Atualizado em 07/03/2024

Para você que vai começar a estudar para a Residência Médica neste ano e não sabe por onde começar, nós da Medcel separamos algumas dicas que serão essenciais para a sua aprovação e, se você ainda não é nosso aluno, acesse agora nosso site e conheça a nova Medcel e escolha o curso que atenda melhor as suas necessidades.

Clique aqui e saiba mais!

Vamos para as dicas?

1. Compreenda o processo de seleção:

A escolha da instituição, na verdade, deve ser o primeiro passo do futuro residente. Assim, fica mais fácil de compreender o estilo da prova do lugar pretendido.  

Feito essa escolha, procure entender como funciona o processo de seleção e o que é exigido do candidato. Leia o edital e atente-se às principais informações, como: quantas etapas têm o processo seletivo, a quantidade de questões aplicadas na prova e o número de alternativas, duração do processo seletivo, referências bibliográficas, etc. Tudo isso influencia na preparação do candidato.

A fim de deixar nossos alunos por dentro do edital, a Medcel realiza lives sempre que um novo edital é publicado.

Leia mais: Residência Médica: como escolher a melhor instituição?

2. Conheça os temas:

Após ter conhecido os editais e como funciona o processo de seleção das instituições, o próximo passo é conhecer os temas. E não são quaisquer temas ou todos os temas da Medicina, e sim, os temas mais quentes ou aqueles que frequentemente aparecem nas provas.  

Na plataforma Medcel, os alunos estudam pelos temas mais prevalentes e ainda treinam por questões, com simulados da instituição que irá fazer a prova.  

Nossos alunos não precisam ficar revirando a internet atrás de provas anteriores, isso porque nós temos um grande banco de questões que permite treinamento por meio dos temas mais cobrados, e que são classificados pelo nosso corpo docente. E o melhor: as questões são comentadas por texto e vídeo. Demais, né?

Aproveite para ler também: Conheça os temas mais quentes na prova do Enare Residência Médica

3. Organize seu tempo de estudo:

Crie um cronograma de estudos e estabeleça um horário fixo para estudar e priorize os assuntos que precisam ser estudados primeiro.

A organização do tempo deve ser a atividade número um para quem está começando a estudar do zero para as provas de Residência Médica. Quando esse tempo é bem administrado, consequentemente a evolução é notória.  

Na internet, há vários recursos digitais de como fazer um bom planejamento ou cronograma de estudos. Tem o antigo e famoso Excel, e os mais conhecidos: Trello, Asana, Notion, Jira, entre outros.  

Aqui vai outra dica para quem gosta de praticidade: a nossa plataforma já vem com um recurso implementado que é o cronograma de estudos. Nele, você gerencia todas as atividades diárias, semanais e mensais, inserindo e remanejando conteúdos segundo a sua necessidade, além de definir um tempo específico para estudar cada tema escolhido. Um recurso totalmente personalizado de acordo com a rotina do médico.

O segredo por trás de um cronograma de estudos sob medida para a sua prova de R1 (youtube.com)

4. Faça revisões programadas:

Inclua revisões no seu cronograma de estudos. É certo que você precisará revisar muito assunto até o dia da prova e incluindo essa atividade, consequentemente, terá bons resultados.

E qual a maneira mais assertiva de fazer revisões? Segundo o psicólogo Hermann Ebbinghaus: “quanto mais o tempo passa, mais nos esquecemos do que foi estudado”. Portanto, quanto mais cedo você revisar o que aprendeu, melhor. A cada dois temas novos, inclua a revisão de um tema já aprendido, isso aumentará suas chances de fixação do conteúdo.

Veja técnicas de revisão que podem ser incluídas no seu dia a dia:

Claro que cada pessoa aprende de uma forma e essas dicas são para te ajudar a iniciar os seus estudos nessa jornada de preparação rumo à Residência Médica. Depois, vai até o nosso perfil oficial do Instagram @Medcel e conte para gente se essas dicas te ajudaram!

Leia também: Como fazer uma Revisão Matadora para a prova de Residência Médica?

Estude com quem tem a solução mais completa para a sua aprovação!

A metodologia Medcel é baseada em 4 pilares: base teórica, prática por questões, análise de desempenho e revisão programada. Essa metodologia te prepara para dominar o conteúdo que mais cai na prova a partir de um cronograma que se adapta a sua rotina, além de simulados personalizados.

A Medcel aprova 93% dos alunos na Residência Médica! Clique aqui e conheça 7 dias gratuitos.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
7/3/24
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo