C

hega em um ponto que você já está certo da especialidade que vai seguir. Mas, depois de tanto pesquisar sobre a Residência Médica e como ser aprovado, será que você conseguiu encontrar informações rápidas sobre como será sua rotina na área?

Leia também: Residência em Ortopedia e Traumatologia: o que eu preciso saber?

Os 3 pontos gerais mais importantes

É uma especialidade acesso direto, que envolve muita clínica e muita cirurgia.

Não existe esta brutalidade que pintam por aí. Na verdade, é necessário muito estudo e conhecimento para conseguir ser um ortopedista de qualidade.

Por conta do mito da brutalidade, que agora está sendo desmistificado, muitas mulheres estão partindo para a ortopedia, o que traz muitos ganhos para a especialidade.

Onde um Ortopedista pode atuar?

Pode atender em consultório privado, em pronto socorro, atividades no centro cirúrgico e atividades de desenvolvimento de materiais (como próteses e órteses).

Atendimento ao paciente

A consulta não costuma ser longa, e precisamos de muitos exames complementares (como radiografia, ultrassom e ressonância). Consultas em consultório privados podem ser mais longas, dando tempo para explicar para os pacientes os riscos e benefícios da cirurgia e a real indicação, por exemplo.

Telemedicina

A telemedicina está crescendo muito, tendo um grande potencial para abordar e desenvolver tópicos dentro da ortopedia, mas ainda temos muito pouco.

Leia também: Telemedicina no Brasil

Mercado de trabalho

É muito grande e tende a crescer ainda mais, por conta do envelhecimento populacional, doenças crônicas e por conta das atividades esportivas. A remuneração é boa nos consultórios e nos plantões, mas é na cirurgia que a remuneração é maior.

Subespecialidades

A grande maioria é de um ano, como de joelho, pé e tornozelo, mas também tem opções de 2 anos, como coluna e tumor.

Futuro da área

A inovação na ortopedia só está começando, existem muitas oportunidades como, por exemplo, cirurgia robótica, impressão 3D na confecção de órteses e próteses, em uso de ortobiológicos e terapia celular.

Saiba mais: 10 curiosidades sobre a profissão de Ortopedista

E aí, ficou alguma dúvida?

É importante escolher a especialidade que vai seguir com muito carinho, sabendo todas as adversidades que pode encontrar, assim como entender tudo o que você precisa saber sobre a sua rotina. Mas, caso tenha ficado algum ponto que não esteja muito claro para você, é só chamar a gente no nosso Instagram que a gente responde o mais rápido que der, combinado?

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
14/1/22
na categoria
Especialidades médicas

Mais sobre 

Especialidades médicas

ver tudo