Hey, tudo bem??
Obesidade é um dos principais temas da Endocrinologia (só perde para diabetes mellitus e tireoide) e também acaba entrando em vários outros temas. E dentro desse assunto, o que é mais cobrado no adulto é a classificação do peso corpóreo (na criança também), circunferência abdominal, relação Cintura-Quadril e as indicações de cirurgia bariátrica.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), a obesidade “é uma doença crônica não transmissível de origem multifatorial e complexa”, no Brasil, um em cada quatro indivíduos adultos têm obesidade.
Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que os índices de sobrepeso e obesidade triplicaram desde a década de 70. Então, já deu pra perceber que esse assunto é um baita tema para as provas. Bora dar uma revisada sobre o assunto!
A obesidade, segundo a OMS, é o acúmulo anormal ou excessivo de gordura corpórea, até um nível que comprometa a saúde, com aumento de risco de complicações como diabetes mellitus tipo 2, doenças cardiovasculares, osteoartropatias degenerativas, neoplasias etc.
Há vários métodos para o diagnóstico, como densitometria, bioimpedância, tomografia, ultrassonografia, mas todos têm custo alto. O método mais simples, econômico, prático e que é cobrado na prova: o bom e velho IMC (Índice de Massa Corpórea), calculado pela seguinte fórmula:
E abre o olho, que esse resultado tem uma classificação do peso corpóreo que você deve saber:
A partir de 30 kg/m2, o IMC é considerado obesidade e aumenta o risco de mortalidade.
Já a circunferência abdominal, na prática, acaba sendo um método fácil e barato para mensuração indireta da gordura visceral. E anota aí, considera-se normal a circunferência abdominal abaixo de 94 cm em homens ou abaixo de 80 cm em mulheres.
Uma outra medida que pode ser cobrada nas provas é a relação cintura-quadril (RCQ), que avalia a distribuição de gordura no corpo e é usada como um indicador de risco para a saúde para complicações cardiovasculares e metabólicas da obesidade. É considerada aumentado o valor acima de 0,85 em mulheres e acima de 0,9 em homens.
A fórmula é a seguinte:
RCQ = Circunferência da Cintura (em centímetros) / Circunferência do Quadril (em centímetros)
Agora olha só, em crianças e adolescentes, o diagnóstico é feito pelo percentil do IMC (comparar o IMC da criança com a média de IMC de crianças do mesmo sexo e mesma faixa etária). Aqui, define-se como obesidade quando a criança está com um percentil de IMC superior ou igual a 97 e sobrepeso quando o percentil está entre 85 e 97.
É bom você saber interpretar o gráfico, pois pode cair em prova.
Outro tópico da obesidade do adulto que despenca em provas são as indicações de cirurgia bariátrica para os casos graves com falha do tratamento clínico por 2 anos, em que o risco de complicações do excesso de peso é maior que o risco do próprio procedimento cirúrgico.
Então, anota aí:
- Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40 kg/m2;
- Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 35 kg/m2 que tenha presença de comorbidades, como diabetes, colesterol alto, hipertensão arterial, hérnia de disco, esteatose hepática (gordura no fígado), entre outras.
- Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30 kg/m2 com diabetes mellitus não controlado e tratamento clínico otimizado.
E por fim, um ponto importante que você deve observar são causas não comportamentais, dentre elas se destacam as hormonais (hipogonadismo, hipercortisolismo/Síndrome de Cushing, hipotireoidismo), medicamentosas (corticosteroides, alguns psicotrópicos) e genéticas (mutações em genes ou Síndrome de Prader-Willi).
Bons estudos!!!!
Leia mais:
Cirurgia Bariátrica: Tudo o que você precisa saber!
Tuberculose Infantil: saiba os sintomas, tratamento e mais
Tudo sobre Trombose Venosa Profunda (TVP) para as provas
Prepare-se para as provas!
A Medcel tem cursos preparatórios para você sair na frente nos processos seletivos de Residência Médica. Entre no nosso site e teste a plataforma por 7 dias grátis! CLIQUE AQUI e comece sua jornada com a gente.
Gostou do artigo? Compartilhe com amigos, assine nossa newsletter, acompanhe a Medcel nas redes sociais e fique sempre por dentro dos assuntos mais quentes da Medicina.
Referência
Shutterstock. Africa Studio. https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/overweight-woman-discussing-test-results-doctor-720600880