ocê, que pretende ingressar no programa de Residência Médica no próximo ano, precisa saber quais são os temas mais cobrados na UERJ e que podem cair na sua prova.
O programa de Residência Médica da UERJ está vinculado à Faculdade de Ciências Médicas (FCM), sendo oferecido em parceria com o Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), em regime especial de treinamento em serviço de 60 horas semanais, totalizando 2.880 horas anuais.
O edital da UERJ 2022/2023 já saiu e as inscrições vão até 06 de outubro. A prova será no dia 15 de novembro de 2022.
A prova objetiva é composta por 100 questões de múltipla escolha, dividida em 20 questões para cada área da Medicina (Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia/Obstetrícia, Pediatria, Medicina da Família e Comunidade), com duração de 5 horas.
Mas e aí, você sabe quais são as especialidades mais recorrentes na prova de Residência Médica da UERJ?
Interessante que Pediatria ocupa o primeiro lugar, então vamos conhecer os temais que mais caem em Pediatria na prova da UERJ Residência Médica?
É comum a prova de Residência Médica da UERJ cobrar Neonatologia, Doenças infecciosas e Nefrologia pediátrica. Domine esses assuntos se quiser gabaritar a prova, pois costumam cair bastante.
Muita atenção para Assistência ao pré-natal. Desse tema, a UERJ pode cobrar condição física e histórico da paciente, idade gestacional; exame físico geral e específico; exames complementares e condutas preventivas.
Já em Ginecologia, o ideal é você dissecar questões de Anatomia, embriologia e malformações do trato reprodutivo feminino e Endometriose, pois ambos os temas apareceram nas últimas provas em 9%.
*Baixe o Mapa Mental de Anatomia, embriologia e malformações do trato reprodutivo feminino para você estudar e gabaritar as questões que surgirem na sua prova.
Medicina de Família e Comunidade e Atenção Primária à Saúde e Estratégia de Saúde da Família, praticamente dominam a prova de Residência Médica da UERJ. Reforce seus estudos em: Método Clínico Centrado na Pessoa, Abordagem familiar, Atenção domiciliar e Registro clínico orientado por problemas.
E, pra finalizar, Abdome Agudo é um dos temas mais incidentes, não só da UERJ, mas em quase todas as instituições de Residência Médica do país. O nível de complexidade é alto mas, se você estudar direitinho, não tem o porquê ter medo. Depois, vem Cuidados pré-operatórios e Complicações pós-operatórias.
Leia também: Conheça os temas mais quentes na prova do Enare Residência Médica
Quer ser aprovado na prova da UERJ Residência Médica?
O curso Reta Final UERJ 2023 possui uma metodologia de estudo eficaz, em que você estuda por meio de questões, os temas mais incidentes na prova da UERJ Residência Médica, além de simulados, aulas resumo, mapas mentais, gráfico de desempenho, cronograma de estudos, e muito mais!
Gostou deste post? Siga nossas redes sociais e acompanhe as novidades em primeira mão!