E

studo reverso ou metodologia reversa é o nome que se dá para o método de estudo contrário dos métodos tradicionais, ou seja, de trás para a frente.

Enquanto o modo tradicional se inicia com o conteúdo teórico para depois seguir com a parte prática, a metodologia de estudo reverso ensina que primeiro vem a parte prática, e depois, se necessário, o conteúdo teórico.

E como isso acontece? 

Acontece que, para cada fase de preparação, existe uma maneira assertiva de consumir um conteúdo. Pessoas que ainda não evoluíram estudando com a metodologia tradicional precisam mudar de estratégia. É o caso de quem vai prestar a prova de Residência Médica 2023. Os editais estão prestes a serem liberados e, quem ainda não pegou firme nos estudos, ou sente que não está avançando com o método tradicional, deve experimentar a metodologia de estudo reverso.

Como funciona o Estudo Reverso?

Por que estudar por meio do Estudo Reverso?

A imagem acima ilustra bem como o candidato à Residência Médica 2023 deve estudar. Primeiro, as questões, depois, resumos e revisões e, por último, se preciso, o conteúdo mais denso ou teórico.

Estudar por questões nesta reta final, estrategicamente falando, só traz benefícios para o candidato à Residência Médica, porque mesmo que tente absorver os conteúdos mais densos com embasamento bibliográfico ou macro temas, dificilmente ele acertará o que será cobrado na prova, pois o tempo é curto e pode cair algo muito específico.

Por exemplo: uma pessoa que vai tirar a habilitação pela primeira vez. Por mais que ela consuma todo conteúdo teórico, leia apostilas e decore todas as placas de sinalização de trânsito, se ela entrar no carro e não saber dar uma simples partida, nada do que foi consumido teoricamente fez sentido. Ela precisa praticar repetidas vezes e dirigir o carro por dias seguidos, para depois ser aprovada no teste com maestria.

O mesmo acontece com seus estudos! É preciso praticar questões repetidas vezes até chegar à excelência e gabaritar a prova. Depois de treinar as questões, você faz o levantamento de erros e acertos e, a partir dos seus erros é que você estuda o conteúdo teórico, seja ele por revisão audiovisual, textual ou por videoaulas e apostilas.  

Leia também: Método PBL: o método que tem revolucionado a forma de estudar 

Quando aplicar o Estudo Reverso?  

Nesta reta final dos estudos, o seu direcionamento precisa ser 100% em questões. Entender o que é cobrado nas provas de Residência Médica 2023 é importante, mas aprender como é cobrado é mais importante ainda. Entenda, agora não dá tempo de ficar lendo livros e mais livros, não dá mais tempo de querer entender o conceito de tudo: a origem, as causas macro, todas as hipóteses diagnósticas ou todos os tratamentos possíveis. Até porque, a maioria das bancas gostam de perguntar sempre “qual a melhor conduta?”, “qual a melhor hipótese diagnóstica?”, “qual o melhor tratamento?”. E é aí em que os experts em questões, os que aderiram à metodologia de estudo reverso, vão identificar essas pegadinhas e sair na frente dos demais que estudaram pelo método tradicional.

Exemplos e Dicas extras sobre o Estudo Reverso

Siga esses EXEMPLOS! 

  1. Escolha questões da instituição que pretende prestar a prova 

O que todo candidato a residência médica precisa fazer é escolher as questões da instituição que deseja atuar. Assim ele saberá qual é o pensamento da banca, como é o modelo da prova, como são as alternativas e se caem mais questões afirmativas ou negativas. Vale até fazer a prova na íntegra.

Estude com foco na instituição dos seus sonhos: USP-SP, USP-RP, IAMSPE, AMP, UNICAMP, UNIFESP, UFRJ, UERJ e ENARE. A Medcel tem um curso específico para cada uma dessas instituições. Aprenda por meio da metodologia de estudo reverso e gabarite a prova de Residência Médica 2023.

  1. Prefira estudar por questões comentadas

Elas te darão um norte dos seus erros e acertos e evitará aquela falsa sensação de um acerto com base em chutes. Quando se tem o comentário da questão, indicando o porquê das alternativas erradas, e o porquê das alternativas certas, isso facilita, também, na hora da revisão do conteúdo, te fazendo lembrar os motivos pelo qual você acertou.

Baixe o e-book com simulado de questões exclusivas do SUS-SP e SES-PE

  1. Marque os tipos de questões 

Marque a questão e indique de qual especialidade ou cadeira médica ela pertence. Assim, você saberá quais assuntos você tem dominado mais e quais assuntos tem errado mais, e se precisa de mais embasamento teórico.

E, agora, algumas DICAS: 

  1. Faça um caderno de erros 

Anote todos as questões que errou em um caderno ou bloco virtual de anotações e especifique o assunto, a instituição, o ano da questão e faça desse caderno um banco de revisão dos conteúdos que precisa estudar mais. Sempre que possível, refaça essas mesmas questões e, depois que tiver acertado mais de uma vez, risque-as do caderno.

Ao fazer os simulados disponíveis na plataforma da Medcel, você fica sabendo a quantidade de erros e acertos, além do sistema trazer o comentário explicando o motivo da sua resposta errada, com o comentário da questão.  

  1. Tenha um gráfico de desempenho 

O gráfico irá mostrar o seu percentual de acertos dos últimos testes que realizou. Ter este recurso disponível te ajudará a aumentar o seu percentual de acertos.

Na plataforma Medcel você conta com um dashboard de desempenho exclusivo, que calcula seu consumo periodicamente, sempre que consome os conteúdos disponíveis na plataforma.  

  1. Faça um cronograma de estudos  

No estudo reverso é imprescindível ter um cronograma de estudos que te norteie todos os dias com a quantidade exata de questões que precisa resolver diariamente. Além disso, você precisa do cronograma para incluir as revisões programadas dos assuntos que têm mais dificuldade.

Os alunos Medcel têm disponível um cronograma de estudos 100% ajustável de acordo com a sua rotina. Além de uma equipe de mentores que te acompanha em todas as fases dos seus estudos te ajudando a cumprir com a meta pré-estabelecida no cronograma. Demais, né? 

Saiba mais sobre estudo reverso com a nossa docente, dra. Karina Hatano, no vídeo a seguir:

Que tal estudar com a gente? 

Nós temos o curso perfeito para você nesta fase de reta final, em que a metodologia de estudo reverso é 100% aplicada. Conheça mais em www.medcel.com.br

Acompanhe esse Blog para ficar por dentro de novidades! Gostou do conteúdo? Leia sobre Residência Médica IAMSPE 2023
Aproveite e siga também a Medcel nas redes sociais pelos links abaixo.      

 

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
31/8/22
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo