T

ão importante quanto ser aprovado em um curso de Medicina, ou em um programa de pós-graduação, é a reputação da Instituição de ensino que você escolheu para cursar.

Essa escolha influencia diretamente na sua carreira médica, bem como na qualidade de seu aprendizado e colocação no mercado de trabalho.

No Brasil temos ótimas instituições de ensino, mas você já parou para pensar sobre quais são as melhores faculdades de Medicina do mundo?

Siga a leitura que iremos te contar mais sobre elas.

QS World University Rankings 2022

Os dados abaixo têm por base a listagem divulgada pela Quacquarelli Symonds, e é um dos rankings mais respeitados internacionalmente.

Ao todo, ele leva em consideração seis fatores para determinar a colocação das Instituições avaliadas pelo mundo todo, como reputação no meio acadêmico, reputação no mercado de trabalho, a proporção de citação por professores, a proporção entre o número de professores e de alunos, o número de professores estrangeiros e o número de alunos estrangeiros.

Leia também: Quais são as melhores instituições do país para fazer Residência Médica

As melhores universidades de Medicina do mundo

Agora, para você que sonha em estudar fora do país, se prepare para conhecer as melhores opções do mundo para o curso de Medicina, de acordo com o QS World University Rankings 2022!

5º Lugar: Universidade de Stanford

A Universidade de Stanford é uma Universidade privada localizada em Palo Alto, Califórnia, nos Estados Unidos, próximo ao Vale do Silício, que é o polo de empresas de inovação tecnológicas, como o Google.

Fundada em 11 de novembro de 1885, trata-se de uma das Universidades mais prestigiadas e conhecidas do mundo.

Além do 5º lugar no ranking específico para o curso de Medicina, ela ocupa o 3º lugar no ranking geral das melhores Universidades do mundo.

A qualidade do ensino reflete diretamente no destaque de seus alunos e corpo docente. Conforme dados divulgados em 2020, ao todo 51 pessoas, entre eles ex-alunos e professores, foram ganhadores do Prêmio Nobel por Stanford.

Além disso, ela é conhecida como a “Fábrica de bilionários”, tendo em vista que 30 bilionários e 17 astronautas já passaram por lá. Já pensou se você se torna o próximo?

O ingresso na universidade é muito concorrido. Em média, ela recebe 19 mil candidaturas por ano, mas somente 12,7% são aprovados, e desse percentual, somente 5% são estrangeiros.

Os critérios adotados para admissão, são: Certificado de proficiência em Inglês, histórico acadêmico, a realização de provas como o SAT, e como um diferencial, pode ser considerada também a participação do candidato em atividades extracurriculares.

Importante esclarecer aqui que, o SAT trata-se de um exame educacional aplicado aos estudantes do ensino médio, e é utilizado como critério de admissão em faculdades nos EUA. Objetivo similar ao ENEM no Brasil.

4º Lugar: Johns Hopkins University

Trata-se de uma Instituição de ensino superior privada, situada em Baltimore, Maryland, também nos Estados Unidos.

Fundada em 22 de fevereiro de 1876, ela é reconhecida pela grande dedicação à pesquisa acadêmica, sendo considerada uma das Instituições de pesquisa mais importantes do mundo.

Inclusive, em 2020 ela teve grande destaque quanto ao levantamento de dados e pesquisas relacionadas à Covid-19. Na área médica a Universidade tem relevância devido às suas pesquisas relacionadas à engenharia genética.

O processo seletivo é similar ao de Stanford, porém, aqui, eles valorizam ainda mais os candidatos que apresentem atividades extracurriculares relacionadas ao curso de interesse.

3º Lugar: Universidade de Cambridge

Tradicional Instituição de ensino superior pública, a Universidade é localizada em Cambridge, no Reino Unido, e ocupa a terceira colocação no ranking das melhores Universidades de Medicina do mundo.

Fundada em 1209, é a segunda Universidade mais antiga em funcionamento no País, e disputa diretamente com a Oxford o título de melhor Universidade do Reino Unido.

No ranking geral da QS World, ela se encontra como a 3ª melhor Universidade do mundo.

Além disso, pessoas de grande importância passaram por lá, como Isaac Newton, Douglas Adams, Sylvia Plath, Príncipe Charles e Alan Turing. Além disso, conforme dados de outubro de 2020, 110 pessoas, dentre eles ex-alunos, pesquisadores e professores, ganharam o Prêmio Nobel por Cambridge. Número muito expressivo!

Para ingressar na Universidade, é necessário apresentar cartas de recomendação, uma produção escrita sobre a área escolhida, histórico escolar, realizar uma entrevista pessoal e obter o certificado internacional de proficiência em inglês, como o IELTS ou TOEFL.

2º Lugar: Universidade de Oxford

Ocupando o 2º lugar no ranking geral e no específico de cursos de Medicina, a Universidade de Oxford também é uma instituição de ensino pública, localizada na cidade de Oxford no Reino Unido.

Não se sabe a data exata de sua fundação, mas estima-se que foi em meados dos anos 1096, tendo em vista haver evidências de que já havia ensino no local neste ano.

Por lá também já passaram nomes de grande expressividade mundial, como Stephen Hawking e Margareth Thatcher. Além disso, 26 primeiros-ministros britânicos estudaram lá, incluindo David Cameron e Boris Johnson.

E se o assunto for a lista do Prêmio Nobel, Oxford consta oficialmente com 54 vencedores.

Para ingressar na instituição, o candidato dependerá de seu bom desempenho acadêmico, domínio da língua inglesa e boas cartas de recomendação.

1º Lugar: Universidade de Harvard

Ocupando o 1º lugar no ranking de melhores Universidades para cursar Medicina no mundo, e o 5º lugar geral de melhores Universidades do mundo, a Universidade de Harvard talvez seja a mais conhecida mundialmente, além de ser a mais antiga Universidade dos Estados Unidos.

Localizada em Cambridge, Massachusetts, a Universidade privada foi fundada em 8 de Setembro de 1636.

A lista de personalidades que passaram por lá é de peso, como Barack Obama, George W. Bush, Mark Zuckerberg e Bill Gates. Contando, inclusive, com um total de 32 chefes de Estado que estudaram na Universidade.

Para ingressar na Universidade, é necessário realizar provas de inglês e conteúdos escolares, passar por uma análise de currículo, apresentar cartas de recomendação e uma produção textual compatível com o curso de interesse.

A competitividade por uma vaga é alta, sendo que a Universidade possui uma taxa média de aprovação de apenas 5% conforme dados de 2020.

O curso de Medicina em Harvard tem duração de 8 anos, sendo esse período dividido em duas etapas, sendo uma mais generalista e outra voltada para a especialização na área escolhida.

Prepare-se para a Residência Médica

Não basta somente escolher a universidade dos sonhos para fazer o seu curso de graduação ou sua especialização, também é importante escolher o melhor curso preparatório para os concursos que virão após a formação médica, como o R1, o R3 e a prova de Título de Especialista, por exemplo.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre a Residência Médica.

A Medcel, a maior e mais completa plataforma de estudos em Medicina, acredita no potencial de todos os seus alunos. Contamos com uma equipe de professores especialistas, formados nas principais instituições nacionais e internacionais, preparados para oferecer o melhor suporte e conteúdo para os estudantes.

Em 2020 conquistamos a marca de 87,7% de aprovação junto com os nossos alunos, e queremos fazer parte da sua trajetória e te ajudar alcançar o seu sonho, seja ele qual for! Comece agora a estudar, venha conhecer os nossos cursos e fazer o teste por 7 dias. É gratuito!

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
1/4/22
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo