A

realização da prova do Revalida é um dos momento mais aguardados por aqueles que cursam Medicina fora do Brasil, e desejam retornar ao país para trabalhar.

Faltando apenas 30 dias para a realização da prova da primeira fase do Revalida Inep, que ocorrerá no dia 6 de março, é comum que a sensação de insegurança e diversas dúvidas surjam nesse momento.

Mas para esse momento é fundamental que você tenha calma e foco. Sabe por quê? Porque esses 30 dias finais serão decisivos no seu processo de preparação para a prova, e muita coisa ainda pode ser feita dentro desse período.

Para te ajudar, separamos algumas informações importantes sobre essa primeira etapa, para que você consiga se organizar e focar no que realmente importa, afinal, ainda há tempo para se preparar!

Leia também: A saúde mental no processo de Revalidação Médica

O cronograma da primeira fase

Inicialmente, é fundamental que você esteja atento ao cronograma do Revalida, portanto, é bom reforçarmos que, a prova da primeira fase será realizada no dia 6 de março, e se refere à avaliação teórica, com caráter eliminatório.

É importante ressaltar que as provas serão realizadas somente em oito capitais, quais sejam, Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Portanto, fique atento ao seu local de provas, para que você não tenha dificuldades de locomoção e, também, com a estadia no local.

O gabarito preliminar será divulgado no dia 9 de março e o resultado final da primeira etapa será divulgado no dia 6 de maio.

Como será o dia da prova?

No mesmo dia, serão aplicadas duas provas, sendo que a prova de questões objetivas será realizada no turno da manhã, com duração de 5 horas, e a prova com questões discursivas no turno da tarde com duração de 4 horas.

É recomendado que o candidato chegue ao local de aplicação de provas com uma hora de antecedência. Após fechar os portões não será permitido a entrada!

A aplicação seguirá o horário de Brasilia/DF e será o seguinte:

Turno da Manhã

  • Abertura dos portões: 7h
  • Fechamento dos portões: 7h45
  • Início das provas: 8h
  • Término das provas: 13h

Turno da Tarde

  • Abertura dos portões: 14h30
  • Fechamento dos portões: 15h15
  • Início das provas: 15h30
  • Término das provas 19h30

A prova objetiva será composta por 100 questões de múltipla escolha, valendo 1 ponto cada, com alternativas de A a D. Já a prova discursiva, contará com um total de 5 questões, valendo 10 pontos cada uma.

O que levar para a prova do Revalida?

Será proibido entrar no local de provas sem a máscara de proteção à Covid-19, salvo casos resguardados pela Lei nº 14.019 de 2 de julho de 2020. Portanto não esqueça a sua máscara!

O acesso às salas somente será permitido se o candidato estiver portando a via original de documento de identificação com foto válido.

E não se esqueça, somente é permitido utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente!

E se a fome apertar, não tem problema, pode levar o seu lanchinho, porém, ele irá passar por um processo de fiscalização dos aplicadores.

Por fim, todos os equipamentos eletrônicos deverão estar desligados durante a prova, portanto, leve somente o que for realmente necessário, para que você não seja eliminado por isso!

O que cai na primeira etapa?

Para que você consiga se sair bem na prova é fundamental que você tenha domínio sobre o que você irá encontrar pela frente.

Conferir o conteúdo programático e compreender quais os assuntos mais abordados no exame certamente garante um estudo mais otimizado e de qualidade.

No caso da prova do Revalida Inep, o conteúdo é composto por temáticas relacionadas às cinco principais áreas de conhecimento da Medicina, sendo elas a Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Medicina da Família e Comunitária/Saúde Pública, e se atentar a isso, permitirá que você dedique tempo ao que é realmente importante.

Mas mesmo sabendo quais as áreas cobradas, ainda assim a temática é bastante ampla, o que gera muita dúvida na hora de definir sobre o que estudar. Pensando nisso, a Medcel elaborou um guia estatístico para que não existam mais dúvidas sobre o que mais incide nas provas do Revalida.

De forma simples e clara, o guia te permitirá visualizar não somente quais os itens mais cobrados dentro de cada especialidade, mas a incidência dessas temáticas na prova!

O tempo é curto. Faça questões do Revalida!

Quer um conselho de ouro para essa reta final? Faça muitas questões relacionadas às provas anteriores do Revalida Inep.

Aproveite as informações obtidas com o nosso guia estatístico e busque questões focadas nas temáticas mais recorrentes da prova, para que você chegue com um excelente domínio do conteúdo.

Quando inserimos a realização de questões na nossa rotina de estudos, estamos favorecendo a memorização de determinado conteúdo.

Baixe agora: 25 questões comentadas do Revalida

É por meio delas também que conseguimos identificar quais os nossos pontos de fragilidade, quais os conteúdos ainda precisam de uma atenção maior. Elas são norteadoras dos nossos estudos.

Além disso, a realização de questões das provas anteriores te permitirá compreender qual é o padrão de exigência daquela banca examinadora e te ajudará a ter um maior controle do seu tempo e rendimento na realização das questões.

Em um processo avaliativo, inclusive, é fundamental que você consiga ter controle do tempo gasto para realizar questões.

Mas não basta apenas incluir em seu cronograma a realização de questões, a sua rotina precisa ser ainda mais aprofundada nesse quesito.

Após a realização das questões, é fundamental que você as corrija, busque conteúdos complementares, acompanhe correções e análises das provas, dentre outros. É nesse processo que você irá realmente sedimentar o conhecimento adquirido sobre determinado assunto. E no que tange às correções das questões, clique aqui e aproveite para conferir a nossa correção e análise da última prova realizada pelo INEP, afinal, ter um direcionamento de quem realmente entende faz toda a diferença.

Invista em cursos de qualidade

Faltam 30 dias para a realização da prova, e nesse período ainda dá tempo de você estudar muito! O diferencial para que essa reta final renda bons frutos é a forma com que você irá se organizar e investir seu tempo de estudos.

Sabemos que a prova do Revalida é complexa e que o processo como um todo é extremamente cansativo e pesado para o Médico recém-formado.

Para que você tenha uma ideia, em 2021 foram 11.846 inscritos no Revalida e somente 6.026 candidatos foram aprovados na primeira fase.

Portanto, quando se trata de Revalidação do diploma, é fundamental que você invista em cursos de qualidade, e que realmente possuam o preparo necessário para te auxiliar nesse caminho. Preparo esse, inclusive, que vai muito além da qualidade dos materiais disponíveis.

Estude com a Medcel

Nessa hora não tenha dúvidas, escolher a Medcel é o que vai te levar ao seu objetivo final.

Contamos com a maior e mais completa plataforma de estudos da área Médica, e nossos professores são especialistas formados nas melhores instituições nacionais e internacionais, garantindo a entrega do melhor conteúdo disponível no mercado.

Além disso, nós compreendemos que cada aluno possui o seu ritmo e particularidades no momento de estudar, portanto contamos com uma equipe pronta para te orientar durante todo o seu processo de estudo conosco.

Nossos Orientadores de Estudo te auxiliam na criação de cronogramas personalizados e direcionamento de conteúdos e métricas de estudo, de forma a contribuir com a otimização do seu tempo.

Intensivo Revalida: Ainda dá tempo!

Aproveite para conhecer o nosso curso Intensivo para o Revalida.

Ele foi desenvolvido exatamente para quem precisa intensificar os estudos para a Revalidação.

Isso mesmo: você vai estudar apenas o que cai, de fato, no exame.

Com aulas interativas, um especialistas te acompanhando, um ensino focado para a realização de provas multidisciplinares, diversos formatos de acesso aos conteúdos, garantindo que você estude onde e quando quiser.

Além disso, temos um banco de questões com 83 mil questões de prova disponíveis para os nossos alunos adquirirem ainda mais conhecimento, inclusive com realização de simulados. O tempo está correndo, e você não vai deixar essa oportunidade passar, né?

Venha conhecer mais sobre o nosso curso e garantir a aprovação no Revalida.

Postado em
7/2/22
na categoria
Revalida

Mais sobre 

Revalida

ver tudo