Hey, tudo bem??

Quando o assunto é Cirurgia, quem gosta de Clínica se arrepia, mas não tem como fugir se você vai fazer prova. As questões de Cirurgia Geral englobam dos assuntos mais simples aos mais complexos, assim como dos pré aos pós-operatórios.  

Se liga só, eu trouxe 5 assuntos de Cirurgia com super dicas mastigadas para você ficar de olho antes das provas e brilhar!!!! São eles: urgências abdominais, cirurgia pediátrica, pré-operatório, hérnias da parede abdominal e trauma. É importante dar uma olhada também nas leituras complementares. Então, bora lá!!!!

Urgências abdominais

Aqui entram os queridos tipos de Abdome Agudo, principalmente inflamatórios. Do abdome agudo inflamatório: tem que ficar por dentro de apendicite aguda (aqui os critérios de Alvarado na ponta da língua), colecistite aguda (principalmente a litiásica que é a mais frequente, ver os sinais, critérios de Tokyo), pancreatite aguda (diagnóstico laboratorial de lipase/amilase, imagem, conduta, tomografia/critérios de Batltazar, Ranson e Petrov), diverticulite (critérios de

Hinchey, pois aqui o tratamento vai depender da classificação, e lembrar que não dá pra fazer colonoscopia, o padrão-ouro é a tomografia).  

Do abdome agudo perfurativo: úlcera péptica perfurada (ver sinais clínicos, lembrar que o paciente pode ter acometimento inflamatório devido às fezes e identificar pneumoperitônio no raio-x).

Do abdome agudo obstrutivo: câncer de cólon e saber se a obstrução é alta ou baixa. Dar uma olhada em exames de imagem. Lembrar que sempre que houver dor abdominal, é necessário definir se é uma urgência abdominal, pois se não for tratada evolui para piora dos sintomas e deterioração do estado geral.

Cirurgia pediátrica

Cirurgia infantil não era um tema tão comum, mas começou a ser cobrado mais nos últimos anos, e você deve dar uma atenção especial para a gastrocirurgia pediátrica:

Atresia de esôfago (associação com outras malformações, sintomas, avaliação radiológica); estenose hipertrófica do piloro (sintomas e idade); atresia intestinal; íleo meconial (o que é, quadro clínico, como diferenciar da atresia intestinal, imagens. Vale lembrar de investigar em crianças com o diagnóstico de fibrose cística); doença de Hirschsprung (conhecido como megacólon congênito, quadro clínico, diagnóstico e imagens); anomalias anorretais (dar uma lida em ânus imperfurado com fístula retouretral e cuidado com outras malformações congênitas associadas) e apendicite aguda.

Pré-operatório

Com relação aos cuidados pré-operatórios:

1)Avaliação pré-operatória: internação, preparos, uso de medicações atuais, avaliação anestésica, preparos específicos, estado nutricional, reserva de sangue e hemoderivados.  

2) Perioperatório (termo de consentimento livre e esclarecido; checklist de cirurgia segura, baseadas nas recomendações do manual “Cirurgias Seguras Salvam Vidas” (da OMS em 2009) e do “Protocolo Cirurgia Segura” (do Ministério da Saúde em 2013). O checklist de cirurgia segura da OMS tem três momentos: entrada (antes da indução anestésica), time out ou pausa;

(antes da incisão) e saída (antes de o paciente deixar o centro cirúrgico). Você deve estar por dentro também dos cuidados na véspera da cirurgia com as medicações hipoglicemiantes e antiagregantes plaquetários.

Leia mais: Anestesia

Hérnias da parede abdominal

Outro tema que aparece bastante nas provas são hérnias da parede abdominal, e aqui as campeãs são as hérnias inguinais diretas e indiretas! É importante você saber bem todo o exame físico, se é redutível/irredutível/encarcerada ou estrangulada. Saber os sinais de alarme, se a conduta vai ser expectante/cirúrgica, dar uma olhada nas técnicas operatórias (principalmente na hernioplastia de Lichtenstein), classificação de Nyhus e complicações pós-cirúrgicas. E se tem outra que vale a pena você olhar são as femorais.

Trauma

Aqui o Atendimento Inicial (avaliação primária) do paciente deve estar na ponta da língua: o “XABCDE”. Vou comentar os principais tópicos para você mandar bem:  

Bons estudos!!!!

Leia mais:
Complicações pós-operatórias imediatas e tardias

Descubra os 5 assuntos mais quentes de Cirurgia Geral para as provas de
residência
Residência Médica: 4 dicas para gabaritar as questões de Cirurgia

Clínica Médica, Cirúrgica ou Clínica Cirúrgica: qual escolher?

Tudo sobre Cirurgião Geral: como se tornar?

Prepare-se com quem aprova!

A Medcel tem cursos preparatórios para você sair na frente nos processos seletivos de Residência Médica. Entre no nosso site e teste a plataforma por 7 dias grátis!

CLIQUE AQUI e comece sua jornada com a gente.

Gostou do artigo? Compartilhe com amigos, assine nossa newsletter, acompanhe a Medcel nas redes sociais e fique sempre por dentro dos assuntos mais quentes da Medicina.

Referência

Shutterstock. Assist m4x1ight happiness. https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/unrecognizable-medic-holding-instruments-while-another-2216830511

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
5/1/24
na categoria
Notícias Médicas

Mais sobre 

Notícias Médicas

ver tudo