Atualizado em 07/06/2023.

Foi publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) via Diário Oficial da União (DOU), na terça-feira (06/06), o edital para a realização da primeira etapa do Revalida 2023.2. Sabemos que esta prova é extremamente importante, e, por isso, separamos as principais informações para que você não perca nenhum detalhe.‍

Como é a prova do Revalida INEP?

O processo seletivo do Revalida INEP é dividido em duas etapas, sendo a primeira composta por uma prova teórica (questões objetivas e discursivas) e a segunda, pela prova prática.

É importante destacar que, após a aprovação nas duas etapas, o processo de apostilamento da revalidação do diploma fica a cargo das universidades públicas que aderirem ao programa de revalidação.

Prova teórica INEP 2023.2

‍A prova teórica, segundo o edital, é composta por 100 questões de múltipla escolha, e 5 (cinco) questões discursivas. Para realização das 105 questões, este ano, o candidato terá 5 horas no primeiro turno, das 8h às 13h, e 4 horas no segundo turno, das 15h30 às 19h30, de acordo com o horário de Brasília-DF.

Serão abordados os assuntos das cinco grandes áreas da Medicina (Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina da Família), com o objetivo de garantir que os profissionais formados no exterior possuam o conhecimento equivalente ao exigido nas diretrizes curriculares brasileiras.

Quais os requisitos para prestar a prova?

Para participar do programa de revalidação, é necessário ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil, e ter diploma reconhecido pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente do país de origem do certificado, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros.

Cronograma do Revalida INEP 2023.2

A seguir, elencamos as principais datas relacionadas à primeira etapa do Edital divulgado pelo INEP:‍

Inscrições INEP 2023.2

O período de inscrição vai de 21 a 27 de junho de 2023 por meio do site http://revalida.inep.gov.br/revalida/inscricao. A taxa, de R$410,00, pode ser paga até o dia 30 de junho.  

Análise de diploma

O envio do diploma também deverá ser realizado entre os dias 21 a 27 de junho pelo mesmo endereço eletrônico: http://revalida.inep.gov.br/revalida/.  

O resultado da análise será divulgado no dia 30 de junho, podendo ser interposto recurso no período de 30 de junho a 04 de julho de 2023.  

Realização da prova INEP 2023.2

A prova da primeira etapa será realizada no dia 06 de agosto de 2023, das 8h às 13h (primeiro turno) e 15h30 às 19h30 (segundo turno) horário de Brasília. Neste dia o candidato realizará duas provas, sendo uma objetiva e uma discursiva.

Manhã

Abertura dos portões - 7 h  
Fechamento dos portões - 7h45
Início da prova - 8h
Término da prova - 15h30

Tarde

Abertura dos portões - 14h30  
Fechamento dos portões - 15h15
Início da prova - 15h30
Término da prova - 19h30


*ATENÇÃO: a prova será realizada em mais capitais que a edição anterior, sendo nove no total: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Portanto, se programe para realizar a prova em alguma dessas cidades.

Resultado final da primeira etapa INEP 2023.2

O gabarito preliminar será divulgado no dia 9 de agosto, podendo ser interposto recurso no período de 09 a 14 de agosto de 2023.

No dia 8 de setembro, sairá o resultado e gabarito definitivo da prova objetiva, bem como o resultado provisório da prova discursiva. Diante do resultado, poderá ser interposto recurso sobre a prova discursiva entre os dias 08 e 14 de setembro de 2023.

No dia 02 de outubro de 2023, será divulgado o resultado final da primeira etapa. Ainda não há divulgação de data para a segunda etapa, que terá um edital exclusivo sobre o processo seletivo.  

Baixe agora: Guia Estatístico com os principais temas mais cobrados na prova do Revalida.

Ainda dá tempo conquistar seu CRM com a Medcel!

Os cursos da Medcel oferecem um material completo e de qualidade, com diversos formatos para otimizar o seu tempo de estudo, fazendo com que entenda de verdade o conteúdo para ser aprovado no Revalida, e ainda conta com uma equipe especializada para te orientar.  

Sempre é tempo de ir atrás de seus objetivos! Portanto, acesse já o nosso site e saiba mais sobre o nosso curso Intensivo Revalida. Com o período de acesso expandido, temos certeza de que você encontrará o melhor suporte para vencer mais esta etapa!

Leia também: A saúde mental no processo de revalidação médica

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
7/6/23
na categoria
Revalida

Mais sobre 

Revalida

ver tudo