"Estou me sentindo sozinho. Quem já passou por esse processo pode me ajudar?"

O processo de preparação para a Residência Médica pode ser cansativo para muitos alunos de Medicina. Tanto os que estão no internato quando os que já se formaram relatam o mesmo desafio: exaustão. Sentem-se cansados e sozinhos, muitas vezes, porque passam a maior parte do dia lidando com vários compromissos: faculdade, cursinho, plantões e estágios. A pressão de ter que conciliar tudo ao mesmo tempo pode desencadear no estudante um sentimento de isolamento e ansiedade.  

Leia mais: Equilíbrio para a prova de Residência Médica: como cuidar da saúde mental?

Por que é comum se sentir sozinho?

O sentimento de solidão é muito comum entre as pessoas que estudam para provas, especialmente entre os estudantes de Medicina, que frequentemente ficam imersos nos estudos por longos períodos, o que pode levá-los ao isolamento social.

São horas e horas assistindo a aulas, fazendo resumos, mapas mentais e resolvendo questões, sem contar que estudam até mesmo quando estão no trabalho ou no estágio. Isso pode resultar em falta de tempo para atividades sociais e interações com amigos e familiares.

A competição entre os colegas na área médica também é um fator que pode contribuir para o sentimento de solidão. Além disso, existem estudantes que tentam mais de uma vez a aprovação na instituição dos sonhos e se preocupam com seu desempenho nas provas e com o futuro na carreira médica.

Segundo dados da Demografia Médica no Brasil 2023, 20,5% dos médicos formados levaram até dois anos para ingressar na primeira Residência. Veja o Gráfico a seguir:

Fonte: Scheffer M. et.al.,Demografia Médica no Brasil 2023

Entre os médicos que cursavam sua primeira especialização, aproximadamente 60% disseram não ter conseguido entrar na Residência Médica na primeira tentativa.

Expectativa elevada

Internamente, muitos estudantes colocam pressão em si mesmos para alcançar o sucesso. Isso acontece desde o período pré-vestibular, quando enfrentam cobranças por parte da família, professores e amigos para alcançar padrões de excelência tanto acadêmica quanto profissional.

Essas expectativas elevadas por terceiros podem contribuir para sentimentos de cansaço, solidão, dúvida e ansiedade, especialmente quando combinados à intensa carga horária de estudo e à competição entre os colegas.

A importância do apoio de quem já passou pelo processo

Mas e aí? Quem já passou pelo processo de preparação pode me ajudar?

É claro que sim, mas o foco não seria “quem”, e sim “como”. Como uma pessoa que já passou justamente pela preparação para a prova de Residência Médica pode ajudar quem está nesse processo agora?  

Ex-residentes podem compartilhar suas próprias experiências, incluindo os desafios que enfrentaram, as estratégias de estudo que funcionaram para eles e como lidaram com o estresse e a pressão diária.

Eles podem oferecer conselhos práticos sobre como organizar o tempo de estudo, criar um cronograma eficaz, encontrar recursos de estudo úteis e abordar diferentes tipos de questões de prova. São como mentores, oferecendo conselhos com base nas necessidades individuais do estudante. Isso pode incluir revisões de desempenho, orientação na escolha de especialidades e discussões sobre opções de carreira.

Quanto ao apoio emocional, quem já passou pelo processo de preparação para a Residência Médica sabe como é lidar com os pensamentos negativos. Sabe exatamente o que pode ser feito para melhorar os sentimentos de solidão, incapacidade e improdutividade.  

Onde encontrar apoio?

Aqui vai uma super dica: conecte-se com outras redes e parta para recursos adicionais de estudo, como grupos de estudo, fóruns online, workshops de preparação e mentoria, entre outros.

Converse com quem está no R1 ou R+. Quem já passou pelo mesmo processo que você pode ajudar a fornecer uma perspectiva positiva diante das suas dificuldades. Além disso, visite um hospital, de preferência aquele onde pretende residir, e converse com os preceptores, profissionais com vasta experiência na área médica. Eles podem compartilhar conhecimentos e insights valiosos, incluindo dicas práticas, casos clínicos e orientações sobre o processo de Residência Médica.  

A conexão com outros estudantes e profissionais da Medicina podem te levar a um senso de comunidade e pertencimento, o que pode aumentar a sua motivação durante os momentos difíceis ou quando estiver se sentindo sozinho.  

Leia mais: Mentoria Residência Médica: a importância de uma boa preparação!

Tenha acesso à mentoria especializada da Medcel!

Depoimento aluno Medcel: 

Aulas muito boas, bons professores, com um custo-benefício muito grande. Ótimo curso!"

Nossos mentores estão aqui para auxiliar você nos estudos e na sua rotina diária, proporcionando estratégias de estudo comprovadas para sua aprovação. Conte com o suporte de residentes que já passaram pelo mesmo processo que você e vão ajudá-lo a alcançar os melhores resultados!

Clique aqui e teste a plataforma com 7 dias grátis!

Referências:

GUITARFOTO. Grupo de médicos e enfermeiros coordenam as mãos. Conceito Trabalho em equipe no hospital para o sucesso do trabalho e confiança na equipe. [20--?]. 1 fotografia. Shutterstock. Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/group-doctors-nurses-coordinate-hands-concept-609423461. Acesso em: 8 mar. 2024.

SCHEFFER, Mário (coord.). Demografia Médica no Brasil 2023. São Paulo: FMUSP, AMB, 2023. 344 p. Disponível em: https://amb.org.br/wp-content/uploads/2023/02/DemografiaMedica2023_8fev-1.pdf. Acesso em: 8 mar. 2024.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
8/3/24
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo