Atualizado em 13/12/2022

Residência Médica em Medicina Esportiva: você já conhece?

A ênfase na Medicina Esportiva está cada vez maior ao longo dos anos. Isso porque a Medicina Preventiva é um tema cada vez mais pautado e, nesse cenário, a Saúde voltada para o Exercício e Esportes pode ter muito a contribuir com ela. Afinal, a prática de atividades físicas está diretamente relacionada à redução da mortalidade e incidência de doenças, assim como à melhora em casos de doenças crônicas (como hipertensão, DPOC, diabetes, dentre tantas outras).

Portanto, a Medicina Esportiva é uma especialidade com grande conexão com outras áreas. É comum, por exemplo, que esses médicos acabem abraçando diversas frentes de atuação, como a Cardiologia, Ortopedia, Geriatria, dentre tantas outras.

Quer saber todos os detalhes sobre a rotina, mercado de trabalho e remuneração dessa especialidade em constante crescimento? Segue o fio!

Leia também: Como escolher sua Residência Médica? O que considerar na escolha?

O que faz um Médico do Exercício e do Esporte?

O especialista em Medicina Esportiva ou Medicina do Exercício e do Esporte é aquele que busca garantir a saúde de seus pacientes através de um olhar predominantemente clínico e voltado para o rendimento esportivo.  

Esse profissional deve ser capaz de correlacionar todas as áreas da Medicina para proporcionar um atendimento integral tanto para praticantes amadores, quanto profissionais. Também é importante que saiba trabalhar bem em grupo e com outros especialistas, que exerça uma boa comunicação e seja empático com o momento e as limitações de cada paciente.

Dentre as atribuições envolvidas na rotina da profissão, podemos citar:

  • Analisar exames clínicos e laboratoriais;
  • Elaborar treinos;
  • Coordenar equipes de saúde esportiva;
  • Tratar e prevenir lesões;
  • Orientar a prática esportiva;
  • Realizar intervenções invasivas e não invasivas;
  • Melhorar desempenho físico;
  • Realizar acompanhamento alimentar;
  • Propiciar suporte médico adequado antes, durante e depois das atividades físicas;
  • Acompanhar e orientar atletas de alta performance.

Onde esses profissionais atuam?

Os principais locais que os médicos especialistas em Medicina Esportiva atuam são:

  • Ambulatórios;
  • Serviços de reabilitação;
  • Clínicas particulares;
  • Centros de treinamento;
  • Delegações de times esportivos;
  • Acompanhamento de atletas de baixo a alto nível.

Sabia que a Medicina Esportiva levou a Karina Hatano, professora da Medcel, para a Seleção Brasileira nas Olimpíadas de Tóquio? Pois é! Assista a parte 3 do “Fala Aí, Doutor” para saber de alguns desafios que ela encontrou atuando nessa área.

Como faço para me tornar um especialista?

Segundo dados da Demografia Médica no Brasil, de 2020, ainda existem poucos especialistas na área quando comparamos com outras especialidades mais tradicionais da Medicina. O número atual está próximo a 900 profissionais, com uma razão de 0,43 médicos a cada 100 mil habitantes.

Para se tornar um especialista na área, é preciso cursar os 6 anos de Medicina e, após a graduação, realizar um programa de Residência Médica em Medicina Esportiva em instituição credenciada; ou, então, realizar especialização na área e posteriormente fazer a prova de título.  

A Residência Médica em Medicina Esportiva

A Residência Médica em Medicina Esportiva tem duração de 3 anos e é uma área de acesso direto, ou seja, não é necessário cursar outra Residência antes.

Atualmente, 7 instituições oferecem o programa. São elas:

  • Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE);
  • Instituto Prevent Senior;
  • Santa Casa de São Paulo;
  • Universidade de Caxias do Sul (UCS);
  • Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) – Botucatu;
  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP);
  • Universidade de São Paulo (USP).

Confira: O que mais cai na prova do IAMSPE Residência Médica?

Os anos de programa decorrem com acompanhamento por preceptores (médicos com experiência na área), além de atividades práticas e teóricas que proporcionam vivências importantes para a posterior alocação do profissional, tanto na rede pública, quanto particular.

A Resolução CNRM nº 47, de 2 de setembro de 2021, aprova a matriz de competências dos programas de Residência Médica para a especialidade no Brasil. Para você ter uma prévia sobre quais são essas competências, nós trouxemos, na tabela abaixo, aquelas atribuídas ao primeiro ano, o R1 (que se destaca pela Clínica Médica e Pediatria). Para conferir em detalhes todo o programa CLIQUE AQUI.

Aproveite para ler também: Qual o melhor momento para fazer Residência Médica?

Mercado de trabalho

Além da disponibilidade de trabalho em núcleos especializados em preparação física e performance de atletas e amadores, os profissionais de Medicina Esportiva têm um leque de atuação que cresce cada dia mais.  

Mesmo com os avanços quanto ao incentivo e à prática de atividade física no Brasil, grande parte da população ainda não segue uma rotina fisicamente ativa, o que é considerado um problema importante para a saúde como um todo. Nesse cenário, esses especialistas têm um papel fundamental para contribuir com o envolvimento e adesão da população à prática.

Em relação a salário, segundo dados de 2020 levantados pelo portal Trabalha Brasil, o intervalo entre os valores referentes a um contrato pode ser de R$ 6.000 até R$ 17.000. O que pode variar bastante de acordo com as horas trabalhadas, a região de atuação e a instituição.

Como me preparar para passar na Residência Médica?

Se você chegou até aqui, se identificou e percebeu que a Medicina do Esporte é para você, que tal começar os preparativos para entrar em um programa de Residência Médica?

Leia também: Curso preparatório de Residência Médica: por que fazer e quando começar?

Confira a metodologia Medcel: assertiva, dinâmica e feita para você! Nossos cursos preparatórios para R1 contam com todo arsenal para você passar no programa dos seus sonhos.

Vamos nessa? Clique aqui e conheça os nossos cursos!

Gostou desse post? Siga nossa newsletter para ficar sempre atualizado.

REFERÊNCIAS

Afya - Medicina Esportiva: descubra mais sobre esta especialidade médica.  

Disponível em: https://graduacao.afya.com.br/medicina/medicina-esportiva

Demografia Médica no Brasil, 2020.  

Disponível em:

https://www.fm.usp.br/fmusp/conteudo/DemografiaMedica2020_9DEZ.pdf

Resolução CNRM nº 47, de 2 de setembro de 2021.  

Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/secretarias/secretaria-de-educacao-superior/resolucao-residencia-medica/Resolucao47MedicinaEsportivanoBrasil.pdf

SBMEE. Disponível em: https://www.medicinadoesporte.org.br/residencia-medica/

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
13/12/20
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo