V

ocê sabe o que é Angioplastia Coronariana? Tem dúvidas sobre o tema? Então, vem com a gente:

Leia também: Cirurgia geral: dicas para a sua prova de Residência Médica

O que é Angioplastia Coronariana?

Angioplastia é o procedimento não cirúrgico realizado para desobstrução de artérias que conduzem o fluxo sanguíneo e levam oxigênio para bom funcionamento do coração. Com mínimo impacto e ínfimas chances de complicações, a angioplastia é indicada para pacientes portadores de angina ou que sofreram infarto agudo do miocárdio. O procedimento também é recomendado para pacientes de alto risco, como portadores de doenças sistêmicas graves e alguns tipos de câncer.

Como é feita a angioplastia?

O procedimento consiste no uso de um cateter guiado, com balão e stent para eliminação das placas de gordura responsáveis pela obstrução da artéria. A angioplastia começa com uma punção, pequena incisão realizada na coxa ou no braço, onde um cateter é introduzido até o local obstruído. Em seguida, passa-se um fio guia pelo equipamento. Na extremidade distal há um balão, o qual é inflado até esmagar as placas de gordura contra a parede do vaso, restabelecendo o fluxo sanguíneo e a oxigenação tecidual.

Para evitar uma nova obstrução da artéria, após o procedimento inicial, insere-se no local um stent, espécie de malha cilíndrica produzida com aço cirúrgico, para assegurar que o problema não volte a acontecer.

Pós-operatório

Por ser um procedimento considerado simples, é necessário apenas a anestesia local para a realização de uma pequena incisão onde será introduzido o cateter. A recuperação no pós-operatório costuma ser tranquila e rápida. O tempo médio de internação é de um a dois dias, dependendo do caso. Os cuidados no pós-operatório são bem simples, sendo necessário apenas um curativo compressivo no local da incisão para evitar sangramento, além de repouso e evitar esforços físicos.

Quem fará o procedimento?

Ao contrário das demais intervenções do tipo, a angioplastia não é realizada pelo cirurgião vascular e sim pelo angiologista. O profissional é responsável por cuidar clinicamente das patologias vasculares.

Leia também: Quais são as áreas da medicina?

Quais os riscos da Angioplastia

Como qualquer procedimento minimamente invasivo, existem riscos, porém eles são raros de acontecer, principalmente problemas graves, como infarto agudo do miocárdio, complicações vasculares, acidente vascular cerebral.

Esse conteúdo foi útil para você? Compartilhe com os seus amigos!

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
20/9/17
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo