A

avaliação precisa da idade gestacional (IG) é fundamental para a obstetrícia e para a neonatologia. Com a observação de sinais físicos e características neurológicas do recém-nascido é possível estimar a IG, pois muitos deles variam de acordo com a idade fetal. O somatório desses elementos é capaz de estimar a IG, tendo uma margem de erro de duas semanas.  O método de Capurro consiste em uma das técnicas utilizadas para essa finalidade.

Como funciona o método de Capurro?

Realizado após o nascimento da criança, o método ou escore de Capurro avalia o desenvolvimento de cinco fatores para determinar a idade gestacional do recém-nascido, são eles: textura da pele, pregas plantares, glândulas mamárias, formação do mamilo e formação da orelha. Cada um dos itens possui um nível de desenvolvimento de acordo com a IG.

Como calcular o escore de Capurro?

Para determinar a IG com base neste método somático, é necessário avaliar cada um dos itens com cuidado, assinalando a pontuação correspondente a eles. A pontuação (P) somada dos fatores deve ser acrescida de 204. O resultado desse cálculo será dividido por 7, obtendo assim o número de semanas da idade gestacional.

IG = (P + 204)/7

Quando utilizar esse método?

O escore de Capurro é utilizado para determinar a IG quando as mães desconhecem a data da última menstruação (DUM) e não realizaram a ultrassonografia gestacional precoce (até 14 semanas). Os métodos citados acima (DUM e USG transvaginal precoce) possuem uma precisão maior, sendo preferíveis para essa análise.

Escore de Capurro e New Ballard

Por avaliar um número maior de características neurológicas, o método de New Ballard é a alternativa mais indicada para avaliação de recém-nascidos prematuros. Isso acontece porque o escore de Capurro baseia-se principalmente em fatores físicos e, em prematuros, a avaliação neurológica garante maior precisão da identificação da IG.

Leia também: New Ballard: método de cálculo da idade gestacional

Residência em Neonatologia

Com pré-requisito de ter realizado a residência médica em pediatria, a subespecialidade neonatologia tem duração de dois anos e uma prova para entrada com um alto nível de dificuldade. Conte com a Medcel para ajudá-lo a garantir uma das vagas!

Postado em
1/12/17
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo