Alguns dos principais processos seletivos de Residência Médica espalhados pelo país tiveram alterações significativas, em comparação com o ano passado. Algumas das instituições diminuíram a quantidade de etapas, outras aumentaram a quantidade de questões na prova objetiva e teve até aumento no valor da taxa de inscrição.

Como todo detalhe é importante para se preparar da melhor forma para os processos seletivos, a Medcel fez um levantamento com as mudanças de maior destaque nos principais processos seletivos para Residência Médica no país.

Confira abaixo as alterações mais relevantes:

Processo seletivo de Residência Médica SUS-SP 2024

O SUS-SP lançou o edital para o processo seletivo do programa de Residência Médica 2024 no dia 3 de novembro com uma série de alterações. Uma das novidades para o processo seletivo desse ano é com relação à taxa de inscrição, que ficou mais cara, passando de R$ 105, no ano passado, para R$ 120.

Outra mudança importante, foi a diminuição da quantidade de vagas. No processo seletivo do ano passado, foram disponibilizadas 1.377 vagas ante 1.325 neste ano. Houve mudança também na quantidade de hospitais que compõem o edital, passando de 59, no ano passado, para 54 hospitais no certame deste ano. Contudo, as vagas de acesso direto aumentaram, passando de 1.027 para 1.072.

Processo seletivo de Residência Médica IAMSPE 2024

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE) divulgou o edital com 228 vagas disponíveis, sendo 147 vagas para acesso direto.Para esse ano, o IAMSPE anunciou algumas alterações no edital em comparação ao ano passado. As alterações vão desde a banca organizadora, que mudou de Quadrix para IDECAN, até a diminuição na quantidade de fases e no tempo da prova.

O processo seletivo desse ano contará com apenas uma fase, composta por uma prova objetiva com questões de múltipla escolha, contando com 5 alternativas cada. Os candidatos terão 3 horas para resolver a prova, 30 minutos a menos do que a prova objetiva do ano passado.

Além disso, em 2022 o processo seletivo contava com 3 fases, sendo a primeira a prova objetiva, a segunda composta por uma prova prática, e a terceira uma análise curricular.

Processo seletivo de Residência Médica Santa Casa de SP 2024

O edital do processo seletivo de Residência Médica da Santa Casa de São Paulo conta com 191 vagas de acesso direto para 2024.

Uma das principais mudanças para o processo seletivo nesse ano é com relação às etapas. Até o ano passado, o certame contava com três fases, sendo divididas em prova objetiva, prova prática e entrevista e análise curricular.

Para o programa de 2024, serão apenas duas fases, compostas por uma prova objetiva, com valor de 90 pontos, e a análise curricular, valendo 10 pontos. Ou seja, a prova prática foi retirada do certame.

Outra mudança significativa é em relação à banca realizadora. Até ano passado, a Quadrix era a responsável pela prova, mas, neste ano, a banca organizadora é o Instituto Mais.

Processo seletivo de Residência Médica Unesp de SP 2024

O processo seletivo de Residência Médica da Unesp sofreu alterações na prova para este ano. Até o ano passado, o certame contava com três etapas, divididas em prova objetiva, prova prática e análise curricular.

Para este ano, a banca diminuiu a quantidade de fases, com o processo seletivo contando apenas com uma prova prática e a análise curricular. Isso também fez com que os critérios para composição da nota fossem alterados. Confira as mudanças:

Processo seletivo de Residência Médica da UNICAMP 2024

A Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, lançou o edital para o processo seletivo de Residência Médica 2024 com 294 vagas de Residência Médica, sendo 193 vagas de acesso direto separadas em 25 especialidades.

Para este ano, o processo seletivo de Residência Médica da FCM da Unicamp será dividido em duas provas, realizadas no mesmo dia nos períodos da manhã e da tarde, sendo que ambas serão dissertativas! Isso mesmo, a principal mudança esse ano no processo seletivo da UNICAMP 2024 é que a prova teórica não será de múltipla escolha.

A banca pede que as respostas das 60 questões sejam CURTAS. As duas provas têm peso 45 e vão de 0 a 10 pontos.

Serão convocados para a 2ª fase do processo seletivo os candidatos com melhor desempenho na 1ª fase e que atinjam um percentual mínimo de 50% de acertos.  

No ano passado, o processo seletivo era composto por uma prova de múltipla escolha com 80 questões, além de uma prova dissertativa com 60 questões.

A segunda etapa segue igual, sendo uma análise curricular com peso 10.

Processo seletivo de Residência Médica USP 2024

O mais aguardado processo seletivo para Residência Médica da Faculdade de Medicina da USP 2024 será dividido em duas etapas, sendo a primeira delas uma prova objetiva com questões 100% de múltipla escolha e a segunda, uma análise curricular.

Os candidatos terão de responder um total de 120 questões com quatro alternativas em cada. De acordo com o edital, todas as questões terão igual valor, e a nota da prova será normalizada para uma pontuação de 0 a 100. A prova terá peso 9 na nota total. Serão eliminados do processo seletivo os candidatos que não atingirem 50% de acertos na primeira fase.

Na edição anterior (2022/2023), a prova objetiva tinha 100 questões de múltipla escolha (com alternativas A, B, C e D) mais a prova objetiva de Casos Clínicos, com 20 questões dissertativas, distribuídas de maneira igual entre as cinco grandes áreas médicas, com um tempo máximo de 5 horas para a realização de ambas as provas (múltipla escolha e casos clínicos).

Prepare-se com a Medcel e conquiste os melhores resultados!

A Nova Medcel traz os melhores e mais completos cursos preparatórios do mercado para a sua jornada médica. Na nossa plataforma, você encontra tudo o que precisa para ser aprovado. Aproveite e teste 7 dias grátis!CLIQUE AQUIe comece agora mesmo.

Referências:  

Shutterstock. Lucky Business. Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/group-students-takes-test-class-148662203. Acesso em: 09 nov. 2023.

Shutterstock. Kapinsut. Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-vector/business-infographic-note-paper-design-vector-2071307969. Acesso em: 09 nov. 2023.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
9/11/23
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo