O

Brasil teve seu perfil demográfico transformado a partir da década de 1970. Migramos de uma sociedade rural e tradicional, com famílias numerosas e alto risco de morte na infância por doenças infectocontagiosas, para uma sociedade urbana, com queda das taxas de natalidade e mortalidade por doenças crônicas em populações mais velhas.

Assim, de uma população predominantemente jovem em um passado nem tão distante, passamos a ter um contingente cada vez mais significativo de pessoas com 60 anos ou mais de idade, quadro que só tende a aumentar.

Leia também: Como passar na Residência Médica em 1 ano?

Geriatria e Gerontologia

A Geriatria, especialidade médica com abordagem ampla focada em idosos, e a Gerontologia, estudo do envelhecimento nos aspectos psicológicos, biológicos e sociais, tornam-se cada vez mais necessárias para os cuidados de saúde no nosso país.

As significativas e rápidas alterações na estrutura etária da população exigiram uma resposta rápida por meio da implantação e implementação de políticas públicas voltadas à população idosa.

O envelhecimento populacional desafia os sistemas de saúde e de previdência social e evidencia a importância da Geriatria e da Gerontologia. Envelhecer não significa adoecer, pode-se até conviver com doenças crônicas, mas o envelhecimento deve estar associado a um bom nível de saúde.

Qualidade de vida

Os avanços no campo da saúde e da tecnologia permitiram melhor qualidade de vida nessa fase. Investir em ações de compreensão do processo de envelhecimento, prevenção de doenças e busca de alternativas para manter idosos social e economicamente integrados e independentes passou a ser fundamental para uma sociedade saudável, daí a crescente demanda pelas especialidades de Geriatria e Gerontologia.

Leia também: 5 dicas de como estudar para a prova do Revalida

Políticas Públicas

O Brasil já tem um importante percentual de idosos que será crescente nos próximos anos, demandando serviços públicos especializados que deverão refletir o planejamento e as prioridades atuais das políticas públicas sociais.

As políticas devem contemplar intervenções integradas, que assegurem o cuidado às doenças crônicas, mas que fortaleçam a promoção do envelhecimento saudável.

A sociedade deve estar consciente do preço que terá de pagar e do custo crescente da assistência à população idosa, e o Estado deve estar preparado para garantir políticas específicas e financiar estruturas de apoio para os idosos.

A atenção integral para uma população idosa, reconhecendo suas características e especificidades e garantindo sua qualidade de vida, é o desafio para a sociedade e para o Estado nas próximas décadas. Certamente a Geriatria e a Gerontologia se consagram com destaque nesse processo.

Leia também: 8 aplicativos médicos para baixar agora

Por Prof. Lícia Oliveira – Psiquiatra.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
30/8/18
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo