E

stá previsto para o dia 11 de abril a divulgação dos resultados definitivos da prova objetiva (P1) e provisórios da prova discursiva (P2) da primeira etapa do Revalida Inep 2022, que ocorreu no dia 6 de março, em oito capitais brasileiras.

A partir da data de divulgação, os candidatos terão quatro dias, até o dia 15 de abril, para apresentar recursos pertinentes ao exame discursivo, sendo a previsão da divulgação dos resultados definitivos desta prova dia 6 de maio.

Além disso, o Inep divulgou a nota de corte desta edição: 99.6 pontos. Ou seja, 9.6 pontos mais alta do que a da edição anterior do exame.

Historicamente, o Revalida Inep avalia os conhecimentos e habilidades dos candidatos em temas como atenção primária, atendimentos ambulatorial e hospitalar, atendimentos de urgência e emergência, além de saúde comunitária e da família.

Assim como nas edições anteriores, os candidatos tiveram que responder a 100 questões de múltipla escolha (prova objetiva), além de cinco questões discursivas. 

Como foi a prova na prática?


A prova objetiva da prova contou com 16 questões de cirurgia médica, 14 de infectologia 13 de ginecologia, 12 de pediatria, 11 de obstetrícia, quatro de medicina preventiva, quatro de pneumologia,  três de psiquiatria, três de hematologia, três de hepatologia, duas de cardiologia, duas de ortopedia, duas questões de gastroenterologia, duas questões de otorrino,  duas questões de neurologia, duas de endocrinologia, duas de nefrologia, uma de oftalmologia, uma de dermatologia e uma de reumatologia, totalizando assim 100 perguntas. 

Já as cinco perguntas da parte discursiva da prova abordaram assuntos como hipoglicemia, segurança do paciente de acordo com o Programa Nacional de Segurança do Paciente, glomerulonefrite difusa aguda pós-estreptocócica, pielonefrite aguda, LER/DORT e conduta com relação ao trabalho.

Os especialistas que avaliaram os exames consideraram a prova mais difícil do que a da edição anterior, em linhas gerais. Exigindo concentração dos revalidandos, em razão dos longos enunciados, característicos do Inep, e do nível de exigência de conhecimento.

Leia também:  Dicas para se preparar para a prova prática do Revalida

Foi bem na primeira etapa do Revalida Inep 2022? Prepare-se para a segunda fase!

A segunda fase do Revalida Inep exige que os candidatos demonstrem suas habilidades de forma prática. A etapa do exame consiste na avaliação do candidato que deve percorrer, ao longo de 10 dias de prova, um conjunto de 10 estações. Os revalidandos fazem então anamneses que devem cumprir um checklist por meio do qual confirmam suas aptidões em investigação de histórico clínico, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento de pacientes e familiares, entre outras habilidades.

Leia também: Você sabe como funciona a prova prática do Revalida Inep?

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
7/4/22
na categoria
Revalida

Mais sobre 

Revalida

ver tudo