Hey, e aí tudo bem?

A encefalopatia é um termo super amplo (eu sei!!), que se refere a um grupo de distúrbios cerebrais envolvendo disfunção do encéfalo. Existem vários tipos de encefalopatia, cada um com suas próprias causas, sintomas e tratamentos. Como a lista é grande, eu separei para você as principais, com exemplos e tratamentos. Esse é um tema que envolve várias áreas médicas, não somente a neurologia e depende muito da etiologia dessa encefalopatia. Então, bora ver mais sobre essa doença!!!

Leia mais: Acidente Vascular Encefálico: principais tópicos para as provas

Encefalopatia hepática

Campeã de questões. A encefalopatia hepática ocorre em pacientes com insuficiência hepática ou shunt portossistêmico, em que ocorre alterações neuropsíquicas, como déficits de memória e atenção, deterioração neuropsíquica, alteração da personalidade, alterações no nível de consciência, alternando em sonolência ao coma. Entre esses pacientes, 99% são cirróticos. Lembrando que o adejo e o hálito hepático (50% dos casos) são as duas manifestações mais específicas da síndrome.  

Dentre os fatores desencadeantes estão a depleção volêmica (uso de diuréticos e desidratação), HDA, infecções, uso de benzodiazepínicos, constipação e todas as formas de descompensação do paciente cirrótico. Para fins de classificação é dividida em 3 tipos:



O tratamento é tirar o fator desencadeante. Apesar de ser reversível, a sobrevida é de apenas 40% após o primeiro episódio de encefalopatia. Assim, todos aqueles com a doença devem ser encaminhados a um serviço de transplante de fígado.

Leia mais: O que você precisa saber sobre cirrose hepática para a prova de residência?

Encefalopatia de Wernicke-Korsakoff

Outra que pode ser cobrada nas provas, é bom ficar esperto. A encefalopatia de Wernicke-Korsakoff é uma condição neurológica que resulta de uma deficiência severa de tiamina (vitamina B1). Essa deficiência é frequentemente associada ao consumo crônico e excessivo de álcool, embora também possa ocorrer em casos de desnutrição severa ou em pessoas com distúrbios que afetam a absorção de tiamina.

A condição é dividida em duas fases distintas:

O tratamento principal para a encefalopatia de Wernicke-Korsakoff envolve a administração de tiamina, geralmente por via intravenosa nas fases iniciais da condição. A administração precoce de tiamina pode ajudar a reverter alguns dos sintomas, mas em casos avançados, os danos neurológicos podem ser irreversíveis.

Encefalopatia hipertensiva

A encefalopatia hipertensiva é uma complicação neurológica grave que pode ocorrer devido à hipertensão arterial não controlada. Quando a pressão arterial está persistentemente elevada, pode causar danos nos vasos sanguíneos do cérebro.

Esses danos podem levar a uma série de sintomas neurológicos, incluindo confusão, dor de cabeça intensa, alterações na visão, convulsões e, em casos mais graves, coma. Na maioria das vezes, os sintomas neurológicos transitórios, migratórios, associados ao estado de hipertensão maligna nos casos de emergências hipertensivas.  

O tratamento da encefalopatia hipertensiva geralmente envolve a redução rápida da pressão arterial para evitar danos cerebrais adicionais.

Leia mais: 5 tópicos mais abordados sobre o tratamento da HAS

Encefalopatia Traumática Crônica

Encefalopatia causada por lesões cerebrais repetidas neurodegenerativas, comuns em atletas ou pessoas expostas a trauma cerebral repetitivo (por exemplo, boxeadores). Também entra aqui traumatismo cranioencefálico por acidente.

Os sintomas da Encefalopatia Traumática Crônica incluem: problemas de memória, mudanças de humor, dificuldades de concentração, impulsividade e em estágios mais avançados, sintomas semelhantes aos da doença de Alzheimer, como confusão e perda de função cognitiva. O tratamento da Encefalopatia Traumática Crônica tem como objetivo o gerenciamento dos sintomas, suporte psicológico, terapia ocupacional.

Encefalopatia hipóxico-isquêmica

É uma condição neurológica que resulta da redução do suprimento de oxigênio e sangue para o cérebro. Essa condição pode ocorrer em várias situações, sendo mais comum em recém-nascidos, especialmente aqueles que passaram por complicações durante o trabalho de parto e o nascimento.

Os principais fatores que contribuem para a encefalopatia hipóxico-isquêmica em recém-nascidos incluem a falta de oxigênio durante o parto (asfixia perinatal) e a diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro. A falta de oxigênio e nutrientes pode levar a danos nas células cerebrais, resultando em disfunção neurológica.

Os sintomas da encefalopatia hipóxico-isquêmica podem variar em gravidade e incluem dificuldades de alimentação, falta de resposta a estímulos, convulsões, tônus muscular anormal e problemas respiratórios.  

O diagnóstico e o tratamento precoces são cruciais para minimizar os danos cerebrais. A recuperação e o prognóstico da encefalopatia hipóxico-isquêmica podem variar significativamente de acordo com a gravidade do dano cerebral.

Algumas crianças podem apresentar sequelas neurológicas a longo prazo, enquanto outras podem se recuperar mais completamente com intervenções adequadas.

Por fim, há mais dois grupos que não costumam ser cobrados em provas. A encefalopatia metabólica: causada por distúrbios metabólicos que afetam o equilíbrio químico no cérebro. Os sintomas dependem da causa específica, mas podem incluir confusão, convulsões, distúrbios motores. O tratamento tem como objetivo tratar a condição subjacente, dieta específica, medicamentos para equilibrar os níveis metabólicos.  

E também há a Encefalopatia Tóxica: exposição a substâncias tóxicas, como drogas, produtos químicos ou venenos. Há uma variedade de sintomas, pois depende da substância tóxica. O tratamento é a remoção da substância tóxica, terapia de suporte e tratamento sintomático.

Bons estudos!!!!

Leia mais: Neurologia: Residência Médica, rotina e mercado de trabalho

A MEDCEL tem cursos preparatórios para você sair na frente nos processos seletivos de Residência Médica. Entre no nosso site e teste a plataforma por 7 dias grátis! CLIQUE AQUI e comece sua jornada com a gente.

Gostou do artigo? Compartilhe com amigos, assine nossa newsletter, acompanhe a Medcel nas redes sociais e fique sempre por dentro dos assuntos mais quentes da Medicina.

Referência

Shutterstock. Peterschreiber.media: https://www.shutterstock.com/pt/image-illustration/man-headache-stroke-3d-illustration-1423084877

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
9/1/24
na categoria
Notícias Médicas

Mais sobre 

Notícias Médicas

ver tudo