F

undamental para as áreas médicas de obstetrícia e neonatologia, o New Ballard Score (NBS) é um dos métodos utilizados para determinar a idade gestacional (IG) de um recém-nascido. Essa estimativa baseia-se na análise de determinadas características físicas e neurológicas do neonato, com possível margem de erro de duas semanas.

Como funciona o New Ballard?

Para obter um resultado com maior precisão, o exame físico do bebê deve ser realizado entre 12 e 20 horas após o nascimento. Para determinar a idade gestacional, o New Ballard avalia seis parâmetros neurológicos e seis físicos. O profissional responsável pelo exame atribui uma nota para cada indicador, conforme a tabela de parâmetros, cuja somatória determina a IG do recém-nascido.

Confira os parâmetros analisados no New Ballard Score

Como calcular a IG com o New Ballard?

Nesse método, o resultado é obtido com a soma simples da pontuação correspondente a todos os parâmetros avaliados. Na tabela abaixo, nós correlacionamos a idade gestacional (semanas e dias) à somatória encontrada.

Quando utilizar esse método?

Ele é imprescindível quando não é possível determinar a data da última menstruação da mãe e o exame de ultrassonografia não foi realizado no início da gestação. Nestas condições, o New Ballard Score é preferível aos demais métodos de cálculo da IG existentes, pois é mais rápido que o DUBOWITZ e consegue avaliar um número maior de parâmetros que o método de Capurro.

Residência em neonatologia

Com duração de dois anos, a neonatologia é uma subespecialidade da pediatria. Devido à dificuldade do processo seletivo para a residência na especialidade, a Medcel criou um curso preparatório para ajudar os pediatras que pretendem se especializar em Neonatologia.

Conheça nosso preparatório para R3 de Pediatria

Postado em
21/12/17
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo