Atualizado em 15/12/2023

O processo seletivo do programa de Residência Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro chegou ao fim. A UFRJ divulgou nesta sexta-feira, 15 de dezembro, o resultado final com a lista dos aprovados no concurso. O documento com os aprovados está neste link.

Os aprovados devem realizar a matrícula por e-mail entre os dias 15 e 21 de janeiro. O início do programa de Residência Médica será em 1 de março de 2024.

Os candidatos passaram por uma única etapa no processo seletivo, sendo a prova objetiva composta por 150 questões, distribuídas em 30 questões objetivas para cada uma das grandes áreas da medicina: Cirurgia, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Medicina Preventiva e Social, e Pediatria.

O edital para o programa de Residência Médica da UFRJ 2024 previa 413 vagas disponíveis, sendo 237 vagas para acesso direto.

Leia mais: ENARE: tudo sobre a banca do maior processo seletivo de Residência Médica

Sobre a UFRJ

A Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ é a primeira universidade criada pelo Governo Federal, em 1920. Mas, algumas unidades já estavam em funcionamento antes disso, como a Escola Politécnica, fundada em 1792, que é considerada a sétima escola de Engenharia mais antiga do mundo e a primeira das Américas.

Presença registrada nas dez melhores posições de diversos rankings acadêmicos na América Latina, a UFRJ conta, hoje, com 176 cursos de graduação e 232 cursos de mestrado e doutorado. Com projetos nas áreas científica e cultural, a UFRJ tem sob seu escopo 9 hospitais e institutos de atenção à saúde.

São ex-alunos da UFRJ: Osvaldo Aranha (indicado ao Prêmio Nobel da Paz); os escritores Jorge Amado e Clarice Lispector; o arquiteto Oscar Niemeyer; os médicos Oswaldo Cruz e Carlos Chagas; a jornalista Fátima Bernardes; e o matemático Artur Ávila, primeiro latino-americano a receber a Medalha Fields.

Leia Também: Mitos e verdades sobre a Residência Médica

Instituições contempladas pelo edital de Residência Médica da UFRJ 2024

  • Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – "HUCFF"
  • Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira - "IPPMG"
  • Hospital Central da Aeronáutica - “HCA”
  • Hospital de Aeronáutica dos Afonsos - “HAAF”
  • Hospital de Força Aérea do Galeão - “HFAG”
  • Hospital Central do Exército - “HCE”
  • Instituto Nacional de Câncer - “INCA”

Mudanças no processo seletivo para Residência Médica na UFRJ 2024

A prova para a Residência Médica da UFRJ 2024 é formada por uma única etapa. Para este ano, a prova de conhecimentos médicos contará com 150 questões, 50 a mais que no ano passado. Os candidatos terão 5 horas para realizar a prova.

A classificação final ocorreu de acordo com a quantidade de acertos dos candidatos na prova. Segundo o edital, a prova foi dividida da seguinte forma:

  • Clínica Médica (30 questões objetivas)
  • Clínica Cirúrgica (30 questões objetivas)
  • Obstetrícia/Ginecologia (30 questões objetivas)
  • Pediatria (30 questões objetivas)
  • Medicina Preventiva e Social (30 questões objetivas com ênfase em Saúde Coletiva e Medicina de Família e Comunidade)

Os gabaritos preliminares das provas objetivas foram divulgados após o término de todas as provas no dia 19 de novembro de 2023. O candidato que teve número de acertos inferior a 50% do número de questões da prova foi eliminado automaticamente do certame.

Leia mais: Top 5 especialidades médicas com maior número de profissionais
Leia mais: Quais são as especialidades médicas com o menor número de profissionais?

Classificação final

A classificação final foi calculada a partir da pontuação total na prova objetiva e somada à bonificação de pontos obtida pelos candidatos que tenham concluído ou estejam em fase de conclusão do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, de acordo com os critérios estabelecidos pela CNRM no momento da inscrição no Processo Seletivo.

Isso se aplica apenas aos candidatos não eliminados, ou seja, aqueles que acertarem 50% ou mais das questões na prova objetiva. Importante ressaltar que somente serão considerados os pontos das bonificações para os candidatos que tenham manifestado interesse em utilizá-los no momento da inscrição.

Os critérios de desempate foram:

  • 1º Critério: quem obtiver maior número de acertos nas questões da área básica da sua especialidade;
  • 2º Critério: maior número de acertos nas questões de Medicina Preventiva e Social;
  • 3º Critério: maior número de pontos obtidos nas seguintes áreas: 1º - Clínica Médica; 2º - Pediatria; 3º - Obstetrícia/Ginecologia; 4º - Cirurgia Geral;
  • 4º Critério: idade mais elevada

Das vagas e instituições da Residência Médica da UFRJ 2024?

Para verificar a divisão pode especialidades, clique aqui.

Como ser aprovado na Residência Médica da UFRJ 2024?

1. Conheça a prova e estude pelos temas que mais caem

Estude com antecedência e invista diariamente um tempo para revisar e aprofundar seus conhecimentos nas áreas relevantes do programa. Listamos a seguir os 10 temas mais cobrados na prova de Residência da UFRJ.  

2. Crie um cronograma de estudos

Tendo os temas incidentes em mãos, defina objetivos alcançáveis para cada período de estudo, concentrando-se na quantidade de conteúdo a ser revisado ou na quantidade de exercícios a serem concluídos. Organize o tempo disponível em intervalos de estudo, alternando entre diferentes disciplinas e tópicos para evitar a monotonia.

3. Acompanhe seu desempenho

É fundamental realizar um acompanhamento sistemático do seu desempenho durante a fase de preparação, a fim de identificar pontos de destaque e de dificuldade e de monitorar o progresso. Recomendamos o uso de aplicativos, planilhas ou sistemas de gerenciamento de estudos para registrar o seu desempenho, registrar resultados de simulados e manter um histórico de suas realizações.

Prepare-se para a prova da UFRJ com a Medcel! 

A Medcel tem os melhores cursos preparatórios para você sair na frente nos processos seletivos de Medicina. Entre em nosso site e teste a plataforma por 7 dias grátis e comece sua jornada com a gente! 

Juntos rumo à sua aprovação! 

Referências:

UFRJ - Processo Seletivo de Residência Médica 2024. Disponível em: https://www.residencia.ufrj.br/. Acesso em: 4 out. 2023

Shutterstock. Antoniodiaz. https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/young-doctor-medical-residents-analyzing-xrays-528317911

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
15/12/23
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo