O funcionamento do Sistema Nervoso sempre gerou muita curiosidade e investigações ao longo da história da Medicina. Tanto que, até hoje, a Neurologia é considerada uma das especialidades médicas de maior complexidade e mais desafiadoras.
Se você, futuro médico, tem interesse pela área e acha que a Neurologia pode ser o caminho que gostaria de seguir em sua carreira, fique por aqui! Nós iremos contar tudo que você precisa saber sobre a Residência Médica, rotina, desafios e o mercado de trabalho dessa especialidade. Vamos lá?
Leia também: Qual o melhor momento para fazer Residência Médica?
O que faz um neurologista?
O neurologista é o especialista que se dedica ao tratamento de crianças, adultos e idosos, com foco em doenças que atingem o sistema nervoso central e periférico. Aqui, é importante ressaltar que, muito além do encéfalo, tronco encefálico, medula espinal e nervos, esse profissional também realiza o diagnóstico e tratamento de distúrbios envolvendo os revestimentos do sistema nervoso e todos os seus tecidos efetores, como, por exemplo, vasos sanguíneos, glândulas e músculos.
Alguns exemplos de doenças neurológicas são:
- Cefaleias;
- Acidente Vascular Cerebral (AVC);
- Distúrbios do sono;
- Doença de Parkinson e outros distúrbios do movimento;
- Doença de Alzheimer e outras demências;
- Esclerose Múltipla;
- Epilepsias e crises convulsivas;
- Tumores;
- Meningite, Encefalite e outras infecções do SNC;
- Neuropatias periféricas;
- Miastenia Gravis;
- Vertigens;
- Doenças degenerativas;
- Formigamentos e perda de força;
- Distúrbios de memória;
- Alterações comportamentais;
Dentre tantos outros.
A cefaleia é uma queixa bastante comum no cotidiano médico, mas, você sabe quais são as causas e os sinais de alarme relacionados a ela? Acesse agora gratuitamente o mapa mental e entenda melhor esse assunto: Clique aqui para acessar o material!
Características de um bom neurologista
Um bom neurologista deve ter pleno conhecimento sobre anatomia e neuroanatomia, fisiologia, clínica médica e farmacologia. Além, claro, de estar sempre atualizado frente aos avanços científicos e tecnológicos na área.
Também é importante que seja um profissional paciente, atento aos detalhes, empático e que saiba realizar um bom trabalho em equipe. Afinal, é comum que atue com equipes multidisciplinares de forma a complementar o tratamento do paciente (destaca-se a relação próxima com psiquiatras e neurocirurgiões, mas também com cardiologistas, clínicos, geriatras, reumatologistas, oftalmologistas e otorrinolaringologistas).
Os neurologistas no Brasil
Segundo dados da Demografia Médica no Brasil, de 2020, a Neurologia concentra 1,3% do total de títulos de especialidades médicas, ficando entre as 20 áreas com o maior número de profissionais. Atualmente, existem cerca de 5.779 títulos em Neurologia no país.
São cerca de 2,75 neurologistas para cada 100 mil habitantes, sendo que a média de distribuição de idade desses profissionais é de 47,3 anos e a maior parte concentra-se na região Sudeste do Brasil.
Distribuição geográfica dos neurologistas:
Em relação à distribuição por sexo, 58,1% dos profissionais são homens e 41,9% são mulheres. O que representa uma razão masculino/feminino de 1,39.
A Residência Médica em Neurologia
A Residência Médica (RM) em Neurologia é de acesso direto, ou seja, o médico recém-formado pode entrar no programa logo após concluir a graduação, sem ter cursado outra especialidade como pré-requisito.
O tempo total do programa é de 3 anos e, em alguns casos, há a possibilidade de complementar com 1 ano adicional. A carga horária é de 60 horas semanais, divididas entre ambulatório, unidades de internação, reabilitação, laboratórios, reuniões de equipe, dentre outras atividades.
A especialidade costuma ter uma relação candidato/vaga relativamente alta, o que pode ser justificada pela quantidade ainda limitada de vagas. No edital ENARE 2023, por exemplo, foram disponibilizadas 35 vagas.
Como são os 3 anos de Residência Médica?
Segundo a Resolução CNRM nº 13, de 6 de julho de 2021, que aprova a matriz de competências dos programas de Residência Médica em Neurologia no Brasil, os 3 anos são divididos da seguinte forma:
Mercado de trabalho
Os neurologistas atuam especialmente em:
- Hospitais públicos ou privados;
- Consultórios;
- Plantões de emergência (Unidades Neurointensivas e emergências neurológicas) ou sobreaviso;
- Acompanhamento de pacientes internados;
- Visitas domiciliares (por exemplo, com idosos com problemas de locomoção);
- Meio acadêmico (professores universitários, mestrandos e doutorandos, produção de artigos científicos);
- Indústria farmacêutica.
A rotina pode ser desafiadora, com situações complexas que demandam domínio clínico, social e emocional. Além disso, como muitas doenças podem ter caráter crônico, é comum que o neurologista se envolva com o paciente e seus familiares, o que decorre em um aprimoramento na relação médico-paciente.
O salário de um neurologista
Em relação à remuneração, segundo o site Salario.com, um médico neurologista ganha, em média, R$ 5.418,90 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 17 horas semanais. Os dados da pesquisa correspondem ao período de novembro de 2021 a outubro de 2022.
É importante ressaltar que esse valor pode variar de acordo com o local de atuação e carga horária trabalhada. A pesquisa também trouxe o teto salarial, que foi de R$ 11.468,58.
Como me preparo para ser um neurologista?
Deu para perceber o quão incrível é a Neurologia, não é mesmo? Mesmo com toda a complexidade, é uma área que pode ser muito gratificante. Então, se você está decidido a seguir nessa especialidade e encarar a Residência Médica, este é o momento de iniciar a sua preparação. A Medcel te ajuda a tirar seus planos do papel e oferece uma mentoria personalizada para você ser aprovado no programa dos seus sonhos! CLIQUE AQUI e conheça nossos cursos preparatórios.
Gostou desse post? Siga nossa newsletter para ficar sempre atualizado.
REFERÊNCIAS
Demografia Médica no Brasil, 2020.
Disponível em: https://www.fm.usp.br/fmusp/conteudo/DemografiaMedica2020_9DEZ.pdf
PEBMED.
Disponível em: https://pebmed.com.br/neurologia-o-poder-e-a-singularidade-da-semiologia/
RESOLUÇÃO CNRM Nº 13, DE 6 DE JULHO DE 2021.
Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/residencia-medica/crm/2021/resolucao-cnrm-no-13-de-6-de-julho-de-2021-resolucao-cnrm-no-13-de-6-de-julho-de-2021-dou-imprensa-nacional.pdf