V

ocê já sabe que Medicina é o curso de graduação mais procurado e concorrido no Brasil, né? Mas, você sabe como realmente funciona o curso? Isso é uma questão importante para quem quer entrar ou já está cursando. Não vai pensando que é igual Grey’s Anatomy... Na realidade, a história é um pouquinho diferente. Mais do que um curso, atuar na medicina é um dom que exige vocação e dedicação total! Sendo assim, eu preparei um texto com os pontos mais importantes para ajudar a você a compreender melhor o curso, com dicas valiosas. Bora lá?

Sobre o curso de Medicina

Medicina é a profissão que estuda todos os aspectos da saúde humana. Acompanha pacientes, identifica, previne e trata doenças. E é o Ministério da Educação (MEC) que regula o curso, que consiste em um bacharelado da área de Ciências Biológicas, com duração média de 6 anos, divididos em 3 ciclos, cada um com 2 anos de duração: ciclo básico, clínico e internato. Também determina uma carga horária de, no mínimo, 7.200 horas, dentre aulas práticas e teóricas; porém, algumas instituições incluem programas específicos em sua grade curricular, elevando para uma carga de até quase 10 mil horas.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Medicina, o perfil do formando egresso é:  

Médico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

Ciclos do curso de Medicina

Mas, agora, você deve estar se perguntando: “o que são esses ciclos?”.  

  1. Ciclo Básico

Bom, no ciclo básico (os dois primeiros anos), você vai ter disciplinas teóricas que vão te dar toda a base, e é o período que vai te ajudar a formar o raciocínio clínico, ao adentrar no mundo da Medicina.  

Alguns exemplos de matérias que você terá: Fisiologia, Anatomia, Embriologia, Patologia, Farmacologia, entre outras. Você ainda não terá contato direto com paciente, mas terá aulas práticas em laboratórios, com cadáveres, e vai aprender a fazer exame físico e etc.  

  1. Ciclo Clínico

Já no ciclo clínico (terceiro e quarto anos), você terá contato com as especialidades (Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, etc.) e vai discutir exames, analisar resultados, interpretar e chegar tanto a diagnósticos, quanto a tratamentos, e aplicar os conhecimentos adquiridos no ciclo básico de uma forma ainda mais profunda. Você já vai ter contato com pacientes em consultórios e ambulatórios, conveniados à instituição de ensino.

  1. Internato

E, por fim, o esperado Internato (quinto e sexto anos do curso), que é quando você vai colocar a mão na massa! Ele é composto de estágios obrigatórios que precisam ser feitos em várias áreas de atuação do futuro médico, como Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Saúde da Criança, da Mulher, do Idoso e da Família, entre outras especialidades.  

Quando chegar à fase do Internato, você também vai começar a dar plantões em hospitais, tendo a chance de atender situações de emergência e realizar procedimentos. Tudo isso, é claro, sob a supervisão dos professores.  

Leia mais: Entenda como o internato médico funciona

É bom você saber que, cada instituição organiza a matriz curricular do curso de Medicina de uma forma diferente, então, o nome de algumas matérias também sofre alterações dependendo da universidade.

E, atenção, Medicina é uma graduação que exige dedicação em período integral, ou seja, as aulas acontecem de manhã, de tarde e, às vezes, à noite. E, nas horas vagas, estudar o conteúdo vai passar mais tempo na instituição de ensino do que em sua própria casa.  

Na série Residência Médica da Medcel, é possível ter noção de como é a Medicina na prática durante a graduação. Assista a seguir:

Áreas de atuação

Ao final do curso, você já pode atuar como médico generalista em seu próprio consultório, instituições de saúde públicas e privadas, tais como: postos de saúde, hospitais, clínicas médicas, centros de pesquisa, laboratórios, centros cirúrgicos, e por aí vai. E, se quiser obter certificação de alguma especialidade, é necessário fazer a residência médica, que consiste em mais alguns anos de estudo.

Aproveite para ler também: Quais são as áreas da medicina?

Networking na graduação em Medicina

Durante a faculdade, é bom você criar uma rotina com horários de estudos, para não acumular muito conteúdo. Também é importante se envolver nas atividades extracurriculares da faculdade (monitorias, estágios, bolsa de iniciação científica, programas de extensão, cursos, ligas acadêmicas, esportes... há muita opção!), além, claro, de fazer muitas amizades. Isso melhora o currículo e você fica conhecido entre os professores.  

A última dica é ter uma plataforma que você possa estudar a qualquer hora e em qualquer lugar. Aproveite e conheça mais sobre Medcel Station.

E, você, está em qual estágio da Medicina?  

Se for prestar prova para Residência Médica em 2023 ou 2024, conheça os novos cursos Extensivo Digital e Programado Digital da Medcel, que possuem uma metodologia de ensino inovadora, com mentoria, banco de questões, professores especialistas, lives interativas, tudo o que você precisa para ser aprovado!

Clique aqui e saiba mais!

Por Julia da Silveira Gross

Graduada em Medicina pela Universidad del Norte (2021), revalidado pela Universidade Federal Fluminense, possui mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), especialização em Fisiologia do Exercício (2013) e graduação em Educação Física pela UFRGS (2011).

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos e cadastre-se na nossa newsletter para receber os posts em primeira mão.  

Para mais dicas, siga a Medcel nas redes sociais.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
19/12/22
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo