N

os dias 25 e 26 de junho serão realizados os exames da prova prática do Revalida 2022 do Inep.

Com a proximidade da prova, é hora de intensificar ainda mais a preparação, e nesse momento, toda ajuda é bem-vinda, né? E se as dicas vierem de quem realmente entende do assunto, melhor ainda.

A nossa equipe é composta por professores especialistas, atuantes na área médica e formados nas maiores instituições de ensino nacionais e internacionais, garantindo, assim, a qualidade técnica de nossos cursos.

Leia também: Você sabe como funciona a prova prática do Revalida Inep?

Os professores da Medcel das 5 principais áreas da medicina, que são cobradas na segunda etapa do Revalida Inep, prepararam dicas valiosas para que você fique atento no dia do exame.

Vamos lá?

Pediatria

Vamos começar com as dicas da professora e Dra. Lygia Lauand, que também é a coordenadora de Pediatria do Treinamento para a Prova Prática do Revalida.

Dica 1: A professora acredita que a Puericultura é um assunto de muita relevância para a prova, e destaca:

“Tenha na cabeça um planejamento, crie uma linha de raciocínio para não se perder durante a avaliação (...) Comece os questionamentos pela gestação, se informe sobre todos os detalhes de como foi o nascimento, se houve alguma intercorrência no parto, qual o tipo de alimentação do bebê, sobre o seu desenvolvimento psicomotor, ganho de peso, se tem alergia e se utiliza algum medicamento. Faça uma linha do tempo desde o início da vida da criança”.

Dica 2: Ela também acredita que um assunto interessante para ser cobrado são os relacionados aos bebês com boa vitalidade (Nasce com tônus adequado, chora e respira bem) e com nascimento a termo. Nestes casos ela destaca:

“No caso do nascimento do bebê com boa vitalidade, pode ser realizado o clampeamento tardio do cordão umbilical. Se o nascimento da criança for a termo - aquele cuja idade gestacional é de 37 a 42 semanas- , mesmo após o clampeamento ele não precisa ser separado imediatamente da mãe, ficando a critério desta o momento para entregar o bebê à equipe médica para darem sequência aos cuidados iniciais pós-nascimento”.

Dica 3: Devido aos surtos de Sarampo nos últimos anos, possivelmente seguirá em evidência nas próximas edições da prova prática do Revalida do INEP. Sendo assim:

“Quando for necessária a análise do calendário vacinal do paciente, olhe mês a mês. Pense em tudo o que ele deveria receber a cada mês de seu nascimento e confira se foi realizado. Somente assim você conseguirá ter atenção e não deixará passar nenhuma informação importante.
Exemplo: Ao nascer, deverá constar a BCG e Hepatite B. Somente depois de conferir estas vacinas, passe para o mês seguinte. Observe com calma, e vá atualizando o cartão quando necessário.”

Cirurgia Geral

Nessa especialidade quem irá nos ajudar será o Dr. Antônio Rocco, nosso professor da especialidade de Cirurgia Geral.

Ele elenca 3 dicas importantes para que seja realizado um atendimento de excelência nessa estação:

Dica 1:

“Antes de começar o atendimento, não se esqueça de se apresentar para os examinadores e para os pacientes, bem como colocar todos os EPIs que forem necessários, e lavar as mãos, para dar sequência àquela simulação”.

Dica 2:

"A segunda etapa é uma simulação de atendimento, portanto, sejam artistas. Busquem se expressar da forma mais clara possível, ou seja, sejam claros e precisos no que vocês pedem ao paciente, no que vocês falam ou orientam naquele momento, e no papel que vocês representam ali.
Por mais que esteja dentro da sua intenção, naquele momento o que não for dito, não será considerado como feito. O examinador NÃO está dentro da cabeça de vocês para deduzir a sua intenção naquele momento”.

Dica 3:

“ Não faça o atendimento com pressa. O tempo fornecido é suficiente para que vocês consigam contar uma história detalhada e realizem uma boa anamnese. Façam o máximo de perguntas possíveis, para que vocês não caiam em armadilhas nesse momento”.

Ginecologia e Obstetrícia

A Professora coordenadora de Ginecologia e Obstetrícia do TPP Revalida, Dra. Simoni Vidotti, também trouxe dicas fundamentais sobre o checklist da prova prática do Revalida Inep.

Dica 1:

Preste muita atenção ao comando da estação. É ali que está metade das informações necessárias para o sucesso da avaliação. Portanto, vamos frisar: prestem atenção e realizem exatamente o que for solicitado pelo examinador”.

Dica 2:

“Antes de encostar no paciente não somente lave as mãos, mas verbalize que está executando a ação de lavar as mãos. Após, peça sempre licença para encostar as mãos no paciente, para garantir que ele não se sinta desconfortável”.

Saúde coletiva

Para as dicas de Saúde coletiva, buscamos informações com a Professora e Dra. Caroline Panico, que também é coordenadora de Saúde Coletiva do TPP Revalida. Veja só o que ela destacou de relevante para esse checklist:

Dica 1:

“No caso de se deparar com doenças infecciosas, vocês precisam ir atrás das informações dos contatos do paciente, e da comunidade em que ele reside. Além disso, realizar a notificação dos casos que se referem às doenças de notificação compulsória”.

Dica 2:

“Não deixe de conferir a lista de doenças de notificação compulsória durante a sua preparação para a prova”.

Dica 3:

“Nos casos de doenças crônicas, quando se tratar de casos complexos, é fundamental saber utilizar as ferramentas do médico de família e o matriciamento do SUS”.

Clínica Médica

Por fim, o Professor e coordenador da Clínica Médica do TPP Revalida, Dr. Iuri Lützoff Bevilacqua, destacou pontos importantes para o checklist dessa área:

Dica 1:

Faça uma anamnese acolhedora, tanto para o paciente, quanto para o acompanhante, caso tenha”.

Dica 2:

“No momento do exame físico, faça o exame físico geral e na sequência faça o exame no sentido crânio ou céfalo-caudal (cabeça-pés)”.

Dica 3:

“Passe sempre as informações de forma clara. Mostre para os examinadores não somente o que você sabe ou identificou daquela situação, mas também a forma com que você chegou até aquele resultado”.

O Treinamento para a Prova Prática do Revalida

Nossa equipe tem trabalhado incansavelmente para garantir que vocês tenham acesso a todas as informações possíveis relacionadas ao Revalida, e de forma mais completa possível.

Já te contamos todos os detalhes para que você possa se preparar com excelência para a prova, e até mesmo aquilo que ninguém te conta. Desvendamos as entrelinhas para te auxiliar.

E exatamente por não medirmos esforços para ver você alcançar o seu sonho de revalidar o diploma, que juntamente com os nossos professores especialistas, desenvolvemos um treinamento voltado 100% para a realização da prova prática do Revalida.

As vagas são limitadas, e temos certeza que você não vai querer perder essa oportunidade.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
30/3/22
na categoria
Revalida

Mais sobre 

Revalida

ver tudo