Os processos seletivos de Residência Médica normalmente são extensos, contam com uma análise curricular e até mesmo uma prova prática após a prova objetiva. Contudo, algumas instituições preferem fazer apenas uma única etapa, com provas que abrangem as principais áreas da medicina e são classificatórias.

Algumas das mais tradicionais instituições optam pelo processo com apenas uma fase já a algum tempo. Para os processos que visam início do programa em 2024, algumas instituições, como a USP, anunciaram alteração no edital e também excluíram a segunda etapa.

Para aqueles que estão se preparando para os próximos concursos e estão interessados em ingressar em um Programa de Residência Médica, essa informação é fundamental, já que conhecer as etapas da prova é um dos pontos importantes na hora de estudar.

Pensando nisso, o time da Medcel decidiu levantar os principais processos seletivos de Residência Médica 2024 que conta com apenas uma etapa para seleção de candidatos. Confira:

Leia mais: Quais as principais mudanças nos processos seletivos de Residência Médica 2024?

Processo seletivo AMRIGS 2024

Sim, dizer que o processo seletivo da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) conta com apenas uma etapa pode soar um pouco controverso, mas a realidade é que quem decide pela segunda etapa são as instituições participantes. A banca organizadora realiza apenas a prova objetiva.

São considerados aprovados na Prova Teórico-objetiva os candidatos que atingirem o percentual mínimo de 50% de acertos.

O cálculo da nota final é realizado da seguinte maneira:

NF = (Pontos TO / 90) x 100, sendo NF = Nota Final

As demais etapas do processo seletivo são opcionais, e cabe a instituição participante informar o candidato se haverá segunda etapa ou não.

Confira: 3 dicas para você ser aprovado na AMRIGS

Residência Médica FAMEMA 2024

O processo de seleção para ingresso nos programas de residência médica oferecidos pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) é realizado em uma única fase, composta por uma prova com 100 questões objetivas de múltipla escolha.

Segundo o edital, a prova possui caráter classificatório e eliminatório, sendo que a diferença entre os programas reside no conteúdo abordado. As especialidades cobradas na prova são: Cirurgia, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Medicina Preventiva e Social, Pediatria.

Residência Médica SUS-SP 2024

O processo seletivo para Residência Médica no SUS-SP 2024 será composto apenas por uma prova objetiva de 100 questões de múltipla escolha (A, B, C, D e E), distribuídas igualmente entre as áreas da Medicina, como Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia/Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social. O tempo de duração da prova é de 4 horas.

A prova objetiva é avaliada em uma escala de 0 a 10 pontos, e a nota é calculada pelo número de respostas corretas multiplicado por 10, dividido pelo total de questões da prova. Para ser aprovado, é necessário acertar pelo menos 50% das questões.

A pontuação obtida na prova é utilizada para determinar a alocação do médico na residência. Os candidatos com as maiores notas têm prioridade na escolha das instituições desejadas. À medida que as vagas nas unidades mais procuradas são preenchidas, restam menos opções para os candidatos com classificações mais baixas. Em caso de empate, os critérios de desempate são:

Leia mais: Como ser aprovado na prova de Residência Médica no SUS-SP

Residência Médica UERJ 2024

O processo seletivo para Residência Médica da Universidade Estadual do Rio de Janeiro 2024 tem apenas uma etapa. A prova é de caráter classificatório e eliminatório.  

Cada questão de múltipla escolha (A, B, C, D) vale 1 ponto. A prova foi composta por 20 questões de cada área médica contemplada pelo edital: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia/Obstetrícia, Pediatria, Medicina de Família e Comunidade.

Residência Médica na UFRJ 2024

A prova para a Residência Médica da UFRJ 2024 é formada por uma única etapa. Para este ano, a prova de conhecimentos médicos contará com 150 questões, 50 a mais que no ano passado. Os candidatos terão 5 horas para realizar a prova.

A classificação final se dará de acordo com a quantidade de acertos dos candidatos na prova. Segundo o edital a prova será dividida da seguinte forma:

A concentração de todas as fases em um único evento reduz o tempo necessário para a seleção dos residentes, permitindo uma rápida integração dos novos profissionais aos ambientes hospitalares.

No entanto, essa transição não está isenta de desafios. A preparação dos candidatos para um processo mais abrangente exigirá adaptações nas estratégias de estudo e na forma como as instituições educacionais preparam os futuros médicos.

Prepara-se estrategicamente para as provas de Residência Médica. Prepare-se com a Medcel!

Clique aqui e consulte condições especiais!

Leia também:
Quais são os processos seletivos de Residência Médica 2024 com mais vagas?
Top 5 instituições com mais vagas de Residência Médica
Quais são as especialidades com maior e menor concorrência para residência médica?

Gostou desse artigo?
Compartilhe com seus amigos e siga a gente nas redes sociais oficiais @medcel.  


Referências

Shutterstock. AimPix. https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/hands-university-student-holding-pen-writing-747984823

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
23/11/23
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo