Atualizado em 16/01/2024.

Liberada a lista com o nome dos aprovados do processo seletivo de Residência Médica 2024 da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Para consultar o resultado final, clique aqui.

Os convocados da primeira chamada terão que efetuar a matrícula online, no período das 9h do dia 15 até às 17h do dia 16 de fevereiro de 2024, através do site https://intranet.fcm.unicamp.br/mare/.

Essa edição contou com 294 vagas de Residência Médica, sendo 193 vagas de acesso direto espalhadas em 25 especialidades.

As provas aconteceram no dia 20 de novembro de 2023 (segunda-feira), em dois períodos: um pela manhã e outro à tarde, com um processo seletivo totalmente inédito com questões dissertativas apenas.

Confira, nesta live, a correção da prova com os nossos professores especialistas em aprovação:

Leia também: Como é a prova da Unicamp Residência Médica?

A FCM da Unicamp

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp foi fundada em 20 de maio de 1963 e é uma referência, no Brasil e exterior, nas diversas áreas do conhecimento em saúde. Possui cursos de graduação em Medicina e Fonoaudiologia, além de 15 programas de pós-graduação stricto sensu, 3 programas de pós-graduação lato sensu, programas de Residência Médica em 47 especialidades, 36 áreas de atuação e 4 programas de Residência Multiprofissional.

A faculdade é composta por 13 departamentos, são eles: Anestesiologia e Radiologia, Cirurgia, Clínica Médica, Desenvolvimento Humano e Reabilitação, Medicina Translacional, Neurologia, Oftalmologia e Otorrinolaringologia, Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia, Patologia, Pediatria, Psiquiatria, Saúde Coletiva e Tocoginecologia.

O complexo da Saúde da Unicamp é formado pelo Hospital de Clínicas, Hemocentro, Gastrocentro, Caism e Hospital Estadual de Sumaré, além de Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), laboratórios, centros de pesquisa e projetos de extensão.

Como é a Residência Médica da Unicamp?

Todos os programas de Residência oferecidos pela FMC da Unicamp, dispostos entre as 47 especialidades médicas, 36 áreas de atuação e 6 programas de anos adicionais, são credenciados junto à Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

A duração dos programas de acesso direto é de 2 a 5 anos, variando de acordo com a área de atuação escolhida. As especialidades com maior tempo de Residência, no caso 5 anos, são Neurologia e Cirurgia Cardiovascular.

A rotina do residente também pode variar, mas, no geral, há predomínio de atividades práticas, caracterizando uma especialização por treinamento em serviço. A carga horária é de 60 horas semanais, com a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.

Aproveite para conferir: 5 fatos que você precisa saber sobre a Residência Médica

Divisão de vagas por especialidade para Residência Médica Unicamp 2024

Essas são algumas vagas para as especialidades de acesso direto:

Mudanças no processo seletivo Unicamp 2024

1ª ETAPA: Prova Dissertativa

O processo seletivo de Residência Médica da FCM da Unicamp foi dividido em duas provas, realizadas no mesmo dia nos períodos da manhã e da tarde, sendo ambas dissertativas! A principal mudança desse ano no processo seletivo da UNICAMP 2024 é que a prova teórica não foi de múltipla escolha. A banca pediu que as respostas das 60 questões fossem CURTAS. As duas provas têm peso 45 e vão de 0 a 10 pontos.

As provas foram realizadas na cidade de Campinas/SP e tiveram duração de 4 horas.

Serão convocados para a 2ª fase do processo seletivo os candidatos com melhor desempenho na 1ª fase e que atinjam um percentual mínimo de 50% de acertos. De acordo com o número de vagas oferecidas por especialidade — com exceção das vagas reservadas —, serão convocados:

Em caso de empate na última posição de classificação, todos os candidatos envolvidos serão convocados para a 2ª fase do processo seletivo.

2ª ETAPA: Análise curricular

A análise curricular tem peso 10 e é realizada por uma banca examinadora formada por profissionais de cada especialidade.

Os classificados para essa fase devem fazer o upload em um arquivo único em formato PDF de até 5MB com o currículo Lattes e os documentos comprobatórios. A pontuação dessa análise é dividida da seguinte forma:

Especialidades mais concorridas na Unicamp 2022/2023

Para entender ainda mais sobre o processo seletivo da Unicamp 2024, é fundamental relembrar quais foram as especialidades médicas com a maior relação candidato-vaga.

A edição anterior contou com 4.470 inscritos competindo por um total de 175 vagas de acesso-direto, ou seja, uma relação candidato-vaga geral de 25,54.

Leia mais: Relação candidato/vaga: confira as 5 instituições de R1 mais concorridas

Nota de corte na Unicamp 2022/2023

No processo seletivo de 2022/2023, por exemplo, as duas maiores notas de corte dentre as especialidades de acesso-direto foram em Dermatologia e Neurocirurgia, respectivamente 7,89 e 7,88.

Confira a lista completa:

Como ser aprovado na Residência Médica da Unicamp 2024?

1. Conheça a prova e estude pelos temas que mais caem

Estudar por questões de provas anteriores é uma ótima forma de se familiarizar com o estilo de prova da banca, além disso, alguns temas costumam ser mais incidentes que outros e saber quais são eles é algo valioso para o direcionamento dos estudos.

Separamos aqui 10 temas que mais caíram nas últimas edições:

Leia também: Residência Médica: a preparação para a temporada de provas e o estudo por bancas

2. Crie um cronograma de estudos

Tendo os temas incidentes em mãos, defina objetivos alcançáveis para cada período de estudo, concentrando-se na quantidade de conteúdo a ser revisado ou na quantidade de exercícios a serem concluídos. Organize o tempo disponível em intervalos de estudo, alternando entre diferentes disciplinas e tópicos para evitar a monotonia.

3. Acompanhe seu desempenho

É fundamental realizar um acompanhamento sistemático do seu desempenho durante a fase de preparação, a fim de identificar pontos de destaque e de dificuldade e de monitorar o progresso. Recomendamos o uso de aplicativos, planilhas ou sistemas de gerenciamento de estudos para registrar o seu desempenho, registrar resultados de simulados e manter um histórico de suas realizações.

4. Prepare-se para a Unicamp 2024 com a Medcel!

Na Medcel, você conta uma metodologia assertiva e que engloba todas as ferramentas para você ser aprovado no programa de Residência Médica dos seus sonhos! Além de um conteúdo sempre atualizado e direcionado, você terá acesso a um cronograma de estudos personalizável, simulados, dashboard de desempenho e orientadores de estudo para acompanhá-lo em toda a sua jornada.

Clique aqui e teste agora mesmo a plataforma por 7 dias grátis. Venha ser residente Unicamp 2024, venha ser Medcel!

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos e siga a gente nas redes sociais oficiais @medcel.  

Leia também:

REFERÊNCIAS

UNICAMP – RESIDÊNCIA MÉDICA 2023 – Notas de Corte.
Disponível em: https://www.fcm.unicamp.br/ensino-extensao/sites/default/files/2023-01/Notas%20de%20Corte%202023.pdf. Acesso em 12 jun. 2023.

UNICAMP – RESIDÊNCIA MÉDICA 2023 – Relação candidato versus vaga. Disponível em: https://www.fcm.unicamp.br/ensino-extensao/sites/default/files/2022-11/Rela%C3%A7%C3%A3o%20CV_2023.pdf. Acesso em 12 jun. 2023.

UNICAMP – PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA DE ACESSO DIRETO PROCESSO SELETIVO 2023 – EDITAL. Disponível em: https://www.fcm.unicamp.br/ensino-extensao/sites/default/files/2022-09/001%20Edital%20Acesso%20Direto%202023.pdf. Acesso em 12 jun. 2023.  

UNICAMP – PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA DE ACESSO DIRETO PROCESSO SELETIVO 2023 – EDITAL. Disponível em: https://www.fcm.unicamp.br/ensino-extensao/sites/default/files/2021-10/001%20Edital%20Acesso%20Direto%202022.pdf. Acesso em 12 jun. 2023.  

Shutterstock - BearFotos. Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/doctors-different-age-sitting-desk-classroom-2224071089. Acesso em 12 jun. 2023.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
16/1/24
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo