Hey tudo bem?

O colesterol e os triglicérides são tipos de lipídios essenciais para o funcionamento adequado do organismo humano. Enquanto o colesterol é um componente fundamental das membranas celulares e precursor de hormônios esteroides, os triglicérides são a principal forma de armazenamento de energia. Para as provas, é bom ficar por dentro de lipoproteínas que transportam o colesterol, valores de referência, fórmula do cálculo de triglicérides e mais alguns aspectos importantes. Quer saber mais? É só continuar a leitura.

Colesterol

O colesterol é um lipídio esteroide sintetizado pelo fígado que é obtido por meio da dieta. Trata-se de molécula precursora de hormônios esteroides como cortisol e aldosterona, vitamina D e ácidos biliares. Também contribui para a fluidez e a integridade das membranas. A ingestão dietética de colesterol pode suprimir a síntese endógena. O equilíbrio entre síntese, absorção e excreção de colesterol determina os níveis plasmáticos.

O colesterol é transportado no plasma sanguíneo por lipoproteínas, classificadas de acordo com sua densidade:

  • Lipoproteína de baixa densidade (LDL-c): conhecida como "colesterol ruim", transporta colesterol do fígado para os tecidos. Níveis elevados de LDL estão associados a maior risco de aterosclerose e doenças cardiovasculares;
  • Lipoproteína de alta densidade (HDL-c): conhecida como "colesterol bom", transporta colesterol dos tecidos de volta para o fígado, onde pode ser excretado. Níveis elevados de HDL são considerados protetores contra doenças cardiovasculares;
  • Lipoproteína de densidade intermediária (IDL) e lipoproteína de muito baixa densidade (VLDL): transportam triglicérides e colesterol, sendo precursores do LDL.

O Colesterol Total (CT) é uma medida que representa a quantidade total de colesterol presente no sangue. Esse valor é composto por diferentes tipos de lipoproteínas (supracitados) que transportam o colesterol através da corrente sanguínea. A avaliação do colesterol total é uma parte importante do perfil lipídico, que é usado para estimar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

A hipercolesterolemia é a elevação dos níveis de colesterol plasmático, especialmente do LDL, e é um fator de risco significativo para aterosclerose e doenças cardiovasculares.

Triglicérides

Os triglicérides são ésteres formados por uma molécula de glicerol ligada a três ácidos graxos. São a principal forma de energia armazenada nos tecidos adiposo e muscular, contribuindo para a regulação da temperatura corporal.

Os triglicérides são transportados no plasma por lipoproteínas, principalmente:

  • Quilomícrons: transportam triglicérides dietéticos do intestino para os tecidos;
  • VLDL: transporta triglicérides sintetizados no fígado para os tecidos.

A lipase lipoproteica é a enzima responsável pela hidrólise dos triglicérides nas lipoproteínas, liberando ácidos graxos livres para utilização pelos tecidos.

A hipertrigliceridemia é a elevação dos níveis de triglicérides plasmáticos e está associada a risco aumentado de pancreatite aguda e doenças cardiovasculares.

Fórmula de Friedewald

Frequentemente utilizada em laboratórios e nas provas para cálculo do LDL-c, a fórmula de Friedewald usa os valores de colesterol total, HDL-c e triglicérides. A fórmula é:

Essa fórmula assume que os triglicérides estão em uma faixa na qual a relação triglicérides/VLDL-c é aproximadamente constante, e é usada quando os triglicérides estão abaixo de 400 mg/dL. Para valores acima desse limiar, a fórmula pode não ser precisa.

Os valores de triglicérides são interpretados da seguinte forma:

  • Normal: abaixo de 150 mg/dL
  • Limiar elevado: 150 a 199 mg/dL
  • Elevado: 200 a 499 mg/dL
  • Muito elevado: 500 mg/dL ou mais

Nesse contexto, as dislipidemias são alterações nos níveis de lipídios no sangue, principalmente do colesterol e dos triglicérides. Essas condições podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

O diagnóstico de dislipidemias é realizado por meio do perfil lipídico, que inclui:

  • Colesterol total
  • LDL-C
  • HDL-C
  • Triglicérides

Leia mais:
Dislipidemia: tudo o que você precisa saber
Fatores de Risco Cardiovasculares: O que cai na prova?

Bons estudos!

Prepare-se com a Medcel!  

A Medcel tem cursos preparatórios para você sair na frente nos processos seletivos de Residência Médica. Entre no nosso site e teste a plataforma por 7 dias grátis!  

CLIQUE AQUI e comece sua jornada com a gente. 

Gostou do artigo? Compartilhe com amigos, assine nossa newsletter, acompanhe a Medcel nas redes sociais e fique sempre por dentro dos assuntos mais quentes da Medicina.

Referência:

NEMES, Laszlo. Normal level of LDL (lipoprotein) - cholesterol and rbc flow in the healthy vessel - front view 3d illustration. [20--?]. 1 ilustração. Shutterstock. Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-illustration/normal-level-ldl-lipoprotein-cholesterol-rbc-2354572275. Acesso em: 31 jul. 2024.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
31/7/24
na categoria
Notícias Médicas

Mais sobre 

Notícias Médicas

ver tudo