pós-operatórias) é infecção em cirurgia. A febre que aparece após o quarto dia de pós-operatório geralmente é causada por infecção de ferida, como falei anteriormente.  

E, aqui, você deve ter nos seus resumos os fatores de risco e como devem ser usados os antibióticos para profilaxia, tais como os tipos específicos de infecções (furúnculo, carbúnculo, hidradenite supurativa, erisipela, celulite e fasciite necrosante).  

Conte com a nossa ajuda para sua aprovação!  

Bons estudos!

E, se você já está se imaginando como R1 Cirurgia Geral, aqui vai a dica: Tudo sobre a Residência Médica em Cirurgia Geral

Estude com a Medcel!

Com uma metodologia assertiva, você vai encontrar muito conteúdo e dicas baseadas nas estatísticas de incidência dos temas que mais caem nas provas. E, o melhor, ter ao seu lado professores especialistas das principais instituições médicas do país. 

Clique aqui e conheça os cursos preparatórios de Residência Médica!

Por Julia da Silveira Gross

Graduada em Medicina pela Universidad del Norte (2021), revalidado pela Universidade Federal Fluminense, possui mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), especialização em Fisiologia do Exercício (2013) e graduação em Educação Física pela UFRGS (2011).

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos e cadastre-se na nossa newsletter para receber os posts em primeira mão.

Para mais dicas, siga a Medcel nas redes sociais pelos links disponíveis.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
4/11/22
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo