A

prática de telemedicina já é bastante avançada em diversos locais do mundo; nos Estados Unidos, por exemplo, a associação responsável pela telemedicina, a ATA, foi criada nos anos 90. No Brasil, a comunidade ainda debate muito sobre o assunto mas, por conta da pandemia do novo coronavírus, o CFM e o Ministério da Saúde estão indo atrás do prejuízo para agilizar que a prática seja autorizada no país.

Leia também: Como atender pacientes em meio à pandemia do Coronavírus?

Como funciona

A ideia é que pacientes possam fazer consultas simples por meio da internet por plataformas específicas. Nós fizemos uma pesquisa trazendo algumas dessas plataformas para você conhecer um pouco dos pontos fortes e dos pontos fracos.

iClinic

De modo geral

O software da iClinic é voltado para a gestão de clínicas para a maneira que lidam com as suas informações. Sendo assim, durante o teste, não é possível entender como o paciente entende a plataforma.

ClinicWeb

De modo geral

O fato de a plataforma estar gratuita durante a pandemia é um grande atrativo, mas não conseguimos testar, de fato, a plataforma, por conta da lista de espera, que aparenta ser longa.

Boa Consulta

De modo geral

Para a telemedicina, o aplicativo é uma grande promessa. Por ora, o software é voltado apenas para agendamentos online e para a gestão de clínicas. Vale a pena ficar de olho.

Leia também: Telemedicina: tecnologia aliada ao atendimento médico

Cuidar Digital

De modo geral

A plataforma parece atender aos primeiros passos da Telemedicina no país e, por se tratar de uma plataforma gratuita por ora, vale o teste.

Amplimed

De modo geral

Um dos mais completos atualmente, com o prontuário eletrônico sendo um dos pontos mais atrativos. Os planos ainda são fracos mas tendem a melhorar com o tempo.

Conexa

De modo geral

Foi o que melhor atendeu aos aspectos da telemedicina; apesar de não disponibilizar os valores no site – é preciso fazer contato com a empresa para saber os valores – quando liberarem o cadastro de pacientes, será a plataforma mais completa da área.

Leia também: Telemedicina na pediatria, é possível?

Telemedicina pós pandemia

Por conta da pandemia, a telemedicina parece uma opção segura para pacientes que não estão contaminados pelo COVID-19 e precisam de atendimento de outra natureza, além de um meio importante para outros médicos. A importância da legalização desta prática no Brasil nos garante a criação de mais plataformas e opções completas para os médicos realizarem as consultas, de modo remoto, com segurança e sem deixar que informações importantes passem despercebidas e, também, que a experiência não seja um pesadelo burocrático, mesmo depois da pandemia.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
24/7/20
na categoria
Notícias Médicas

Mais sobre 

Notícias Médicas

ver tudo