os últimos tempos, vários artigos e discussões clínicas se levantaram acerca do termo burnout. Com isso, é comum atendermos pacientes com dúvidas sobre o diagnóstico, e as questões de prova sobre o assunto estão cada vez mais frequentes.
Aproveite para ler também: Psiquiatria e Prova de Residência: 3 temas para ficar de olho
O que é burnout?
Burnout é uma síndrome (conjunto de sinais e sintomas) resultante de um estresse crônico no local de trabalho que não foi satisfatoriamente gerenciado.
O burnout é caracterizado por três características:
- Sentimentos de esgotamento de energia;
- Distanciamento mental do trabalho, negativismo ou cinismo relacionados ao trabalho;
- Sensação de redução da eficiência profissional.
Importante caracterizar que burnout refere-se especificamente a fenômenos que ocorrem no contexto ocupacional e, portanto, não deve ser aplicado para descrever experiências em outros contextos (maternidade, casamento e vida social, por exemplo).
CID burnout
O burnout não é caracterizado no DSM, e é codificado pela CID 10 e CID 11 (10ª e 11ª Edição da Classificação de Doenças da Organização Mundial da Saúde) não como doença e sim como “fatores que influenciam o estado de saúde e o contato com serviços de saúde”. Outros títulos incluídos nesse tópico, a fim de ilustração, são: maus resultados escolares, gravidez não confirmada e ameaça de perda de emprego.
Assim, burnout não deve ser usado como um diagnóstico médico ou como base para decisões sobre deficiência. Tanto que, para realizar esse diagnóstico, deve-se excluir as doenças mentais como:
- Transtornos de ajustamento;
- Desordens especificas relacionadas ao estresse;
- Transtornos ansiosos ou fóbicos;
- Transtornos de Humor.
Aproveite para ler também: Transtorno bipolar de humor – Você sabe reconhecer?
Burnout não pode ser diagnosticado com a maioria dos transtornos mentais
Portanto, não é correto que se faça o diagnóstico conjunto de burnout com transtorno depressivo, por exemplo. Se há doença psiquiátrica caracterizada, o termo burnout já não se aplica.
Alguns autores compreendem burnout como um precursor das patologias mentais relacionadas principalmente ao humor e ansiedade. Assim, fechar critérios para burnout pode chamar atenção para possíveis patologias psiquiátricas e direcionar pacientes para psicoterapia, a fim de que o sofrimento não evolua como doença mental.
Agora, você não se confunde mais, nem na prova e nem nos atendimentos!
Não deixe de ler: Residência Médica em Psiquiatria: como é o programa e o cenário atual da especialidade
Por Licia Milena de Oliveira
Graduada em Medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2001) e em Filosofia na Universidade São Judas Tadeu (1999). Fez residência médica em Psiquiatria na Faculdade de Medicina da USP-SP (2004), especialização em Medicinal Legal na Faculdade de Medicina da USP (2004) e Terapia Cognitivo Comportamental na Faculdade de Medicina da USP (2003). Possui título de especialista em Psiquiatria e Psiquiatria Forense pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).
Aproveite a oportunidade e dê um passo importante rumo ao seu futuro!
A Medcel é a escolha certa para você está em busca de uma metodologia inovadora e conteúdos assertivos para se preparar para as provas este ano.
Nós oferecemos um acompanhamento personalizado durante toda a sua jornada de estudos, garantindo que você esteja sempre no caminho certo para alcançar o seu objetivo. Além disso, nosso dashboard de desempenho permite que você acompanhe o seu progresso de forma simples e objetiva, enquanto o nosso banco de questões é a ferramenta ideal para você treinar e se preparar para as provas.
Não perca mais tempo e junte-se à nossa comunidade de estudantes que já alcançaram o sucesso com a Medcel! Clique e conheça mais sobre nossos cursos e metodologia por 7 dias grátis!
Gostou do artigo?
Compartilhe com os amigos e cadastre-se na nossa newsletter para receber novos conteúdos fresquinhos. Siga a Medcel nas redes sociais e vamos juntos rumo à aprovação.
REFERÊNCIAS
Burn-out an "occupational phenomenon": International Classification of Diseases.
Disponível em: https://www.who.int/news/item/28-05-2019-burn-out-an-occupational-phenomenon-international-classification-of-diseases. Acesso em: 22 mar. 2023
ICD-11 Reference Guide.
Disponível em: https://icd.who.int/icd11refguide/en/index.html. Acesso em: 22 mar. 2023