U

m bom planejamento financeiro está diretamente associado ao sucesso na carreira.

Quando falamos, especificamente, da área médica, ter um olhar atento a essa questão é ainda mais importante. Ocorre que a rotina sempre atribulada, e muitas vezes irregular, seja do estudante de Medicina, seja do médico, acaba por dificultar a realização de uma boa organização financeira, acarretando em complicações para o seu futuro.

A carreira médica é bem remunerada, e muitos médicos recém-formados, por exemplo, se dedicam a longas escalas de plantão exatamente para conseguir alcançar com rapidez a sua estabilidade financeira.

Mas uma dúvida é muito comum relacionada ao que fazer com o dinheiro conquistado: investir na carreira ou preparar uma reserva financeira?

Pensando nisso, traçamos um panorama sobre essas opções para te ajudar a compreender melhor qual o seu perfil.

Leia também: Quais são os desafios da prova de Residência Médica?

Reserva financeira

A reserva financeira, ou de emergência, trata-se de um montante de dinheiro que você guarda, com valor correspondente às suas despesas fixas por alguns meses.

A quantia precisa ser de fácil acesso para que possa ser utilizada em uma situação emergencial. Imprevistos sempre acontecem e a reserva é a segurança que você tem de que estará preparado para eles.

Se considerarmos que a maioria dos médicos trabalham como Pessoa Jurídica, sem a segurança da CLT, e que dependem da vulnerabilidade do número de atendimentos, de plantões realizados em um mês, ou de cirurgias, por exemplo, a reserva é fundamental para ter uma tranquilidade nos meses incertos.

Já os estudantes, devem considerar que no final ou após a graduação, irão se deparar com despesas para a realização de provas como as de Residência Médica ou de Revalidação de Diploma. Em outros casos, existe ainda a quitação do financiamento estudantil ou até mesmo a mudança de cidade a depender de onde serão seus novos passos.

Leia também: Como fazer uma reserva financeira estudando Medicina em outro país?

E a certeza de que será possível realizar esse sonho, também vem da reserva financeira. Mas afinal, qual a melhor forma de realizar essa reserva financeira?

Considerando que se trata de recursos que você precisa ter fácil acesso em casos de emergência, mas que também é importante deixar o seu dinheiro em um lugar que apresente algum tipo de rendimento, o indicado é que você invista em renda fixa.

Esse tipo de investimento é pensado exatamente para se ter uma rentabilidade garantida, sem perda financeira, como no caso da renda variável, e alta liquidez, ou seja, o dinheiro pode ser retirado com facilidade no momento que você precisar.

Uma das opções mais seguras e com maior taxa de liquidez é o Tesouro SELIC.

Investimento na carreira médica

Se considerarmos que os principais instrumentos de trabalho do médico são a sua mão de obra e o seu conhecimento, é importante pensar também em investimentos voltados para a sua carreira.

Com a constante evolução científica, procedimentos cada vez mais modernos, bem como os avanços tecnológicos, para ser um profissional competitivo no mercado, é importante que você busque cada vez mais dominar a especialidade escolhida. Para tanto, é importante que você consiga compreender que cursos de especialização, pós-graduação ou cursos preparatórios para provas de Residência ou Revalidação, por exemplo, não são despesas, mas investimentos.

É esse investimento no aprendizado que te levará às práticas mais avançadas, e assegurarão também que a sua agenda esteja sempre preenchida com pacientes e novas demandas.

Mas é importante compreender também que é necessário investir em você, nas suas necessidades pessoais e em sua saúde mental. Afinal, antes de você pensar em cuidar do outro, você precisa cuidar de você. Se você negligencia o seu autocuidado, você automaticamente negligencia o cuidado com seus pacientes.

Ao investir em uma vida ativa e saudável, você passa a ter mais disposição para estudar ou para se dedicar ao atendimento de seus pacientes, ou seja, você está investindo diretamente em sua carreira profissional.

Além disso, é preciso pensar além. Um bom profissional precisa ter outras habilidades desenvolvidas que vão além das restritas à sua área.

Apesar de não vir imediatamente à nossa cabeça quando pensamos nas designações do que um médico faz, atendimento ao público está diretamente associado à carreira. Outro conhecimento básico, que todo médico deveria ter, é o de administração. Afinal, a grande maioria projeta abrir o seu próprio consultório ou clínica no futuro. Existem cursos voltados para o desenvolvimento dessas habilidades, e esse tipo de investimento trará grande retorno financeiro para você lá na frente também.

Investimento na carreira médica ou reserva financeira?

Com o que foi exposto até aqui, acreditamos que é possível perceber que as duas escolhas são importantes para quem está se preparando para entrar na área médica, e para quem já faz parte. A escolha é particular, cada um tem suas próprias projeções de futuro e investimento.

Inclusive, você pode optar pelos dois! Com a vida financeira bem planejada, você poderá chegar ao ponto de que não é preciso escolher entre um ou outro, sendo capaz de garantira sua segurança financeira e investir em sua carreira ao mesmo tempo.

Mesada Medcel

E para esse momento, a Medcel, que é a maior e mais completa plataforma de estudos em Medicina, e que está sempre em busca de oferecer o melhor para seus alunos, chegou com uma novidade para auxiliar também no planejamento financeiro.

A Mesada Medcel é a nova solução financeira, em parceria com a plataforma Elleve, que irá te ajudar a alcançar os seus objetivos!

Com a mesada, você pode receber até R$1.600,00 mensais e por um período de 01 a 18 meses! Totalmente sem burocracia, o acesso ao crédito é facilitado, visando sempre fornecer a melhor prestação de serviço ao aluno. E o melhor, o dinheiro é livre para você gastar da maneira que achar melhor!

Agora ficou fácil começar a sua organização financeira e investir em seu futuro, né? Acesse o site, faça a sua simulação e veja qual a melhor mesada para você!

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
31/1/22
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo