Atualizado em 27/11/2023

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou o gabarito preliminar da prova objetiva do processo seletivo do programa de Residência Médica 2024. A prova foi realizada no sábado, 25 de novembro.

A prova teve um total de 100 questões com quatro alternativas em cada, divididas entre as seguintes disciplinas: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria, Medicina Preventiva e Social.  

A prova objetiva é de caráter eliminatório e classificatório e terá peso de 90% da nota total. O edital prevê 189 vagas para o concurso, sendo 136 delas de acesso direto.

Consulte o gabarito preliminar da FMB UNESP 2024 aqui:

Interposição de recursos

Os candidatos têm a oportunidade de interpor recursos entre às 9h de 28 de novembro e às 16h do dia 29 de novembro de 2023, por meio do site https://sarm.fmb.unesp.br/recurso/. O candidato poderá enviar um único recurso, ou seja, se achar necessário incluir mais de uma questão, deve fazê-lo em uma única vez.

Segundo o edital, a Convocação dos candidatos habilitados na Prova Objetiva para a segunda etapa (análise curricular) será divulgada no dia 4 de dezembro de 2023.

Leia mais: ENARE: tudo sobre a banca do maior processo seletivo de Residência Médica

Sobre Faculdade de Medicina de Botucatu da Unesp

A Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp) é uma instituição de renome no cenário acadêmico e de saúde do Brasil. Fundada em 1963, esta instituição de ensino superior tem desempenhado um papel fundamental na formação de profissionais de medicina e na promoção da pesquisa científica na área da saúde.

Leia mais: Top 5 especialidades médicas com maior número de profissionais
Leia mais: Quais são as especialidades médicas com o menor número de profissionais?

Localizada na cidade de Botucatu, no interior do estado de São Paulo, a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) se destaca por sua infraestrutura moderna e pelos recursos avançados disponíveis para os estudantes e pesquisadores. Seu campus abrange uma ampla variedade de laboratórios de pesquisa, centros de atendimento médico e hospitais universitários, onde os alunos têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos na prática clínica.

Como será o processo seletivo para Residência Médica na FMB Unesp 2024?

O processo seletivo para Residência Médica da Faculdade de Medicina de Botucatu da Unesp será dividido em duas etapas, sendo a primeira delas uma prova objetiva e a segunda uma análise curricular.

1ª etapa – Prova Objetiva

A prova objetiva será realizada no dia 25 de novembro e terá duração de 5 horas. Os candidatos terão de responder um total de 100 questões com quatro alternativas em cada, que abrangem as seguintes disciplinas:

  • Clínica Médica
  • Cirurgia Geral
  • Obstetrícia e Ginecologia
  • Pediatria
  • Medicina Preventiva e Social

A prova objetiva é de caráter eliminatório e classificatório e terá peso de 90% da nota total.

Leia mais: Residência Médica: 4 dicas para gabaritar as questões de Cirurgia

2ª Etapa - Análise curricular

A segunda etapa do processo seletivo para Residência Médica na FMB Unesp 2024 será composta por uma análise curricular dos candidatos, com peso de 10% no valor total da nota. Os pontos desta etapa serão somados à nota obtida na prova objetiva (com peso 90%) para a classificação final do candidato.

Os classificados deverão realizar o upload dos seguintes documentos entre os dias 5 e 8 de dezembro por meio do site da Fundação Vunesp:

  • Curriculum vitae
  • Cópia de todos os certificados, incluindo Histórico Escolar do Curso de Medicina
  • Foto colorida

De acordo com o edital, a Unesp exige um modelo específico para o envio do currículo, que deverá conter capa com identificação, texto descritivo do curriculum vitae com respectivos documentos comprobatórios, cópia do diploma de graduação ou declaração de conclusão do curso e cópia do histórico escolar do curso de graduação.  

Na avaliação curricular serão considerados os seguintes requisitos:

Os documentos digitalizados precisam ter tamanho de até 30GB e serão aceitos em formatos PDF, PNG ou JPG.

Sobre pontuação extra:

Segundo o edital, os candidatos poderão pleitear uma pontuação adicional de 10% em todas as fases do Programa de Residência Médica da Unesp 2024. Os interessados que participaram do programa de Medicina da Família e Comunidade, o PRMGFC, e queiram pleitear a pontuação adicional deverão anexar a “declaração de conclusão do programa” no ato da inscrição.

Divisão de vagas por especialidade para Residência Médica na FMB da Unesp 2024

Como ser aprovado na Residência Médica da FMB Unesp 2024?

1. Conheça a prova e estude pelos temas que mais caem

Estude com antecedência e invista diariamente um tempo para revisar e aprofundar seus conhecimentos nas áreas relevantes do programa. O conteúdo programático para cada especialidade está disponível no edital.

2. Crie um cronograma de estudos

Tendo os temas incidentes em mãos, defina objetivos alcançáveis para cada período de estudo, concentrando-se na quantidade de conteúdo a ser revisado ou na quantidade de exercícios a serem concluídos. Organize o tempo disponível em intervalos de estudo, alternando entre diferentes disciplinas e tópicos para evitar a monotonia.

3. Acompanhe seu desempenho

É fundamental realizar um acompanhamento sistemático do seu desempenho durante a fase de preparação, a fim de identificar pontos de destaque e de dificuldade e de monitorar o progresso. Recomendamos o uso de aplicativos, planilhas ou sistemas de gerenciamento de estudos para registrar o seu desempenho, registrar resultados de simulados e manter um histórico de suas realizações.

Corre e prepare-se com a Medcel! 

A Medcel tem os melhores cursos preparatórios para você sair na frente nos processos seletivos de Medicina. Entre em nosso site e teste a plataforma por 7 dias grátis e comece sua jornada com a gente! 

Juntos rumo à sua aprovação! 

Referências:

Diário Oficial do Estado de São Paulo. Páginas 250 a 256. Disponível em: https://cdn.medblog.estrategiaeducacional.com.br/wp-content/uploads/2023/09/unesp_edital2024-1.pdf. Acesso em: 20 set. 2023

Shutterstock. Pro.Sto. https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/adding-another-great-doctor-their-already-2231803075. Acesso em: 21 set. 2023

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
27/11/23
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo